EMPODERAMENTO

SEMANA DAS MULHERES REFORÇA LUTA POR IGUALDADE

segunda-feira, 01/03/21 20:04

Todos os dias, milhões de mulheres brasileiras são agredidas física, intelectual e moralmente por uma sociedade que insiste em subjugar cidadãs devido ao gênero. No País, elas representam 51,8% da população, sustentam quase metade dos lares e são mais qualificadas, mas, mesmo assim, recebem em média salários 30% menores do que os de homens na mesma posição, além de terem o acesso mais restrito a cargos de chefia e de direção no ambiente profissional.

Boa parte dessa realidade é consequência de preconceitos históricos que tentam colocar a mulher em uma posição inferior à dos homens. Um dos artifícios usados nessa violência é a recorrente rotulação como sexo frágil. Por meio dos estereótipos nocivos, a sociedade consegue, ainda no século 21, manter barreiras à igualdade de oportunidades. Foi para ajudar a mudar essa realidade que o Núcleo das Mulheres SINJUS-MG foi criado. Sua atuação tem como objetivo promover a união, o conhecimento e a representatividade (clique aqui e saiba mais).

Por isso, o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, terá a sua celebração expandida pelo Sindicato, que vai promover uma série de atividades. Neste ano, a programação da Semana das Mulheres SINJUS está focada em propor reflexões, descontruir preconceitos e denunciar a sobrecarga e a pressão a que são submetidas as mulheres.

“Se hoje, a diferença entre homens e mulheres está menor do que décadas atrás, isso se deve às lutas dessas guerreiras. As conquistas sempre vieram após inúmeros sacrifícios, muitas vezes ignorados ou menosprezados por familiares, amigos, colegas de trabalho. Esse contexto impõe uma grande sobrecarga física e psicológica que será o mote para as ações da Semana das Mulheres SINJUS”, afirma a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres, Cristiane Sampaio.

A referência da diretora remete também a mulheres que inspiram essa luta com seus exemplos de força e coragem. E elas merecem ser fortemente lembradas. Sempre. Por isso, a campanha do Sindicato para essa semana especial traz imagens que remetem a Dandara dos Palmares, que lutou pela liberdade do povo negro; Clara Camarão, que organizou resistência contra invasores holandeses no Nordeste; e Maria Quitéria, a primeira mulher a entrar no exército brasileiro. Acompanhe os posts no Facebook e no Instagram!

Confira as atividades da Semana das Mulheres SINJUS!

Live Mulheres não são Chatas, Mulheres estão Exaustas, com a escritora Ruth Manus

No dia 3 de março (quarta-feira), às 19h, no canal do SINJUS no YouTube, acontece a palestra online Mulheres não são Chatas, Mulheres estão Exaustas, ministrada pela advogada, professora de Direito e escritora, Ruth Manus (clique aqui e saiba mais). A autora de sete livros vai falar sobre a luta por igualdade e respeito. A live é aberta a todas e todos que quiserem assistir. Já as filiadas do SINJUS poderão participar mais ativamente, basta enviar até o dia 2 de março perguntas para serem feitas à especialista no e-mail [email protected].

Círculo do Livro convida os homens para um encontro especial

No dia 24 de março, às 19h, no Google Meet, o projeto Círculo do Livro vai debater a obra O Feminismo é para Todo Mundo: políticas arrebatadoras, da escritora bell hooks, cujo nome é escrito em minúsculo pois a autora faz questão de dar destaque ao conteúdo de sua escrita e não à sua pessoa.

O livro traz um conteúdo muito importante para compreender o movimento feminista e desmitificar os preconceitos que tentam ser vinculados a essa luta por dignidade e igualdade de direitos. O debate será enriquecido pela presença de uma convidada especial: a psicóloga Valéria Saramago. A terapeuta vai falar também do feminismo inclusivo, que contempla o movimento negro, o etarismo e a luta das pessoas com deficiência. E mais: excepcionalmente nesta edição do Círculo, os homens estão convidados!!! Convide seu colega de trabalho, seu marido, seu filho ou os amigos. São todos muito bem-vindos. 

Devido à pandemia de Cpvid-19, os encontros do Círculo do Livro têm se dado exclusivamente online pela plataforma Google Meet. (Veja o passo a passo de como utilizar no celular ou no computador) O link de acesso é divulgado horas antes no grupo fechado do Núcleo das Mulheres no WhatsApp. Os servidores interessados podem solicitá-lo pelo e-mail [email protected].

Sorteios relâmpago para integrantes do Núcleo das Mulheres

Ao longo da Semana das Mulheres SINJUS, entre os dias 2 e 8 de março, está programada uma série de sorteios relâmpago para as integrantes desse verdadeiro clube feminista que é o Núcleo das Mulheres. Além de presentear nossas guerreiras com uma live de formação política de primeira qualidade, o SINJUS-MG vai agradá-las com alguns prêmios exclusivos.

Para participar é preciso ficar ligada nas divulgações que serão disparadas no WhatsApp pelo SINJUS. São vários os brindes que contemplam serviços e produtos estéticos, doces e sobremesas, serviços da área de limpeza e livros.

As filiadas e integrantes do Núcleo das Mulheres que acompanharem a live Mulheres não são Chatas, Mulheres estão Exaustas, com a escritora Ruth Manus, também vão poder concorrer COM EXCLUSIVIDADE ao sorteio de dez exemplares autografados do livro.

FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES

O Núcleo das Mulheres do SINJUS tem o objetivo de promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG). Além de fortalecer as demandas trabalhistas das mulheres, uma das diretrizes do Núcleo é apoiar moral, emocional e juridicamente as filiadas.

Se você ainda não é integrante, clique aqui e faça parte do Núcleo das Mulheres!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES SINJUS TRAZ RUTH MANUS PARA SEMANA DAS MULHERES sexta-feira, 26/02/21 18:41 O Núcleo das Mulheres SINJUS-MG preparou uma série de atividades para celebrar a Semana das Mulheres, promovidas em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, ao longo da semana do 8 de Março. São muitas as novidades que estão por ... leia mais
EMPODERAMENTO FAÇA PARTE DO NÚCLEO DAS MULHERES quinta-feira, 13/08/20 11:50 O SINJUS-MG inaugurou o Núcleo das Mulheres em maio de 2020. O objetivo? Promover conhecimento, empoderamento e maior representatividade feminina entre as servidoras do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia da unidade do TJMG em fundo, sob ela se vê aplicações de duas fotografias, na primeira se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, a diretora de aposentados e pensionistas do Sinjus Janaina Torres e o candidato a vice presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. Na segunda fotografia se vê o coordenador geral do Sinjus Alexandre Pires, o diretor de assuntos jurídicos do Sinjus Felipe Rodrigues e o candidato a vice -presidência do TJ, todos estão em uma sala de reunião, sentados e conversando. NOVAS DIRETRIZES CANDIDATOS À 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ PROMETEM DIÁLOGO ABERTO SOBRE TELETRABALHO DOS SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 19:02 Assim como foi feito com os candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça de ...
Fotografia diurna, panorâmica vista de cima da unidade IPSEMG, um prédio na cor marrom claro, com janelas, em uma rua arborizada e movimentada por automóveis, em torno da unidade se vê prédios e casas. TODOS ALERTA ZEMA ENVIA À ALMG PROPOSTA QUE AUMENTA CONTRIBUIÇÃO DE SERVIDORES sexta-feira, 19/04/24 18:35 O governador Romeu Zema (Novo) apresentou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na ...
CULINÁRIA TRADICIONAL APROVEITE AS DELÍCIAS DE MINAS COM O NOVO CONVÊNIO DO SINJUS sexta-feira, 19/04/24 10:07 Muito além do pão de queijo, a rica gastronomia mineira faz parte da cultura ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco