JÁ VAI TARDE!

PRESIDENTE DO TJMG ENCERRARÁ MANDATO COM LEGADO DE ACORDOS DESCUMPRIDOS

segunda-feira, 24/06/24 18:12 Na imagem, há um homem de meia idade, de camisa listrada, com as mãos levantadas e expressão de despedida. O fundo é escuro e a imagem parece ter um tom crítico em relação ao presidente do TJMG. Acima do homem está o texto "Já Vai Tarde" em letras grandes e coloridas em tons de laranja, azul e branco.

Neste final de mandato da atual gestão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), os sentimentos dominantes entre as servidoras e os servidores são de decepção e indignação. O presidente do órgão, desembargador José Arthur Filho, que antes se dizia comprometido com as demandas da categoria, abandonou a Mesa de Negociações há mais de quatro meses e deu início a uma série de descumprimentos de acordos e direitos. Diante desse legado, em um clima de alívio e também de revolta, os trabalhadores do Judiciário mineiro vão se juntar novamente em um ato público no dia 27 de junho, próxima quinta-feira, às 11h, na sede do TJMG para o “Arraiá Já Vai Tarde”.

A ruptura do diálogo entre a Presidência do TJMG e os Sindicatos ocorreu de forma unilateral, interrompendo um canal importante de resolução das reivindicações. Desde então, as demandas da categoria foram relegadas a segundo plano.

Paralelamente, nos últimos meses deste mandato que se encerra no dia 1º de julho, o presidente do TJMG intensificou o atendimento aos pleitos dos magistrados. Esse tratamento desigual em relação aos direitos das duas categorias trouxe mais indignação aos servidores.

“Os trabalhadores do Judiciário mineiro estão encarando o final da gestão do presidente José Arthur Filho com uma sensação de desvalorização e desrespeito. A postura e as ações do magistrado deixam uma marca negativa, colocando-o como um dos piores gestores do TJMG nos últimos anos. Ao contrário do que prometeu várias e várias vezes, ele deixará o cargo em dívida com os servidores”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Os acordos não cumpridos incluem questões fundamentais para o bem-estar e para a valorização dos servidores, como a recomposição inflacionária, condições de trabalho dignas, adequação de benefícios e a quitação de direitos dos servidores, entre outras (clique aqui e saiba mais).

 “A quebra de acordos é muito grave, ainda mais quando ocorre no Poder Judiciário, onde as tratativas entre as partes devem prezar pela boa-fé negocial. O legado deixado pelo presidente José Arthur Filho não será esquecido tão cedo pelos servidores. Desse modo, a próxima gestão comandada pelo desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior enfrentará o desafio de reconstruir a confiança e o diálogo com os Sindicatos, medida essencial para garantir um ambiente de trabalho justo e também para manter a qualidade da prestação jurisdicional à sociedade”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Mobilize seus colegas e participe do “Arraiá Já Vai Tarde”

O SINJUS e o SERJUSMIG convocam todas as servidoras e todos os servidores para o “Arraiá Já Vai Tarde”, que será uma espécie de bota-fora para demonstrar os sentimentos de alívio e de indignação da categoria. O ato será nesta quinta-feira, dia 27 de junho, às 11h, na sede do TJMG, e será um importante momento para nos posicionarmos quanto ao legado de acordos descumpridos do atual presidente.

Para viabilizar a participação das filiadas e dos filiados ao SINJUS lotados em outras unidades ou em teletrabalho, esses podem formar grupos para o deslocamento até a sede do Tribunal por aplicativos de transporte e apresentar o recibo ao Sindicato para reembolso.

“Precisamos dar o recado de que no Judiciário mineiro acordos precisam ser cumpridos e que não há espaço para gestores que desrespeitam os servidores que tanto contribuem para a crescente melhora dos indicadores de desempenho do TJMG.  Venha expor a sua insatisfação com esse presidente que entra para o grupo dos piores gestores dos últimos anos”, convoca Alexandre Pires.

SERVIÇO

  • 2º Ato contra o descumprimento de acordos
  • Quando: 27 de junho, às 11h
  • Onde: Sede do TJMG. Endereço: Av. Afonso Pena, 4001. Bairro Serra, Belo Horizonte/MG

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem com fundo preto, onde se vê uma mão segurando uma folha em branco, sendo rasgada e nela está escrito "Acordos".
ATO UNIFICADO SAIBA QUAIS SÃO OS ACORDOS DESCUMPRIDOS PELO TJMG E PORQUE TEMOS QUE IR PRA RUA terça-feira, 28/05/24 18:50 Em uma mudança brusca a partir deste ano de 2024 na Mesa de Negociações, a Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passou a descumprir uma série de importantes acordos que haviam sido construídos e firmados com ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem é um cartaz de convocação do SINJUS-MG para reuniões setoriais em preparação à mobilização contra a Reforma Administrativa, com ato marcado para o dia 29/10 em Brasília. Em destaque, aparece o aviso “Reaja à farsa da Reforma Administrativa” junto a um megafone. REUNIÕES SETORIAIS SINJUS CONVOCA CATEGORIA PARA MARCHA CONTRA REFORMA ADMINISTRATIVA, EM BRASÍLIA terça-feira, 07/10/25 19:06 O SINJUS-MG convoca as servidoras e os servidores do Poder Judiciário mineiro a participarem ...
A imagem mostra um grande grupo de dirigentes sindicais reunidos em uma sala, posando para a foto atrás de várias bandeiras de sindicatos de diferentes estados. MOBILIZAÇÃO NACIONAL SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM AGENDA DE AÇÕES EM DEFESA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO segunda-feira, 06/10/25 19:39 O SINJUS-MG participou ativamente de três importantes atividades promovidas pela Fenajud nos dias 2, ...
Imagem Acessível: Registro de dois momentos do evento Cinefem, do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG. Na parte superior, um músico toca piano, e abaixo aparece um grupo de participantes reunidos, sorrindo para a foto. Entre as filiadas e debatedores estão as diretoras Adriana Teodoro e Janaína Torres, que estão à frente da iniciativa. Conteúdo textual: SETEMBRO AMARELO - Cinefem discute as pressões que adoecem as mulheres a partir de Cisne Negro. SETEMBRO AMARELO CINEFEM DISCUTE AS PRESSÕES QUE ADOECEM AS MULHERES A PARTIR DE CISNE NEGRO segunda-feira, 06/10/25 13:12 Autocobrança, pressão social, rivalidade feminina, abuso sexual e conflitos familiares foram alguns dos temas ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco