PARTICIPE!

PRIMEIRO CÍRCULO DO LIVRO DO ANO TRAZ SORTEIO E NOVIDADES

quinta-feira, 20/01/22 16:44 fundo verde e destaque para a capa do livro Feminismo e Política, de Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel. Conteúdo textual: Círculo do Livro 2022. Mediação: Leida Reis. Logos do Núcleo das Mulheres SINJUS e Google Meet.

O projeto Círculo do Livro, promovido pelo Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, consolidou-se em 2021, atraindo ainda mais servidoras interessadas pelo universo da leitura. A boa notícia é que já temos data para o primeiro encontro deste ano, que está cheio de novidades!

Uma delas é que, nesse espaço, que se consagrou como das mulheres, agora todos são bem-vindos.

“As temáticas discutidas no grupo, como a igualdade de gênero, devem fazer parte da vida de todos. O feminismo é uma luta da sociedade, encabeçada por mulheres e, por isso, a opinião dos homens sobre as demandas feministas não é o foco central das discussões, mas ela também é importante. Eles podem contribuir, e muito, combatendo o machismo. E, para isso, precisam entender o movimento e as causas defendidas”, explica a coordenadora do NM, Cristiane Sampaio.

Os encontros passam a ser extensivos a todas as filiadas e aos filiados, sendo que aqueles que fazem parte dos outros núcleos do Sindicato, como o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) e o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) são nossos convidados especiais. A ideia também é incentivar o hábito da leitura e proporcionar uma atividade prazerosa a todos neste momento em que voltamos a reduzir os encontros devido à necessidade de isolamento social.

Outra novidade é que os encontros passam a ser bimestrais. “Cada pessoa tem um ritmo de leitura, então resolvemos espaçar os encontros para que todos tenham mais tempo para ler e contribuir de forma mais rica nas discussões”, explica Cristiane.

De volta!

A primeira edição de 2022 do Círculo do Livro está marcada para o dia 23 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, pela plataforma de videoconferência Google Meet. A obra escolhida para ser debatida é Feminismo e Política: uma introdução, escrita por Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel.

A moderação será feita pela jornalista e escritora Leida Reis, que passou a integrar o grupo no ano passado. Para incentivar a leitura, o Sindicato ainda vai sortear nove exemplares impressos e dois e-books dessa obra. Preencha o formulário no final da página e boa sorte!

Sobre o livro

Em Feminismo e Política: uma introdução, os cientistas políticos Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel discutem as principais contribuições da teoria política feminista produzida a partir dos anos 1980 e apresentam os termos em que os debates se colocam dentro do próprio feminismo, mapeando as posições de diferentes autoras e correntes. O resultado é um panorama inédito do feminismo atual, escrito de maneira a introduzir os leitores pouco familiarizados nas discussões, sem por isso reduzir sua complexidade.

Ao longo de dez capítulos, os autores abordam temas como a prostituição e o aborto, a representação política e a opressão sofrida pelas mulheres. Embasada em nomes reconhecidos da teoria feminista, como Carole Pateman e Nancy Fraser, a obra enriquece e amplia o debate sobre um dos movimentos mais discutidos na sociedade atual.

O livro também mostra como o debate sobre a posição das mulheres nas sociedades contemporâneas abriu portas para questionar as categorias centrais por meio das quais é pensado o universo da política, tais como as noções de indivíduo, de espaço público, de autonomia, de igualdade, de justiça e de democracia.

Sorteio

Para concorrer a um dos nove exemplares impressos e dois e-books do livro Feminismo e Política: uma introdução, preencha o formulário abaixo. As inscrições já estão abertas e o sorteio será realizado na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro. Boa sorte!

Notícias relacionadas

fundo amarelo com seis telas printadas da plataforma Google Meet em diversos momentos do evento Círculo do Livro, destacando o diretor do NAP, Alex Aguiar, a filiada Maria Silva, a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro, a moderadora Leida Reis, a coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio, e o escritor Luiz Eduardo de Carvalho.
PAPO LITERÁRIO EDIÇÃO ESPECIAL DO CÍRCULO DO LIVRO APROXIMA LEITORES E AUTORES sexta-feira, 19/11/21 18:51 Nessa quarta-feira, dia 17 de novembro, o Círculo do Livro realizou um encontro mais que especial, promovendo intercâmbio de ideias, reflexões e conhecimentos entre leitores e escritores. Aberto a todos os interessados, o evento virtual contou com a participação ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco