JÁ VAI TARDE

SERVIDORES PROMOVEM BOTA-FORA DO PRESIDENTE DO TJMG QUE DESCUMPRIU ACORDOS

quinta-feira, 27/06/24 17:56 A foto mostra uma manifestação com a temática junina organizada pelos sindicatos SINJUS e SERJUSMIG na frente da sede do TJMG. Várias pessoas estão reunidas, muitas delas vestidas com trajes típicos de festa junina, como chapéus de palha. Alguns manifestantes seguram cartazes e bandeiras. Ao fundo, há uma personagem remetendo ao Pinóquio.

Nesta quinta-feira, dia 27 de junho, mais uma vez as servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foram para a frente do edifício-sede manifestar contra o descumprimento de acordos por parte do presidente. Apesar do clima junino no “Arraiá Já Vai Tarde”, o sentimento foi de revolta, pois essa gestão entrou para a galeria das piores dos últimos anos. O ato público foi realizado pelo SINJUS-MG e pelo SERJUSMIG, mostrando a união de forças entre os trabalhadores da 1ª e da 2ª instâncias.

“O presidente José Arthur Filho se comprometeu com as demandas dos servidores, mas na hora de cumprir ele simplesmente abandonou a Mesa de Negociações. Esse novo ato foi importante para deixar claro que não aceitamos essa postura e que seguiremos exigindo o cumprimento dos acordos e dos nossos direitos”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

A atual gestão deixará o cargo devendo – e muito – aos servidores. Será um legado de pendências envolvendo direitos como correções inflacionárias, adequação de benefícios, pagamento de passivos trabalhistas, regulamentação e implementação de direitos previstos em lei, garantia de condições dignas nos ambientes de trabalho, bem como reequilíbrio no quadro de servidores, que está deficitário.

O “Arraiá Já Vai Tarde” serviu como um bota-fora, já que o mandato da atual Administração do TJMG se encerra na próxima segunda-feira, dia 1º de julho. Além do presidente, também foram alvos do protesto membros da 1ª Vice-Presidência, responsável pela edição da Portaria n. 17, que limitou o regime de teletrabalho na Superintendência Judiciária (Sejud) e criou uma distinção frente a servidores de outros setores.

“O presidente que deixa o cargo vai se juntar a uma galeria de ex-presidentes que a categoria não quer nem lembrar. Contudo, diferentemente dos outros que se negaram a valorizar o servidor, esse último usou de má-fé, prometendo reiteradas vezes que respeitaria os direitos, mas na hora de cumprir os acordos ele simplesmente sumiu. Vale lembrar ainda a despedida da 1ª Vice-Presidência, que também já vai tarde”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Arraiá Já Vai Tarde

O ato público desta quinta-feira aproveitou da temática junina para ser um protesto irônico em relação à postura e aos legados da atual gestão do TJMG. Com cartazes e faixas de luta, adereços típicos das festas de São João, músicas críticas e até com a realização de uma quadrilha, servidoras e servidores de 1ª e 2ª instâncias expressaram a sua insatisfação com o modo com que o TJMG vem tratando a categoria.

Além da quadrilha, outro ponto alto da manifestação foi a despedida simbólica da atual gestão. Nesse momento, todos os presentes fizeram um corredor pelo qual uma personagem que materializa as promessas descumpridas pelo presidente do TJMG passou sob protestos e palavras de ordem.

A mobilização serviu não apenas como uma despedida dos gestores atuais, mas também como um aviso para a próxima Administração de que os servidores continuarão vigilantes e dispostos a lutar.

“O ‘Arraiá Já Vai Tarde’ foi mais do que um ato público, foi um grito coletivo pelo cumprimento de acordos. O recado foi dado: presidente nenhum consegue subjugar os servidores desta Casa, porque, sem o servidor, a Justiça não anda. Agora, a expectativa recai sobre a nova gestão que precisará reconquistar a confiança da categoria e garantir que nossos direitos sejam devidamente respeitados”, complementa Alexandre Pires.

Clique aqui e confira nas nossas mídias sociais mais detalhes sobre como foi o “Arraiá Já Vai Tarde” na porta do TJMG. Acompanhe também o site para ficar informado sobre as próximas convocatórias e quanto aos desdobramentos da batalha em torno de todos os itens da Pauta de Reivindicações.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Na imagem há um homem branco, de cabelos curtos e castanhos, ele está vestido com terno e gravata e fala ao microfone.
DIÁLOGO APÓS SOLICITAÇÕES DO SERJUSMIG E DO SINJUS, NOVO PRESIDENTE DO TJ AGENDA REUNIÃO terça-feira, 25/06/24 18:46 Em resposta aos ofícios do SERJUSMIG e do SINJUS-MG, o presidente eleito do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, agendou uma reunião com os representantes da categoria para a primeira semana da nova gestão. O encontro está ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO Fruto da luta, presidente do TJMG anuncia início das nomeações do concurso 01/2022 sexta-feira, 24/01/25 17:40 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) iniciará em abril as nomeações para ...
A imagem mostra a reunião com 1° vice do TJ em uma sala de conferências. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular, conversando e discutindo questões aparentes. Há copos d'água, papéis e canetas sobre a mesa, além de um ambiente bem iluminado por janelas ao fundo, que exibem parte de uma paisagem urbana. A legenda da imagem menciona que o SINJUS está discutindo a terceirização relacionada aos taquígrafos em reunião com o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça. Terceirização SINJUS discute questão dos taquígrafos em reunião com 1º vice do TJ quinta-feira, 23/01/25 17:29 Em busca de informações sobre o cargo de taquígrafo no Tribunal de Justiça de ...
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco