ENCONTRO D’ELAS

SERVIDORAS DEFENDEM MAIOR REPRESENTATIVIDADE NA POLÍTICA

quinta-feira, 29/09/22 18:38 Há 3 mulheres sentadas no estúdio do SINJUS-MG, Maria Abadia de Souza (diretora de Finanças do Sisipsemg) , Antonieta Dorledo, presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg) e secretária da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e Cristiane Sampaio, diretora Administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres (NM).

Diante da proximidade das eleições, o projeto Encontro D’Elas, do Núcleo das Mulheres SINJUS-MG, promoveu um construtivo debate acerca do envolvimento das servidoras e das demais mulheres nas decisões políticas. As participantes defenderam uma maior representatividade por meio de candidatas e candidatos que defendam valores como a igualdade de gênero e justiça social em espaços sindicais, na Assembleia Legislativa, no Congresso Nacional e também nos cargos dos Poderes Executivos municipal, estadual e federal.

Na abertura do encontro on-line, a diretora administrativa do SINJUS e coordenadora do Núcleo das Mulheres (NM), Cristiane Sampaio, destacou a importância de colocar o tema em discussão, visto que o resultado das eleições de domingo terá reflexo na luta pela defesa dos direitos das mulheres.

“Ao votar, a eleitora confere a um candidato ou a uma candidata o poder de representá-la. Por isso, esse é um momento de ter responsabilidade e coerência. Precisamos eleger pessoas comprometidas com a igualdade de gênero, com os princípios democráticos, com a justiça social e também que defenda as servidoras, os servidores e o serviço público”, afirmou Cristiane Sampaio.

Violência contra as mulheres

Uma das convidadas do Encontro D’elas foi a presidente do Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Sisipsemg) e secretária da Mulher da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonieta de Cássia Dorledo de Faria. A dirigente sindical fez questão de alertar para o grande número de feminicídios em Minas Gerais.

Segundo dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), de janeiro a agosto deste ano, foram registrados 238 casos de feminicídio tentado ou consumado no estado. Ao todo, 114 mulheres foram mortas nos primeiros oito meses do ano, alta de 5% em relação a 2021.

“Na hora de votar, precisamos eleger deputados estaduais que se comprometam e que batalhem para endurecer as políticas e leis de combate à violência contra as mulheres”, ressaltou Antonieta.

A dirigente também alertou que as mulheres sofrem violências até mesmo dentro dos parlamentos, lembrando casos de deputadas que foram assediadas em plenários de Assembleias Legislativas e até agredidas nos corredores do Congresso Nacional.

Bancada de servidores na ALMG para barrar a retirada de direitos

Durante as discussões, um ponto recorrente foi a série de ataques que o serviço público vem sofrendo nos últimos anos e o risco de eles se intensificarem na próxima legislatura caso o atual governador Romeu Zema (NOVO) consiga se reeleger e também fazer uma bancada numerosa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A diretora de Finanças do Sisipsemg, Maria Abadia de Souza, ressaltou que a proposta de adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal pode causar um dano irreversível para a sociedade mineira. Por essa razão, ela defende que o foco deve ser eleger candidatos que tenham experiência sindical e que venham efetivamente defender o serviço público.

“Precisamos construir uma ampla bancada de servidores públicos na Assembleia Legislativa. Algumas categorias já têm os seus representantes, agora temos a oportunidade de eleger alguém que é mais próximo das nossas bases”, afirmou Maria Abadia

Ao longo do encontro, as servidoras que participaram de forma remota puderam fazer perguntas e propor discussões. Janaina Torres fez questão de registrar que os exemplos de Maria Abadia e Antonieta são inspiração para as mulheres aumentarem ainda mais a participação nos debates e nas decisões políticas.

Encontro D’elas

O Encontro D’elas é um espaço para aprofundar discussões sobre temas em pauta e que rodeiam o cotidiano e os desafios enfrentados pelas mulheres, de forma mais acessível e informal. Os bate-papos também têm como objetivo ouvir as demandas das integrantes do Núcleo e fortalecer os laços entre elas.

Essa é uma das muitas iniciativas do Núcleo das Mulheres. Clique aqui e inscreva-se agora para aproveitar as vantagens exclusivas voltadas para as integrantes.

Acompanhe também as mídias do SINJUS para ficar por dentro de todos os assuntos de interesse das servidoras públicas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Ilustração digital com uma mão aberta em gesto de impedimento, em tons de roxo sobre um fundo escuro. Sobre esta imagem está a mensagem: Não seja cúmplice da violência contra a mulher. Denuncie. Disque 180. 23 de agosto - Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio.
DISQUE 180 QUEM NÃO DENUNCIA TORNA-SE CÚMPLICE DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES terça-feira, 23/08/22 17:44 Infelizmente, ainda vivemos em uma sociedade em que é necessária a instituição do Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio. Neste 23 de agosto, assim como nos demais dias do ano, o SINJUS-MG, por meio do seu Núcleo das Mulheres ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco