PROMOÇÃO VERTICAL

SINDICATOS PROPÕEM EMENDA AO PL QUE REDUZ VAGAS NA PV

quarta-feira, 16/06/21 19:19

Para tentar reduzir os impactos do Projeto de Lei 2308/2020 na carreira dos servidores do Judiciário mineiro, o SINJUS-MG e o Serjusmig elaboraram nova emenda que foi apresentada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT) durante reunião nesta quarta-feira, dia 16 de junho, da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O relator do PL na CFFO, deputado Ulysses Gomes (PT) opinou favoravelmente à proposição, mas a matéria saiu de pauta após pedido de vista do deputado Zé Reis (Podemos).

O objetivo dos sindicatos é de que o texto PL 2308/2020, de autoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), seja aprimorado de forma a reduzir o risco de congelamento da carreira dos servidores. Isso porque a proposta prevê a extinção de 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário, consequentemente, reduzindo vagas nas próprias Promoções Verticais (PVs), já que elas são calculadas com base em um percentual sobre o total do quadro de pessoal efetivo do Judiciário.

Durante a reunião, a deputada Beatriz Cerqueira apresentou à Comissão a proposta de emenda elaborada pelo SINJUS e pelo Serjusmig que inclui na legislação a permissão para que o Tribunal de Justiça, mediante resolução específica, possa aumentar em até 50% o número de servidores por classe distribuídos no quadro de pessoal. Assim, torna-se menor o risco de congelamento das carreiras, já que a Presidência do TJMG teria autonomia para ampliar o número de vagas nas PVs em caso de disponibilidade orçamentária e financeira.

Beatriz Cerqueira ressaltou que a emenda também pretende manter uma conquista da categoria construída em conjunto com o Legislativo em 2019, quando foi aprovado o PL da Unificação das Carreiras do Judiciário. Na época, os servidores conseguiram a permissão de que o TJMG possa ampliar em 25% o limite de servidores por classes sem a necessidade de envio de projeto de lei à ALMG. “O objetivo é manter aqui o que nós decidimos em 2019”, reforçou a parlamentar aos colegas na CFFO.

Após a defesa da deputada, o relator do PL 2308 na Comissão, Ulysses Gomes, opinou a favor da emenda. Tanto o texto formulado pelos sindicatos quanto o texto substitutivo número 2, elaborado pelo relator, estavam prestes a serem votados conjuntamente quando o deputado Zé Reis pediu vista. Desse modo, a matéria saiu da pauta e deve ser apreciada nas próximas sessões da Comissão.

Tramitação

Desde que o projeto foi recebido na ALMG, no final do ano passado, o SINJUS vem se reunindo com parlamentares em busca de apoio para que o texto seja modificado.

Na primeira semana de junho, o PL 2308/2020 foi pautado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seu parecer foi distribuído em avulso pelo deputado Sávio Souza Cruz (MDB). Em seguida, o texto substitutivo número 1, que promoveu apenas adequações na redação, passou na CCJ e também na CAP, onde o SINJUS e o Serjusmig, também por meio da deputada Beatriz Cerqueira, tinham apresentado outra emenda que eliminava por completo o limite de vagas nas PVs.

O SINJUS segue em articulação com deputados aliados na luta para tentar reduzir os danos do PL 2308/2020 e minimizar os riscos de congelamento na carreira de muitos servidores do Judiciário mineiro.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as convocações e mobilizações em torno dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

PROMOÇÃO VERTICAL REDUÇÃO DE VAGAS NA PV SERÁ PAUTA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA terça-feira, 01/06/21 18:40 Em reunião na tarde desta terça-feira, dia 1º de junho, a Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento do SINJUS-MG e do Serjusmig para a realização de uma audiência pública sobre o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Grupo de manifestantes da 'Frente de Sindicatos do Funcionalismo contra o RRF' estão em frente à Cidade Administrativa, sede do Governo de MG. Eles estão com faixas de protesto contra o Regime de Recuperação Fiscal. Neste grupo estão dirigentes sindicais do SINJUS- MG, Alexandre Pires (coordenador-geral) e Felipe Rodrigues (diretor de finanças). #NAOAORRF ATO CONTRA RRF REÚNE CENTENAS DE SERVIDORES NA CIDADE ADMINISTRATIVA sexta-feira, 05/08/22 18:03 Entidades que representam servidores públicos de várias categorias se reuniram nesta sexta-feira, 5 de ...
Ilustração digital de uma mulher sentada com um laptop sobre um calendário gigante, ela observa o horizonte por meio de uma luneta, como se estivesse planejando algo para uma data no futuro. Ao lado desta imagem, há uma nota de dinheiro e uma pilha de moedas, sugerindo uma reserva financeira para o plano que a mulher pretende realizar. INFORMAÇÃO TJ PAGA INDENIZAÇÃO DE FÉRIAS NO DIA 12/8; ENTENDA sexta-feira, 05/08/22 16:45 FOTO: NAKI-SAMA/FREEPIK O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José ...
Diante de um cenário infernal há uma parede em ruínas com a bandeira de Minas Gerais, ela está sendo destruída por uma bola de demolição onde se lê RRF (Regime de Recuperação Fiscal). Do lado esquerdo, há um sinal de proibição, dentro dele há um símbolo de uma lupa sobre um papel com um cifrão, que representa a fiscalização de finanças. #DIGANAOAORRF RRF IMPEDE QUE MINAS CONTESTE VALORES OU FAÇA AUDITORIA DE DÍVIDAS quinta-feira, 04/08/22 17:42 Um dos grandes interesses do governo federal por trás do Regime de Recuperação Fiscal ...
Top Fale conosco