ATENÇÃO

SERVIDORES DEVEM ENTREGAR IRPF ATÉ 31 DE MAIO

terça-feira, 03/05/22 14:23 Imagem Acessível: Em um fundo branco temos o desenho de um leão na cor azul. Ao lado direito da imagem o texto "IRPF 2022".

O número de declarações do Imposto de Renda 2022 entregues já supera 18 milhões. Segundo a Receita Federal, foram entregues 18,3 milhões de documentos até as 11h desta segunda-feira (2). A expectativa é que 34,1 milhões sejam enviados até o fim do prazo, que passou de 29 de abril para 31 de maio. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido. 

Trabalhadores, aposentados e servidores públicos que receberam rendimentos tributáveis de mais de R$ 28.559,70 no ano de 2021 são alguns dos contribuintes que precisam acertar as contas com o Fisco. A declaração pode ser enviada via computador, pelo endereço gov.br/receitafederal, ou por tablets ou smartphones, por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda.

As filiadas e os filiados ao SINJUS-MG que são clientes dos planos de saúde da Unimed-BH e da Notre Dame Intermédia (Vitallis) por meio dos convênios do Sindicato podem acessar o extrato de despesas médicas realizadas ao longo de 2021 para preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), exercício 2022. 

Para acessar o relatório de despesas com os planos de saúde, basta acessar a seção “Central do Filiado”, na barra superior do site do SINJUS-MG. Ao clicar no ícone “Já sou Filiado”, o servidor deve digitar o e-mail completo (ex: [email protected]) e a senha. Na aba “Relatórios”, opção “Imposto de Renda”, emita sua declaração e dos seus dependentes.

Caso tenha esquecido a sua senha, clique na opção “Esqueci minha senha”, e uma mensagem será encaminhada para o seu e-mail solicitando a criação de uma nova senha.

Novidades

Exames de diagnóstico de Covid-19 poderão ser deduzidos na Declaração do Imposto de Renda 2022. O benefício tributário não vale para todos os testes. Entenda aqui as regras do que pode e do que não pode ser abatido e como declarar.

Neste ano, será possível receber a restituição do Imposto de Renda por Pix, desde que a chave Pix seja o CPF do titular da declaração. Também será possível pagar com Pix, o Darf emitido pelo programa/aplicativo do Imposto de renda quando houver imposto a pagar. O Darf será emitido com QR Code, facilitando o pagamento. 

A declaração pré-preenchida de 2022, disponível a partir de 15 de março, poderá ser utilizada por todos os contribuintes que possuam conta gov.br nos níveis ouro ou prata, em todas as formas de preenchimento disponíveis.

Restituição

As restituições do Imposto de Renda deste ano ocorrerão em cinco lotes. Os pagamentos começam em 31 de maio, data do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 30 de setembro, quando será pago o quinto lote. Os contribuintes que enviarem a declaração primeiro receberão a restituição nos primeiros lotes.

As filiadas e os filiados que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Sindicato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (31) 98738-8640 e (31) 99637-7040

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco