ATAQUE IMINENTE

REFORMA ADMINISTRATIVA ESTÁ PRONTA PARA AVANÇAR, E SINJUS CONVOCA SERVIDORES A SE MOBILIZAREM

quinta-feira, 02/10/25 19:23 A imagem mostra o Deputado Pedro Paulo de terno falando ao microfone em um ambiente formal.

O grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) finalizou o relatório da proposta de Reforma Administrativa. O documento propõe mudanças estruturais que representam grave ameaça aos direitos dos servidores públicos, incluindo os do Poder Judiciário. Por isso, o SINJUS-MG convoca toda a categoria a se mobilizar. O Sindicato está acompanhando de perto as movimentações em Brasília e também se articulando com outras entidades, entre elas a Feserv Minas e a Fenajud. Inclusive, luta contra a Reforma Administrativa já foi debatida durante reunião do Coletivo Jurídico da Fenajud, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 2 de outubro.

O relatório reúne mais de 70 propostas, sistematizadas em três projetos distintos: uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que altera a Constituição Federal; um Projeto de Lei Complementar (PLP), denominado “Lei de Responsabilidade por Resultados”; e um Projeto de Lei Ordinária (PL), chamado “Marco Legal da Administração Federal”. A amplitude das mudanças propostas atinge desde regras de carreira e remuneração até a própria natureza dos vínculos de trabalho no serviço público.

O assessor político e sindical Vladimir Nepomuceno, que participou do 13º Consinjus (clique e assista), já alertou que os projetos não têm anuência de todos os integrantes do Grupo de Trabalho, sinalizando uma tentativa de tratorar a tramitação no Congresso Nacional, evitando o debate com os servidores e com a sociedade.

Carreiras sob ataque

Entre as mudanças mais danosas está a alteração nas regras de carreira e remuneração dos servidores. A PEC propõe a redução do número de carreiras, ampliação dos níveis de progressão para no mínimo 20 patamares e estabelece que o salário inicial de cada cargo não pode ultrapassar 50% da remuneração do último nível, exceto quando o vencimento for de até quatro vezes o salário mínimo.

Na prática, essas medidas pressionam o servidor a permanecer décadas na carreira para alcançar o topo salarial, diluindo benefícios e dificultando aposentadorias com remuneração digna. Além disso, o fim da progressão exclusiva por tempo de serviço transfere o critério central para avaliações de desempenho, abrindo espaço para subjetividades e perseguições.

Estabilidade fragilizada e vínculos precários

A proposta apresenta ainda um ataque frontal à estabilidade do servidor público. O relatório prevê a flexibilização de critérios de estabilidade, vinculando-a a avaliações de desempenho mais rígidas e à possibilidade de desligamento em casos de “obsolescência” de cargos. Essa mudança vai expor ainda mais as servidoras e os servidores a perseguições políticas e a pressões externas, ameaçando a independência funcional.

O documento também propõe maior espaço para contratos temporários, o que vai gerar um ambiente de alta rotatividade, precarizando as relações de trabalho e colocando os atuais servidores sob ameaça de reestruturação forçada ou perda de direitos adquiridos.

Aposentados também na mira

Embora o relatório não proponha formalmente a retirada de direitos adquiridos, alguns trechos do documento sugerem que poderão ser revistas regras de custeio da Previdência, abrindo caminho para a ampliação de descontos previdenciários em aposentadorias e pensões.

Teto de gastos para estados e municípios

A partir de 2027, estados, municípios e o Distrito Federal terão de seguir um teto de despesas primárias para os Poderes e órgãos autônomos. Os gastos não poderão crescer acima da inflação e, mesmo em caso de aumento de receita, apenas parte do valor poderá ser incorporada, limitada a 2,5% ao ano. Essa medida ignora as necessidades reais de investimento em serviços públicos de qualidade e também vai interferir na autonomia dos poderes Legislativo e Judiciário.

Impactos diretos na sociedade

A ampliação de vínculos temporários e terceirizados ameaça a continuidade das políticas públicas e escancara de vez as portas para o cabide de emprego nas instituições. Ao fragilizar a estabilidade, os projetos também tornam o Estado mais suscetível a ingerências políticas e trocas de servidores por conveniência, comprometendo a impessoalidade e a moralidade na administração pública

“Os projetos da Reforma Administrativa colocam o servidor público como custo e ignora que somos nós a parte essencial da prestação de serviços à população. Por isso, é fundamental que todos pressionem os deputados federais e senadores a votarem contra a proposta”, convoca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O Sindicato já está fortalecendo suas alianças com entidades e parlamentares para estruturar estratégias para barrar mais esse ataque à categoria. Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre cada etapa dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: A imagem mostra duas lideranças sorridentes posando lado a lado em um corredor do Congresso Nacional, com retratos em preto e branco de parlamentares ao fundo e outras pessoas circulando no ambiente. Ambos vestem paletó escuro; o homem à esquerda segura um copo térmico metálico, e o da direita segura uma agenda laranja com o logotipo da Fenajud. Na parte inferior da imagem, aparece o texto: “Fenajud reforça articulação no Congresso envolvendo Previdência e Reforma Administrativa”.
Atuação Fenajud reforça articulação no Congresso envolvendo Previdência e Reforma Administrativa sexta-feira, 19/09/25 16:33 Nesta quarta-feira, 17 de agosto, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), entidade a qual o SINJUS-MG faz parte, por meio do coordenador de Comunicação e Imprensa da Fenajud, Janivaldo Nunes, esteve no Congresso Nacional para ... leia mais
Grupo de pessoas, homens e mulheres, posam para foto em uma sala ampla. Duas mulheres à frente seguram uma bandeira da Fenajud.
Em Brasília Ato contra a Reforma Administrativa e defesa de aposentados marcam semana da Fenajud quinta-feira, 14/08/25 18:37 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o SINJUS-MG faz parte, realizou mais um plantão em Brasília (DF), nessa semana, onde reforçou sua atuação em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores do Poder ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sucesso Convites da Festa de Fim de Ano já estão esgotados! Lista de espera está aberta sexta-feira, 14/11/25 10:06 A expectativa para a Festa de Fim de Ano está grande! Os convites se ...
Ilustração digital da figura da Justiça, representada como uma mulher vendada segurando uma balança. A imagem é composta por linhas e pontos luminosos em tons de azul, criando um efeito futurista e tecnológico sobre um fundo escuro Câmara dos Deputados Fenajud participará de audiência pública que vai debater a Inteligência Artificial no Sistema de Justiça quinta-feira, 13/11/25 19:36 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participará, da audiência pública ...
Grupo de pessoas integrantes de uma comitiva posam para foto em uma sala institucional durante visita oficial a autoridades do Paraguai. Todos estão alinhados em pé, formando uma fileira, vestidos de maneira formal, com painel de madeira e brasão ao fundo. Atuação internacional Fenajud integra comitiva em visita à Suprema Corte, ao Congresso e à Presidência do Paraguai quinta-feira, 13/11/25 19:21 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco