QUINQUÊNIOS E FÉRIAS-PRÊMIO

SENADO PODE RESTABELECER DIREITOS; PLP 150 RECEBE PARECER NESTA 5ªF.

quarta-feira, 09/02/22 19:10 Em um fundo azul claro uma pilha de cubos de gelo com as palavras “anuênios”, “triênios”, “quinquênios” e “férias-prêmio” é ameaçada por um martelo nas cores preta e amarela com a palavra “Senado”.

Foto: Freepik

O impasse em torno de interpretações acerca da Lei Complementar (LC) 173 pode ser solucionado pelo Senado Federal. Segundo informações obtidas pelo SINJUS-MG junto ao gabinete do senador Alexandre Silveira (PSD-MG) nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, o parlamentar pretende incluir no Projeto de Lei Complementar (PLP) n. 150/2020, do qual é o relator, um dispositivo que restabelece a todas as categorias de servidores públicos os direitos que haviam sido suspensos pela LC 173. Desse modo, o texto deixará claro que o período compreendido entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021 deve ser contado para fins de concessão de anuênios, triênios, quinquênios, férias-prêmio e demais mecanismos equivalentes.

Alexandre Silveira (PSD-MG) foi designado relator da matéria pelo correligionário e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) justamente para tentar equacionar o impasse envolvendo esses direitos dos servidores públicos, como o instaurado em Minas Gerais. Para entender o histórico dessa situação no estado, clique aqui.

Ao SINJUS, a equipe do relator informou que a consultoria técnica do gabinete está trabalhando para atender ao pleito das demais categorias, incluindo a do Judiciário.

O PLP 150 altera a Lei Complementar 173 e permite aos servidores públicos civis e militares das áreas de saúde e segurança pública contarem com o período de maio de 2020 a dezembro de 2021 para aquisição de direitos relacionados ao tempo de serviço.

SINJUS solicita emenda em benefício dos servidores do Judiciário

Diante da redação original do PLP 150/2020, que beneficia apenas duas categorias, o SINJUS encaminhou ofícios ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ao relator da matéria, Alexandre Silveira (PSD-MG), apresentando uma emenda que garante os direitos dos servidores do Poder Judiciário.

“Nosso objetivo é evitar que se crie uma distinção entre categorias do funcionalismo público. Por isso, como representantes dos servidores e das servidoras do TJMG e do TJMMG, apresentamos proposta de emenda ao PLP 150, pois, assim como os militares e os profissionais de saúde, durante a pandemia, os servidores do Judiciário permaneceram trabalhando e garantindo o acesso da população à Justiça”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Há uma expectativa de que esse novo texto do PLP 150/2020, resguardando os direitos de todas as categorias, seja apreciado, nesta quinta-feira, dia 10 de fevereiro, às 16h, no Plenário do Senado.

“Todos os servidores públicos ficaram por mais de um ano e meio com seus benefícios congelados, sem a concessão desses direitos. A não contagem desse tempo como período aquisitivo significa, na prática, a extinção de um período que o servidor trabalhou efetivamente, mesmo diante da pandemia. Não podemos permitir mais esse ataque ao funcionalismo. Esperamos que o Senado aprove as alterações sem ter que voltar na Câmara”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira.

Segundo o relator Alexandre Silveira (PSD-MG) em entrevista à Rádio Itatiaia, há uma mobilização para que o PLP 150 seja aprovado no Plenário da Casa. Ainda de acordo com o parlamentar, o texto seria terminativo no Senado, sem a necessidade de retornar à Câmara dos Deputados para apreciação. Portanto, ele seguiria diretamente para a sanção presidencial.

O SINJUS-MG está acompanhando de perto a tramitação dessa matéria. Fique atento às nossas mídias para se manter informado sobre o andamento dessa batalha e atento a possíveis convocatórias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

DE VOLTA! NESTA 5ªF. TEM LIVE SINJUS EM NOVO FORMATO E MAIS INTERATIVA quarta-feira, 09/02/22 18:23 A Live SINJUS, que vem fazendo sucesso nos últimos dois anos, deixando as servidoras e os servidores do Judiciário mineiro bem informados, está de volta em 2022 com muitas novidades já na primeira edição! Nossas lives continuam sendo transmitidas ... leia mais
#ImagemAcessível: Prédio da Cidade Administrativa nas cores preto e branco. Conteúdo textual: LC 173. Zero de reajustes e vantagens.
LC 173 ANÁLISE: ZEMA MUDA PARECER E NÃO PAGARÁ QUINQUÊNIOS segunda-feira, 07/02/22 09:18 Foto: Agência Minas *por Wagner Ferreira Na última sexta-feira, 4 de fevereiro, o governador Romeu Zema, por meio da AGE, emitiu nota informando alteração no parecer anterior e que agora não vai pagar quinquênios, trintenário e férias-prêmio adquiridos durante ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em auditório. Público visto de costas e membros do Tribunal na frente, com tela de projeção de pautas Recomposição salarial Minuta do PL da Data-Base 2025 é aprovada no Órgão Especial do TJMG quarta-feira, 10/12/25 16:47 Na sessão desta quarta-feira, dia 10 de dezembro, o Órgão Especial do Tribunal de ...
A imagem mostra uma sala de reuniões simples, onde cinco pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa de madeira, conversando durante uma visita técnica ao Centro Odontológico do Ipsemg, em Belo Horizonte. À direita, duas gestoras da unidade ouvem representantes do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI), entre eles o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. SAÚDE CBI faz visita técnica no Centro Odontológico do Ipsemg e vai cobrar melhorias no atendimento terça-feira, 09/12/25 18:28 Na última quinta-feira, dia 4 de dezembro, membros do Conselho de Beneficiários do Ipsemg ...
Imagem Acessível: Fotografia aérea de uma mesa de reunião, com duas pessoas sentadas frente a frente — uma com terno escuro e outra com camisa xadrez azul — apoiando as mãos sobre a mesa em posição de diálogo. Conteúdo textual: Grupo de Trabalho - TJMG volta atrás e desmonta avanços na regulamentação da jornada de 8 horas. Grupo de Trabalho TJMG VOLTA ATRÁS E DESMONTA AVANÇOS NA REGULAMENTAÇÃO DA JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 05/12/25 16:30 As tratativas no Grupo de Trabalho (GT) criado para construir a proposta de regulamentação ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco