APOSENTADOS E PENSIONISTAS

PSICÓLOGA ORIENTA COMO REDUZIR EFEITOS DA QUARENTENA

quinta-feira, 20/08/20 18:32

Nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG realizou a sua terceira reunião virtual, com destaque para a palestra da psicóloga Luciana Gaudio. A especialista deu vários exemplos e algumas dicas de como evitar o adoecimento mental durante este período de isolamento social. No encontro, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, também informou sobre as lutas da categoria, entre elas a da Reforma da Previdência em Minas, que vai impactar direitos de aposentados e pensionistas.

Durante a sua apresentação, Luciana Gaudio afirmou que é necessário manter o corpo e a mente ativos e que cuidados simples garantem uma melhor qualidade de vida neste período. A psicóloga recomenda manter uma rotina de exercícios diários, cuidar da alimentação, manter o contato virtual ou por telefone com amigos e familiares, continuar com os tratamentos terapêuticos e médicos e não abusar do uso de equipamentos eletrônicos, principalmente uma hora antes de dormir. “O autocuidado é essencial e deve percorrer a parte psicológica, a biológica e a social”, reafirma Luciana Gaudio.

Ao final da palestra, os membros do NAP enviaram perguntas e também falaram de seus desafios durante a pandemia.

Lutas da categoria

Na segunda parte da reunião, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, deu um panorama sobre as lutas em curso do Sindicato, destacando a definição da Pauta de Reivindicações ao TJMG, que contempla a Data-Base e o Auxílio-Saúde, que são benefícios de interesse dos aposentados e pensionistas.

O dirigente também atualizou os filiados sobre as ações do Sindicato contra a Reforma da Previdência que está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre os pontos que podem impactar os membros do NAP, estão a contribuição previdenciária sobre aposentadorias e pensões e a possibilidade de contribuições extraordinárias. Alexandre afirmou que o SINJUS e outras entidades estão conseguindo avançar nas negociações com os deputados estaduais para amenizar e reduzir parte da retirada de direitos.

O diretor de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Alex Aguiar, destacou que a luta não pode parar. Vale lembrar que os filiados ao Sindicato contam com orientação individual gratuita sobre Direito Previdenciário com o especialista Abelardo Sapucaia. Neste momento de pandemia, o atendimento é por meio virtual, bastando enviar e-mail para [email protected] com nome completo, data de nascimento, data de ingresso no TJMG e as dúvidas que tem sobre a situação previdenciária.

Sorteio

Ao final da reunião, foi realizado o sorteio de uma cesta de delícias da loja Mundo de Anna entre os filiados aposentados que estavam online. A felizarda foi a Elizabeth Silva.

ATENDIMENTOS DO SINJUS

Alex Aguiar lembrou ainda que os aposentados e pensionistas filiados ao SINJUS contam com atendimento psicológico gratuito, realizados de forma online pela própria Luciana Gaudio. Para agendar uma consulta, basta enviar um email com nome completo e matrícula para [email protected] ou entrar em contato pelo WhatsApp (31) 98738-8640.

Os atendimentos nutricionais e os do projeto Independência Digital também são gratuitos e podem ser agendados pelo WhatsApp do SINJUS. Já as atividades do projeto Memória Ativa devem ser agendadas diretamente com a instrutora Débora, no (31) 99600-3044, e as do Ateliê de Pintura podem ser marcadas com o professor Richard, pelo (31) 99341-4983.

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco