IGUALDADE

RACISMO NÃO É OPINIÃO, É CRIME! DENUNCIE!

sexta-feira, 13/05/22 17:15 Foto em preto e branco de uma manifestação no qual mulheres e homens negros protestam contra o racismo. No centro da imagem está uma mulher negra, de máscara facial, segurando um cartaz com o desenho de um punho erguido.

Durante a construção histórica das sociedades, os segmentos dominantes sempre tentam impor narrativas ou então se aproveitar dos momentos de transição para se colocarem como responsáveis pela mudança. Isso aconteceu com a abolição da escravatura no Brasil. Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, concedendo a “liberdade” aos negros escravizados. Entretanto, esse “ato de benevolência” na verdade era algo inevitável, visto que o Brasil era o último país ocidental que ainda permitia a escravidão.

Esse estelionato histórico é confirmado com a realidade pós-Lei Áurea, quando nenhuma medida de proteção ou inserção dos negros na sociedade foi adotada. Pelo contrário, a partir da Lei Áurea ocorreu a implantação de uma política de “branqueamento” da população por meio da imigração europeia.

Assim, a sociedade brasileira negou aos negros o acesso ao emprego e, por consequência, os “ex-escravos” foram marginalizados e praticamente expulsos dos centros urbanos, sendo condenados a viverem em quilombos precários.

Até bem pouco tempo, o dia 13 de maio ainda era comemorado no Brasil sob a falácia histórica de que a assinatura da Lei Áurea teria sido um grande ato para a população negra. Felizmente, esse entendimento vem mudando e cada vez mais há uma conscientização maior acerca dessa ferida aberta em nossa sociedade.

Parte dessa guinada é decorrente da atuação do professor e pesquisador Oliveira Silveira, membro do Grupo Palmares, que, em 1971, propôs que a data de 13 de maio passasse a ser o Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo.

É certo que, mesmo após esse movimento de Oliveira Silveira, escolas, órgãos governamentais, entidades civis e privadas seguiram por décadas comemorando o “Dia da Abolição da Escravatura”, mas, mais recentemente, movimentos sociais reacenderam o debate e o Dia Nacional da Denúncia contra o Racismo tem se solidificado no calendário.

O SINJUS-MG está nessa empreitada! Precisamos romper com as amarras que apenas promovem segregação e discriminação. Todos nós devemos nos engajar na luta contra o racismo e denunciar pelo Disque 100 ou chamar a Polícia Militar no 190 sempre que sofrer ou presenciar um episódio racista. Não se cale!

Racismo não é opinião, é crime!

Discurso racista não é liberdade de expressão, é crime!

 

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco