INFORME-SE

TESTES DE COVID-19 PODEM SER DECLARADOS NO IMPOSTO DE RENDA

terça-feira, 22/03/22 16:39 #ImagemAcessível: Foto de mãos com luvas de látex verdes segurando um tubo contendo um teste de covid-19.

Foto: Freepik

Exames de diagnóstico de Covid-19 poderão ser deduzidos na Declaração do Imposto de Renda 2022. O benefício tributário não vale para todos os testes. Entenda abaixo as regras do que pode e do que não pode ser abatido e como declarar.

De acordo com a Receita Federal, testes realizados em farmácia, mesmo com nota fiscal, não poderão ser deduzidos. Já os testes, PCR ou antígeno, realizados em laboratórios, desde que comprovado o pagamento, poderão ser deduzidos, assim como os realizados em laboratórios, clínicas ou hospitais.

Podem ser declarados testes de diagnóstico de Covid-19 realizados em 2021 na Declaração de Imposto de Renda, com dedução da despesa com saúde. Já os testes realizados neste ano poderão ser declarados apenas no IR de 2023. Não é necessário o pedido médico do teste, apenas a Nota Fiscal. Portanto, é importante que o contribuinte sempre guarde as Notas Fiscais por 5 anos a partir da declaração.

Caso o plano de saúde tenha pago parte do teste, a outra parte, paga pelo contribuinte, pode ser deduzida na Declaração. No entanto, cada teste de Covid-19 precisa ser declarado separadamente.

Como declarar

  • Após entrar no programa de declaração do Imposto de Renda, abra a ficha “Pagamentos efetuados”;
  • Digite o Código 21, referente às despesas com hospitais, clínicas e laboratórios no Brasil;
  • Indique coloque se o gasto foi realizado pelo titular da declaração ou dependentes;
  • Informe o nome e CNPJ da instituição onde o teste de covid-19 foi realizado, assim como o valor do exame.


Nos casos em que a pessoa pagou integralmente o teste, e a despesa foi parcialmente reembolsada pelo plano de saúde, deve ser informada a quantia retornada pelo plano na parcela “não dedutível”.

 

Últimas notícias

ver mais
AGUARDANDO SANÇÃO APÓS FORTE PRESSÃO, PL DO AUXÍLIO-SAÚDE É APROVADO NA ALMG terça-feira, 15/07/25 16:36 Na luta pelo Auxílio-Saúde digno para as servidoras e servidores do Judiciário mineiro, o ...
Servidores acompanham a votação do PL do Auxílio-Saúde na ALMG, vistos por uma divisória de vidro. Alguns seguram cartazes com frases como “A saúde do servidor também importa” e “Auxílio-saúde digno já”. Entre os servidores, em primeiro plano estão os diretores do SINJUS, Felipe Rodrigues (diretoria de Assuntos Jurídicos) e Alexandre Gomes (diretoria de Imprensa e Comunicação). NA ALMG PL DO AUXÍLIO-SAÚDE PASSA EM 2º TURNO NA FFO E PODE SER VOTADO EM DEFINITIVO NO PLENÁRIO ÀS 10H DESTA 3ªF. segunda-feira, 14/07/25 19:47 O Projeto de Lei (PL) 3.211/2024, que propõe a retirada das faixas etárias do ...
ALERTA Quem não respondeu ao Censo 2025 pode ter benefícios suspensos; confira como regularizar segunda-feira, 14/07/25 12:47 O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) abriu um ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco