INFORME-SE

TESTES DE COVID-19 PODEM SER DECLARADOS NO IMPOSTO DE RENDA

terça-feira, 22/03/22 16:39 #ImagemAcessível: Foto de mãos com luvas de látex verdes segurando um tubo contendo um teste de covid-19.

Foto: Freepik

Exames de diagnóstico de Covid-19 poderão ser deduzidos na Declaração do Imposto de Renda 2022. O benefício tributário não vale para todos os testes. Entenda abaixo as regras do que pode e do que não pode ser abatido e como declarar.

De acordo com a Receita Federal, testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. Já os testes, PCR ou antígeno, realizados em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão ser deduzidos, assim como os realizados em laboratórios, clínicas ou hospitais.

Podem ser declarados testes de diagnóstico de Covid-19 realizados em 2021 na Declaração de Imposto de Renda, com dedução da despesa com saúde. Já os testes realizados neste ano poderão ser declarados apenas no IR de 2023. Não é necessário o pedido médico do teste, apenas a Nota Fiscal. Portanto, é importante que o contribuinte sempre guarde as Notas Fiscais por 5 anos a partir da declaração.

Caso o plano de saúde tenha pago parte do teste, a outra parte, paga pelo contribuinte, pode ser deduzida na Declaração. No entanto, cada teste de Covid-19 precisa ser declarado separadamente.

Como declarar

  • Após entrar no programa de declaração do Imposto de Renda, abra a ficha “Pagamentos efetuados”;
  • Digite o Código 21, referente às despesas com hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil;
  • Indique coloque se o gasto foi realizado pelo titular da declaração ou dependentes;
  • Informe o nome e CNPJ da instituição onde o teste de covid-19 foi realizado, assim como o valor do exame.


Nos casos em que a pessoa pagou integralmente o teste, e a despesa foi parcialmente reembolsada pelo plano de saúde, deve ser informada a quantia retornada pelo plano na parcela “não dedutível”.

 

Últimas notícias

ver mais
Na imagem há uma mulher branca de cabelos longos e loiros, ela veste um roupão branco e está sendo maquiada por uma outra mulher branca (Arabela Rios), que veste camiseta rosa e calça jeans, ela tem cabelos médios cacheados e castanhos. Conteúdo textual: BENEFÍCIO - Filiadas têm desconto em maquiadora profissional. BENEFÍCIO FILIADAS TÊM DESCONTO EM MAQUIADORA PROFISSIONAL quinta-feira, 30/06/22 11:57 Foto: Arabela Rios / Divulgação O novo convênio fechado pelo SINJUS-MG vai ajudar as ...
Foto do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso (homem de pele clara, cabelos grisalhos e utilizando terno e toga). DECISÃO MONOCRÁTICA STF OBRIGA MG A SEGUIR REGRAS DO RRF MESMO SEM AVAL DA ALMG quarta-feira, 29/06/22 18:10 Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nessa terça-feira, 28 de junho, ...
Foto de uma escada e um homem com enquadramento do peito para baixo usando terno preto subindo a escadaria. Há também uma marca da Promoção Vertical 2020. PV 2020 PUBLICADAS DECISÕES DE RECURSOS E DE PEDIDOS DE RECONSIDERAÇÃO quarta-feira, 29/06/22 14:37 Foto: Freepik O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou nesta quarta-feira, dia ...
Top Fale conosco