DIREITOS DOS CIDADÃOS

SEMINÁRIO DA UFMG E DO SINJUS EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO PÚBLICO

quinta-feira, 01/09/22 17:29 Mesa de abertura do Seminário Administração Pública, Direitos Humanos e Servidores, com a presença de Hermes Vilchez Guerrero (Diretor da Faculdade Direito da UFMG), Marcella Furtado de Magalhães Gomes (Coordenadora do Seminário e professora da UFMG), Pedro Henrique do Carmo Pires (Vice-presidente do CACE) e Alexandre Pires (Coordenador-Geral do SINJUS-MG)

Entre os dias 29 e 30 de agosto, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o apoio do SINJUS-MG, realizou o Seminário Administração Pública, Direitos Humanos e Servidores. O evento promoveu importantes reflexões sobre “A importância do servidor público para o bom funcionamento do Estado e para a efetivação de suas políticas públicas e dos direitos humanos dos cidadãos”. Ponto comum em todos os painéis foi a necessidade de valorizar políticas sociais e o serviço público de modo a garantir que todos os cidadãos tenham acesso pleno aos seus direitos. 

“Seminários como esse são muito importantes, pois promovem uma análise fundamentada acerca do papel do Estado e possibilitam a construção de proposições voltadas para uma melhor e mais eficiente prestação de serviço à sociedade. Foram diálogos abertos com palestrantes que são referências em suas áreas de atuação. Certamente, quem acompanhou os painéis teve acesso a informações que poderão ser úteis no debate público e na hora de se posicionar sobre as reais necessidades do Brasil ”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.  

Durante os dois dias de debates, pesquisadores, estudantes, servidores e lideranças sindicais explanaram sobre as construções históricas, sociais e ideológicas que resultam hoje na estrutura do Estado. Também foram objeto de discussões a necessidade de aprimoramentos no modelo atual de administração pública, os desafios enfrentados por aqueles que estão no atendimento direto aos cidadãos e também o modo como as instituições e seus gestores delimitam as prioridades da coletividade.   

“O Seminário possibilitou um olhar mais amplo. A academia sempre está se debruçando sobre assuntos relativos ao Estado e ao serviço público do ponto de vista metodológico e teórico. Os debates trouxeram a experiência das pessoas que estão na luta pela própria classe e vivenciando os problemas na ponta. Foi um encontro que rendeu bons frutos para todos, pois as discussões e os painéis se pautaram pela seriedade”, ressalta a professora de Direito da UFMG e coordenadora do Seminário, Marcella Furtado de Magalhães Gomes.

Riscos ao serviço público

Um alerta feito por praticamente todos os debatedores do Seminário foi quanto à necessidade de se defender o serviço público da política de estado mínimo capitaneada por governos nas esferas estadual e federal. Isso porque, nos últimos anos, recursos de áreas estratégicas para o desenvolvimento da nação, como Saúde, Segurança, Educação e combate à fome foram reduzidos drasticamente. O resultado é a piora dos serviços ofertados à população e também a precarização das condições de trabalho e de vida dos servidores públicos. 

“O papel de entidades como o SINJUS é o de manter diálogo permanente com a sociedade, sempre buscando difundir conhecimento e informações com fundamentação técnica. Infelizmente, estamos em um momento em que notícias e dados falsos são propagados com má fé para prejudicar justamente as brasileiras e os brasileiros que mais necessitam do serviço público gratuito. Desse modo, o Seminário realizado pela Faculdade de Direito da UFMG com o apoio do SINJUS mostrou-se mais um instrumento de promoção da cidadania e de defesa do bem público”, complementa o diretor de Comunicação do SINJUS, Alexandre Gomes.

Certificado 

Os debates foram abertos a todos os interessados, e aqueles que participaram presencialmente tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes ou propor pontos de discussão. O certificado para aqueles que se inscreveram previamente no evento já está disponível para download na plataforma Sympla, basta fazer o login e acessar a página “Meus Ingressos”.  

O evento também foi transmitido online pelos canais do SINJUS e do Centro Acadêmico de Ciências do Estado (Cace) da UFMG. Clique aqui e acesse o nosso canal para ver ou rever os painéis do Seminário Administração Pública, Direitos Humanos e Servidores.

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco