PARTICIPE!

PRIMEIRO CÍRCULO DO LIVRO DO ANO TRAZ SORTEIO E NOVIDADES

quinta-feira, 20/01/22 16:44 fundo verde e destaque para a capa do livro Feminismo e Política, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. Conteúdo textual: Círculo do Livro 2022. Mediação: Leida Reis. Logos do Núcleo das Mulheres SINJUS e Google Meet.

O projeto Círculo do Livro, promovido pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, consolidou-se em 2021, atraindo ainda mais servidoras interessadas pelo universo da leitura. A boa notícia é que já temos data para o primeiro encontro deste ano, que está cheio de novidades!

Uma delas é que, nesse espaço, que se consagrou como das mulheres, agora todos são bem-vindos.

“As temáticas discutidas no grupo, como a igualdade de gênero, devem fazer parte da vida de todos. O feminismo é uma luta da sociedade, encabeçada por mulheres e, por isso, a opinião dos homens sobre as demandas feministas não é o foco central das discussões, mas ela também é importante. Eles podem contribuir, e muito, combatendo o machismo. E, para isso, precisam entender o movimento e as causas defendidas”, explica a coordenadora do NM, Cristiane Sampaio.

Os encontros passam a ser extensivos a todas as filiadas e aos filiados, sendo que aqueles que fazem parte dos outros núcleos do Sindicato, como o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) e o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) são nossos convidados especiais. A ideia também é incentivar o hábito da leitura e proporcionar uma atividade prazerosa a todos neste momento em que voltamos a reduzir os encontros devido à necessidade de isolamento social.

Outra novidade é que os encontros passam a ser bimestrais. “Cada pessoa tem um ritmo de leitura, então resolvemos espaçar os encontros para que todos tenham mais tempo para ler e contribuir de forma mais rica nas discussões”, explica Cristiane.

De volta!

A primeira edição de 2022 do Círculo do Livro está marcada para o dia 23 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, pela plataforma de videoconferência Google Meet. A obra escolhida para ser debatida é Feminismo e Política: uma introdução, escrita por Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel.

A moderação será feita pela jornalista e escritora Leida Reis, que passou a integrar o grupo no ano passado. Para incentivar a leitura, o Sindicato ainda vai sortear nove exemplares impressos e dois e-books dessa obra. Preencha o formulário no final da página e boa sorte!

Sobre o livro

Em Feminismo e Política: uma introdução, os cientistas políticos Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel discutem as principais contribuições da teoria política feminista produzida a partir dos anos 1980 e apresentam os termos em que os debates se colocam dentro do próprio feminismo, mapeando as posições de diferentes autoras e correntes. O resultado é um panorama inédito do feminismo atual, escrito de maneira a introduzir os leitores pouco familiarizados nas discussões, sem por isso reduzir sua complexidade.

Ao longo de dez capítulos, os autores abordam temas como a prostituição e o aborto, a representação política e a opressão sofrida pelas mulheres. Embasada em nomes reconhecidos da teoria feminista, como Carole Pateman e Nancy Fraser, a obra enriquece e amplia o debate sobre um dos movimentos mais discutidos na sociedade atual.

O livro também mostra como o debate sobre a posição das mulheres nas sociedades contemporâneas abriu portas para questionar as categorias centrais por meio das quais é pensado o universo da política, tais como as noções de indivíduo, de espaço público, de autonomia, de igualdade, de justiça e de democracia.

Sorteio

Para concorrer a um dos nove exemplares impressos e dois e-books do livro Feminismo e Política: uma introdução, preencha o formulário abaixo. As inscrições já estão abertas e o sorteio será realizado na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro. Boa sorte!

Notícias relacionadas

fundo amarelo com seis telas printadas da plataforma Google Meet em diversos momentos do evento Círculo do Livro, destacando o diretor do NAP, Alex Aguiar, a filiada Maria Silva, a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro, a moderadora Leida Reis, a coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio, e o escritor Luiz Eduardo de Carvalho.
PAPO LITERÁRIO EDIÇÃO ESPECIAL DO CÍRCULO DO LIVRO APROXIMA LEITORES E AUTORES sexta-feira, 19/11/21 18:51 Nessa quarta-feira, dia 17 de novembro, o Círculo do Livro realizou um encontro mais que especial, promovendo intercâmbio de ideias, reflexões e conhecimentos entre leitores e escritores. Aberto a todos os interessados, o evento virtual contou com a participação ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Foto de um homem de pele clara, vestindo camisa social azul clara e manuseando diversos papéis em uma mesa de escritório. AVISO SERVIDORES DEVEM APRESENTAR DECLARAÇÃO DE BENS E VALORES ATÉ  1º/6 segunda-feira, 23/05/22 16:07 Foto: Freepik As servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Em um fundo azul temos o conteúdo textual " Campanha de Vacinação 2022. 2ª Fase. Início 23 de maio. Confira requisitos e outras informações em www.sinjus.org.br" DOSES LIMITADAS SEGUNDA FASE DA CAMPANHA SINJUS VACINA COMEÇA NA 2ªF., 23/5 quinta-feira, 19/05/22 17:14 A segunda fase da campanha SINJUS VACINA, que visa oferecer às filiadas e aos ...
Em destaque está um homem cadeirante de pele clara, calça jeans e camisa branca explicando um gráfico de barras que está desenhado em uma lousa. SAIBA COMO REQUERER TJ REGULAMENTA CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs quinta-feira, 19/05/22 16:47 Foto: Feepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Elizabeth Gonçalves Psicologia Lourdes . BH (31) 99391-2409 40% ver mais
BH Cuidadores Transporte . BH (31) 99821-4336 15% ver mais
Deixe Aqui Self Storage Locação/aluguel Carlos Prates . BH (31) 99967-3202 / (31) 98377-2636. 10% ver mais
Sorte Minas Loterias – Crédito e financiamentos Financiamento e Crédito Centro . BH (31) 99977-1374 / (31) 98348-9612. Taxa de 1,23% a.m. ver mais
Clube Labareda Clubes Itapoã . BH (31) 3499-1313 https://atletico.com.br/paginas/labareda-clube 75% na Taxa de Adesão ver mais
Top Fale conosco