APOSENTADOS E PENSIONISTAS

REUNIÃO DO NAP ABORDA AUTOCONHECIMENTO E A BUSCA PELA FELICIDADE 

terça-feira, 16/05/23 10:45

Você sabe o que é a felicidade? Essa questão tão delicada e com tantas possibilidades de respostas foi o tema central da reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG deste mês, que contou com a participação da jornalista e terapeuta Daniella Colen.  A jornada de autoconhecimento proposta pela profissional abordou temas como a infância, as formas de comunicação e a felicidade, incentivando os participantes a refletir sobre suas vivências e reencontrar os seus sonhos por meio do resgate da criança interior. 

O encontro foi iniciado pela nova diretora do NAP, Janaína Torres, que passou informes políticos de interesse da categoria, como a implementação da Data-Base 2023, e reafirmou seu compromisso com o Núcleo. Janaína recebeu as boas-vindas dos participantes, felicitou as mães presentes em virtude do Dia das Mães e contou um pouco da sua experiência maternal e do relacionamento com sua mãe. 

Comunicação para prosperar

 No encontro, Daniella Colen iniciou uma discussão sobre a felicidade e perguntou aos presentes quem se considerava feliz. Grande parte dos participantes respondeu afirmativamente, destacando histórias e conquistas de suas vidas, desde a infância, como fontes de felicidade. A terapeuta explicou que essa conexão é possível porque a infância é um momento crucial para construir a perspectiva de felicidade, já que as crianças têm a capacidade de sonhar sem se preocupar com o julgamento alheio.

No entanto, segundo a palestrante, muitos desses sonhos são deixados de lado na vida adulta, quando as responsabilidades limitam a possibilidade de buscar a felicidade plena. Por isso, ela defende que a busca da felicidade é um dever de cada indivíduo e não pode ser demandada a outras pessoas. 

“É preciso buscar a harmonia entre as responsabilidades e os prazeres da vida, construindo relações de troca com os outros. Você tem o controle completo da sua vida e é o único responsável por essa felicidade”, afirmou Daniella. 

A terapeuta também explicou que a comunicação é uma chave poderosa para conquistar a felicidade. Por meio da boa comunicação, é possível fortalecer laços e corrigir problemas de relacionamento com os outros, o que impacta diretamente a felicidade diária. Assim, é fundamental construir relações saudáveis e investir em diálogos honestos e respeitosos com as pessoas ao redor para construir uma vida mais feliz e realizada.

Velho é o seu passado! 

Durante a reunião, o comissário da Infância e Juventude Anderson Reis e a cuidadora de idosos Rizia Reis apresentaram o seu livro Velho é o seu passado!, que explora o processo de envelhecimento humano de forma leve, por meio de histórias. O livro surgiu dos relatos do trabalho de Rizia, reunindo conversas e experiências de diversos idosos, demonstrando, ainda, como criar uma relação de cuidado carinhosa e gentil com os idosos. O lançamento do livro será no dia 20 de maio, das 9h às 13h no Spiral com Café. 

Sorteio 

No fim do encontro, foram sorteados quatro ingressos para a 1ª Feijoada Seresteira da Esperanza Tour e Eventos. Além do cardápio especial, os convidados poderão aproveitar um show de seresta com o artista Luiz Antônio e banda. As ganhadoras foram Beatriz Pereira, Maria Lucia Teixeira, Vilma Soares de Lima e Maria de Fátima Gonçalves. 

A Esperanza Tour e Eventos mantém convênio com o SINJUS e disponibiliza um calendário rico em eventos e viagens com 5% de desconto para os filiados e as filiadas do Sindicato. (clique e veja)

A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 12 de junho. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informado! 

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...
Fotografia do desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. ELEIÇÕES NO TJMG CANDIDATO À PRESIDÊNCIA, CORRÊA JUNIOR VISA À IMPLEMENTAÇÃO DAS DATAS-BASES NO MESMO ANO terça-feira, 16/04/24 19:07 A definição de uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base ...
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO SINJUS VAI DEFINIR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM REUNIÕES SETORIAIS terça-feira, 16/04/24 17:33 A Data-Base é um direito legítimo das servidoras e dos servidores do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco