PRIVATIZAÇÃO

PLEBISCITO: DIGA NÃO À VENDA DO PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS

sexta-feira, 15/03/24 17:30

Os mineiros precisam intensificar ainda mais a luta em defesa do nosso patrimônio. O governo Zema quer privatizar as empresas estatais, e não podemos aceitar! Por isso, é fundamental que todos participem do Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais, que será realizado entre os dias 19 de abril a 1º de maio. A consulta vai ouvir a população sobre a tentativa de privatização das empresas públicas do estado, proposta pelo governo estadual. Participe e defenda o futuro do nosso estado!

Em seu plano de recuperação fiscal, o governo de Minas impôs a privatização da Cemig, da Copasa e da Gasmig como solução para quitar parte da dívida do estado com a União. No entanto, além de ser uma medida questionável, a entrega das empresas mineiras para o setor privado ainda pode gerar graves consequências, como o aumento das tarifas de água, luz e gás; a piora na qualidade dos serviços; o corte de investimentos em áreas essenciais e precarização do serviço público. 

Cemig, Copasa e Gasmig são patrimônio da população do estado e garantem o acesso a direitos básicos para milhões de pessoas. Por isso, a Constituição do Estado de Minas Gerais garante que o povo mineiro seja consultado sobre a privatização dessas empresas, tornando o plebiscito uma oportunidade de defender nossos bens e direitos.

Zema não quer ouvir a população

Diante da pressão popular, o governador Romeu Zema tenta impedir que as mineiras e os mineiros participem da tomada de decisão. Em outubro de 2023, foi enviada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/2023 que revoga os parágrafos 15 e 17 do art. 14 da Constituição do Estado. Dessa forma, não seria mais necessário o quórum mínimo previsto por lei para aprovação de qualquer lei que altere o controle das empresas do estado, bem como não seria exigido que a população fosse consultada, sobre a desestatização das empresas públicas. 

Conhecida como “PEC do Cala a Boca” ou “PEC do Medo do Povo”, a manobra antidemocrática do governador está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALMG e levanta sérias dúvidas sobre o compromisso de Zema com a transparência e a participação social.

Diante da recusa do governo estadual em realizar o plebiscito, cabe à sociedade civil organizar-se e conduzir esse processo democrático por conta própria. O engajamento dos cidadãos é essencial para assegurar que as vozes daqueles que serão mais impactados pela privatização sejam ouvidas e respeitadas.

Participe do plebiscito! 

A mobilização popular e a luta pela defesa dos direitos coletivos são o melhor caminho para garantir um futuro mais justo e equitativo para todos os mineiros e mineiras. É importante que você vote e diga NÃO à privatização.

A votação será organizada pelos comitês de cada cidade e acontecerá entre os dias 19 de abril e 1º de maio de 2024. Os locais de votação ainda serão definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Acompanhe nossas redes sociais para ficar atualizado sobre o plebiscito e a defesa das empresas estatais.

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco