MESA DE NEGOCIAÇÃO

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA COM TJMG APRESENTA ANDAMENTO DE ALGUMAS DEMANDAS DOS SERVIDORES

terça-feira, 14/03/23 19:13 Reunião de representantes com a presidência do TJMG, entre os sindicalistas está Felipe Rodrigues, diretor de Finanças do SINJUS-MG.

Os Sindicatos do Poder Judiciário foram convocados para reunião extraordinária da Mesa de Negociações com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (14), com o objetivo de anunciar andamentos de alguns itens da pauta de reivindicações da categoria. Em síntese, foram anunciadas a aprovação, pela Comissão Administrativa do Tribunal, da recontagem do tempo para aquisição das vantagens pessoais (quinquênio, trintenário e férias-prêmio), suspenso pela Lei Complementar (LC) 173/2020, bem como foi confirmada a  sessão do dia 22/3 do Órgão Especial, em que tal parecer favorável à recontagem de tempo estará em pauta.

Além disso, foi anunciado o pagamento extraordinário da indenização de até 15 dias do plantão judicial, no dia 24/3, em folha suplementar. Por fim, o Tribunal ainda se comprometeu a levar para a próxima reunião ordinária da Mesa de Negociação, a se realizar dia 27/3, o resultado da Promoção Vertical (PV) 2021 e trazer uma resposta sobre a quitação do passivo do imposto de renda sobre URV.

Contagem do tempo para quinquênio, trintenário e férias-prêmio – LC 173/2020

A Comissão Administrativa do TJMG aprovou, no dia 13/03, o parecer que restaura a contagem de tempo dos Servidores para fins de aquisição de trintenário, quinquênio e férias-prêmio. Essa contagem havia sido paralisada no período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, devido à vigência da Lei Complementar (LC) 173/2020.

O parecer aprovado administrativamente considera a retomada da contagem de tempo, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2022. Essa medida retroativa visa a reparar os prejuízos impostos aos servidores durante o período da pandemia, diante do congelamento de seus direitos pela lei complementar federal. Após a aprovação do TJMG, tais direitos poderão ser retomados.

Durante a reunião, foi confirmada a inclusão desse tema na sessão ordinária do Órgão Especial do dia 22 de março, ocasião em que os efeitos da LC 173/2020 serão apreciados em definitivo. Com essa confirmação, os três Sindicatos esperam a efetivação dos direitos e os pagamentos aguardados pelas categorias, tão logo vencida essa etapa no Órgão Especial.

Indenização de Plantão

Avanços referente à indenização do plantão judicial foram anunciados. Para Servidores que fizeram a solicitação e tiveram o requerimento de gozo indeferido até esta terça-feira  (14/03/2023), será disponibilizado o pagamento de até 15 dias, no dia 24/03, em folha extraordinária, sendo mantido para primeiro dia útil de abril o pagamento para aqueles que, após este pagamento extraordinário, ainda possuam saldo de até 10 dias.

Edital de remoção

Na oportunidade, também foi ratificada pelos Sindicatos a importância da periodicidade de publicações dos editais de remoção. Esta medida tem fundamental relevância para os Servidores, pois torna possível a previsibilidade do processo, oferecendo, portanto segurança aos servidores que pretendem mudar de comarca.

A Administração do Tribunal já iniciou os estudos para dar andamento ao próximo edital. Entretanto, foi alegada a dificuldade de realizar a transferência da força de trabalho nas comarcas. Para solucionar este problema, regras referentes ao quantitativo mínimo da comarca, a fim de não prejudicar a prestação jurisdicional, estão sendo pensadas.

Verba Indenizatória de Transporte

Por fim, também houve avanços em relação às verbas indenizatórias pagas aos oficiais de justiça, comissários da infância e juventude, assistentes sociais e psicólogos, por ocasião do cumprimento de diligências. Durante a reunião da Mesa de Negociações, a Administração informou que o pedido de reajuste da verba indenizatória de transporte já está tramitando na Diretoria Executiva de Finanças e Execução Orçamentária (DIRFIN) e na Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (SEPLAN), com o objetivo de avaliar a possibilidade de majoração do valor atual.

Mesa de Negociações

Nesta reunião extraordinária, estiveram presentes o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares. Pelas entidades sindicais, participaram o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, o 1º vice-presidente do SERJUSMIG, Rui Viana, e o diretor-geral do SINDOJUS/MG, Eduardo Rocha. A próxima reunião ordinária está marcada para o dia 27/03.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Representantes sindicais junto do presidente do TJMG, Des. José Arthur Filho e do Des. Gilson Lemes. Entre os representantes estão o coordenador-geral do SINJUS-MG e o diretor de finanças, Felipe Rodrigues. Conteúdo textual: AVANÇO - TJ ANUNCIA R$ 25 MILHÕES PARA PV 2021 E CONFIRMA QUINQUÊNIOS NA PAUTA DO OE.
AVANÇO TJ ANUNCIA R$ 25 MILHÕES PARA PV 2021 E CONFIRMA QUINQUÊNIOS NA PAUTA DO OE quarta-feira, 08/03/23 17:07 O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, e o desembargador Superintendente Jurídico Institucional do TJMG, Gilson Lemes, se reuniram nesta quarta-feira, 8 de março, com representantes do SINJUS-MG, SERJUSMIG E SINDOJUS/MG para ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco