TJMG NA QUARENTENA

SERVIDORES PEDEM PRORROGAÇÃO DO REGIME DE PLANTÃO

quinta-feira, 04/06/20 20:52

O SINJUS-MG, por meio do Ofício 71/2020 , requereu, em nome dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que o regime de plantão extraordinário permaneça vigente até que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) seja controlada no estado de Minas Gerais. No documento, o Sindicato argumenta que o retorno às atividades normais ou mesmo uma flexibilização do regime a partir de 14 de junho irá expor milhares de servidores ao risco de contágio justamente no momento em que o número de casos aumenta de forma exponencial no Estado (clique aqui e leia o ofício do SINJUS na íntegra).

A solicitação do SINJUS foi motivada pelo temor de centena de servidores, que procuraram a entidade na última semana, acerca da possibilidade de que a Administração do Tribunal, após a publicação da resolução 322 do Conselho Nacional de Justiça, decida flexibilizar as medidas de prevenção à Covid-19 e determine o retorno gradual das atividades nas próximas semanas.

“Essa decisão pode colocar o TJMG como um grande foco disseminador do vírus. Em expediente normal, a estimativa é de que 10 mil pessoas passam pelo edifício sede todo mês. Isso sem contar as outras várias unidades na Capital e todos os fóruns espalhados por Minas Gerais”, afirma a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro, que também coordena o Núcleo de Saúde do SINJUS-MG.

“Outro agravante é a falta de protocolo de saúde publicizado para todos os setores do Tribunal com orientações aos servidores quanto à higienização do ambiente de trabalho, bem como sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)”, complementou a diretora.

“O próprio governo de Minas Gerais admitiu, em seu Boletim Epidemiológico e Assistencial da COVID-19, que o número de novos casos e mortes começa a aumentar exponencialmente no estado. O TJMG tem o dever de zelar pela saúde e bem-estar dos seus servidores”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Esse posicionamento do SINJUS-MG também foi endossado pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), que, em ofício conjunto com o SINJUS-MG, também reforçou ao TJMG o pedido de prorrogação do plantão extraordinário no Judiciário Mineiro.

#Fato

Somente nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.071 novos casos e 17 mortes, totalizando mais de 13 mil pessoas infectadas e 323 vidas perdidas na guerra contra a Covid-19. Diante dessa escalada nas últimas semanas, a Prefeitura de Belo Horizonte estabeleceu “nível de alerta geral vermelho” na Capital.

#Comissão

No ofício, o SINJUS também solicita que a entidade seja incluída na Comissão Especial do TJMG, criada pela Portaria 4.746/2020, que tem como objetivo discutir as medidas de prevenção e combate à Covid-19 no âmbito do Judiciário mineiro. Desde o início da pandemia, o Sindicato sugeriu uma série de ações ao Tribunal que visam à preservação da saúde dos servidores (clique aqui e confira cada uma delas). A participação do Sindicato nas discussões contribuirá para a construção de soluções que atendam os anseios dos servidores.

SERVIDOR GARANTE FUNCIONAMENTO DA JUSTIÇA DURANTE PANDEMIA

De acordo com resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e portarias do próprio TJMG, a regra do plantão extraordinário é que seja priorizado o regime de teletrabalho, permanecendo os atendimentos presenciais somente nos casos essenciais e com sistema de rodízio entre os servidores. Esse regime e os esforços de todos os servidores do Judiciário mineiro estão garantindo o acesso da sociedade à Justiça mesmo neste período de quarentena.

Segundo dados do TJMG, desde a adoção do teletrabalho, de 16 de março a 2 de junho, foram realizados mais de 11, 5 milhões de atos processuais. Desses, 9,5 milhões de movimentações de processos foram realizadas pelos servidores, o que corresponde a aproximadamente 82% do total.

“Os números do próprio Tribunal mostram que os servidores estão trabalhando firmes para manter o Judiciário funcionando e apresentando resultados positivos no teletrabalho. É um esforço muito grande, pois muitos são mães e pais que tiveram a sua rotina ampliada devido às escolas estarem com as aulas presenciais suspensas. Ainda assim, eles estão cumprindo suas metas e prestando serviços relevantes à sociedade. A Administração do TJMG não pode ser indiferente a esses resultados e decidir expor grande parte deles e de seus parentes ao risco de morte”, complementa Alexandre Pires.

SINJUS PEDE QUE TJ VERIFIQUE TEMPERATURA DE SERVIDORES

Diante do aumento de casos do novo coronavírus e a situação de risco a que os servidores que estão realizando atendimentos presenciais estão correndo no plantão extraordinário, o SINJUS-MG requereu também que o Tribunal passe a verificar a temperatura de servidores, colaboradores, terceirizados e todo o púbico externo que estão acessando as dependências do Tribunal.

O Sindicato solicita que a medição seja feita por termômetros infravermelhos digitais, evitando o contato entre as pessoas. O sistema seria similar ao adotado pela PBH nas chamadas barreiras sanitárias.

Vale lembrar que, por meio de ofícios anteriores, o SINJUS já solicitou que o TJ faça testes de coronavírus por amostragem em servidores, colaboradores e terceirizados que estiverem trabalhando presencialmente durante o plantão extraordinário, priorizando os profissionais de saúde, além de fornecer Equipamentos de Proteção Individual e álcool em gel.

#FISCALIZE

Todos os servidores podem e devem dar um retorno ao SINJUS sobre as condições de trabalho e estrutura e também sobre o cumprimento de medidas de proteção durante a pandemia de coronavírus. Envie sua denúncia para o e-mail [email protected] com o assunto “QUARENTENA COM SINJUS ”.

Esse canal também pode ser usado por qualquer servidor para envio de sugestões e pedidos para soluções de problemas causados pela pandemia. As mensagens serão analisadas e a solução será comunicada pelo servidor por e-mail. No caso de denúncias, o informante terá o nome preservado.

Conheça aqui todas as ações do SINJUS em meio a pandemia.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco