LUTA CONJUNTA

SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE UNEM PARA COMBATER O RRF EM MINAS

sexta-feira, 14/07/23 16:20 Mesa de reunião com dirigentes de sindicatos e associações, nesta mesa estão Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS-MG e Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato. Conteúdo textual: LUTA CONJUNTA - SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE UNEM PARA COMBATER O RRF EM MINAS.

Ações serão intensificadas para proteger os servidores e o serviço público

Nesta sexta-feira (14/07), representantes de sindicatos e associações representativas dos servidores públicos se reuniram na sede do SINDEP/MG com o objetivo de unir forças e discutir estratégias para a luta contra o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Ficou acordado que as entidades sindicais e associativas irão intensificar a atuação contra o RRF por meio de ações em todas as esferas dos poderes, uma vez que mesmo havendo resistência para a aprovação na ALMG, o governo Zema insiste em aderir ao regime, inclusive por meio de judicialização, sem sequer apresentar com transparência a real situação das contas públicas que justifiquem tal medida.

O RRF, conforme o discurso do governo, visa o refinanciamento das dívidas do Estado com a União, no entanto, há pouco tempo o estado abriu mão de grande volume de receita na negociação relativa à Lei Kandir, provocando um grande prejuízo ao estado de Minas Gerais. Além disso, o governo tem garantido vultuosas isenções fiscais ao setor privado, ações que contradizem a tão propalada incapacidade para pagar a dívida com a união.

Para os representantes dos servidores públicos, a justificativa do governo em relação às contas públicas é mera desculpa para sucatear os serviços públicos e atacar direitos dos trabalhadores, recorrente atitude de um governo que pretende cortar a prestação dos serviços aos que mais precisam e privilegiar um pequeno grupo já abastado.

Na prática, o RRF trará grandes malefícios à população mineira, principalmente aos mais pobres, que são os principais usuários dos serviços públicos cuja qualidade do atendimento será prejudicada em função da precarização do estado, a exemplo do que ocorreu no estado do Rio de Janeiro.

Se aprovado, o regime retirará a autonomia administrativa do governo estadual, dificultará investimentos para garantir a qualidade de vida dos mineiros, além de prejudicar os serviços públicos. Produzirá barreiras para a evolução do quadro de pessoal e reestruturação de carreiras, além de congelar rendimentos dos trabalhadores públicos, com isso, o Estado ficará estagnado por quase uma década.

Ao fim da reunião, foi possível observar o sentimento geral de preocupação e necessidade de agregar o maior número de entidades representativas dos servidores públicos, seja dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário, para o enfrentamento desta tragédia que poderá ser o RRF para Minas Gerais.

Estiveram presentes os representantes dos sindicatos e associações: SINDEP/MG, SINDSEMPMG, SERJUSMIG, SINJUSMG, SISIPSEMG, SINDALEMG, SINDIFISCO/MG, SINDOJUS/MG, ASPRA, AFFEMG e AESPOL/MG.

As entidades representativas presentes firmaram o compromisso de intensificar essa luta, visando trazer à luz as mentiras e contradições do discurso falacioso do governo, para melhor esclarecer a população sobre os imensos prejuízos que poderão ser causados se o regime for aprovado.

Notícias relacionadas

Ilustração vetorial, em tons de amarelo, laranja, cinza e preto, em destaque há uma lupa de onde sai a sigla RRF (Regime de Recuperação Fiscal), Ao lado há dois balões de diálogo, o primeiro deles com uma pergunta e o segundo com um sinal de alerta. Ao redor deste conjunto, há alguns raios, que reforçam a ideia de tensão que permeia o RRF.
AMEAÇA AOS SERVIDORES SAIBA COMO ESTÁ E QUAIS OS RISCOS DA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 12/07/23 19:07 Nas últimas semanas aconteceram desdobramentos importantes referentes ao processo de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. A partir de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Romeu Zema (Novo), conseguiu a ... leia mais
Foto de reunião em que diretoras e diretores de diversas entidades representativas dos servidores públicos mineiros estão ao redor de uma mesa, entre eles estão os dirigentes do SINJUS Felipe Rodrigues e Alexandre Gomes.
SERVIÇO PÚBLICO ENTIDADES MINEIRAS UNEM FORÇAS PARA LUTAR CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quinta-feira, 06/07/23 19:27 Nesta quinta-feira, dia 6 de julho, representantes da AFFEMG, SERJUSMIG, SINDALEMG, SINDIFISCO-MG, SINDSEMA-MG, SINDSEMP-MG E SINJUS-MG se reuniram com o objetivo de construir estratégias e ações conjuntas para evitar a implementação do Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais. ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco