GRUPO DE TRABALHO

SINJUS APRESENTA DEMANDAS DOS SERVIDORES NA 1ª REUNIÃO DO GT DA OPÇÃO PELA JORNADA DE 8 HORAS

quinta-feira, 22/05/25 19:37 Fotografia de uma reunião realizada em uma sala com paredes claras e uma mesa retangular de madeira. Há oito pessoas estão sentadas ao redor da mesa. No centro da imagem, um homem de terno preto e gravata listrada fala gesticulando com as mãos, enquanto outros participantes ouvem atentamente e tomam notas.

O SINJUS-MG participou, nesta quinta-feira, 22 de maio, da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo TJMG para debater a regulamentação da opção pela jornada de 8 horas diárias. O encontro contou com a presença de representantes da Administração do Tribunal e também do SERJUSMIG e do SINDOJUS/MG. Os Sindicatos reforçaram a posição em defesa de uma regulamentação justa, que contemple os interesses da categoria.

Durante o encontro, a Administração do TJMG apresentou algumas propostas, enquanto os representantes sindicais levantaram questionamentos e propuseram alternativas. Entre os pontos que geraram maior divergência entre os sindicatos e os representantes do Tribunal está a possibilidade de compatibilização da jornada de 8 horas com o regime de teletrabalho. O SINJUS defendeu de forma veemente que essa compatibilidade seja garantida, respeitando os princípios de eficiência, autonomia e valorização do trabalho remoto.

“Essa restrição ao teletrabalho para quem optar pelas 8 horas não tem justificativa técnica e contraria a lógica de modernização da administração pública. As discussões do GT ainda são iniciais, mas fizemos questão de fazer essa defesa desde já para que o Tribunal se conscientize sobre a importância desse tema para a categoria.”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Nesse primeiro encontro, também se começou a levantar eventuais critérios a serem estabelecidos na regulamentação e nos editais relativos à disponibilidade de vagas e à seleção dos servidores para o exercício da opção pela jornada ampliada.

Esses e outros pontos defendidos pelo SINJUS durante a reunião foram previamente discutidos diretamente com as servidoras e os servidores, em reunião ampliada realizada pelo Sindicato no dia 12 de março. A iniciativa vai ao encontro do compromisso do Sindicato com o diálogo constante com a base e com a participação ativa dos servidores na formulação de políticas que afetam sua vida funcional. Clique e saiba mais.

Discussão será longa

A regulamentação da jornada de 8 horas envolve questões administrativas e operacionais complexas, o que exigirá tempo e várias reuniões do GT ao longo do ano para a construção de consensos.

Diante disso, os Sindicatos já se comprometeram a estruturar algumas propostas e enviá-las ao TJMG, de modo a embasar os debates da próxima reunião. O SINJUS reforça que está atento para garantir que a regulamentação final seja fruto de um processo transparente, participativo e que respeite a pluralidade de realidades das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.

“Estamos apenas no começo dessa jornada, mas o SINJUS já deixou claro que defenderá a categoria em todas as etapas. Nenhuma decisão será aceita por imposição e sem considerar os impactos nas vidas funcional e pessoal das servidoras e dos servidores”, conclui Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do Sindicato para ficar informado sobre cada nova etapa da construção da regulamentação da opção pela jornada de 8 horas e sobre outras demandas de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

Montagem de três fotos retratando uma reunião híbrida, com participantes presenciais e online. Na imagem central, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, está em pé apresentando um conteúdo projetado na parede, enquanto diversas pessoas sentadas em cadeiras dobráveis o escutam. A sala tem paredes brancas e detalhes em vermelho. Na imagem inferior, outra perspectiva mostra mais participantes, alguns com braços cruzados e outros anotando. Na imagem do topo, uma captura de tela mostra a interface de uma reunião virtual, com vários participantes conectados e exibidos em pequenos quadros, com nomes visíveis. Conteúdo textual: Reunião aberta - SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG.
Reunião aberta SINJUS e servidores debatem a implementação da jornada de 8 horas no TJMG quinta-feira, 13/03/25 16:58 Buscando construir políticas eficientes para a implementação da opção pela jornada de 8 horas no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG promoveu uma reunião aberta com servidoras e servidores nesta quarta-feira, 12 de março. O diálogo, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: A imagem divulga o Seminário da EJEF sobre acessibilidade e inclusão no Judiciário, realizado no contexto da campanha Setembro Acessível pelo TJMG. A ilustração mostra uma pessoa em cadeira de rodas com um documento nas mãos e outra figura falando em um megafone, diante de um grande martelo de juiz e de um clipboard. Os elementos visuais reforçam o debate sobre inclusão de pessoas com deficiência no sistema de Justiça. Setembro Acessível Seminário da EJEF debate acessibilidade e inclusão no Judiciário quinta-feira, 11/09/25 16:51 No próximo dia 17 de setembro de 2025, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes ...
A imagem mostra um grupo de pessoas usando camisetas pretas com a identidade do SINJUS-MG entregando cartas a representantes de terno no saguão do TJMG. O texto na imagem diz: “Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial”. Carreira Comissão de Excedentes entrega carta cobrando mais vagas na PV 2023 durante sessão do Órgão Especial quarta-feira, 10/09/25 18:17 Na tarde desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, a luta pela valorização da ...
Imagem Acessível: A imagem em tons de preto e dourado divulga a sessão especial do filme “Cisne Negro”, que acontecerá em 27 de setembro (sábado), às 15h, na Casa Híbrido, em Belo Horizonte. À esquerda, a silhueta de uma bailarina de costas dançando em cena; à direita, a personagem principal do filme caracterizada com maquiagem marcante de cisne negro. O evento contará com apresentação ao piano de Ighor Bastos (músicas da trilha do filme) e mediação de Anderson Ribeiro (cineasta e doutor em cinema) e Luciana Mori (psicóloga clínica, psicanalista e cinéfila). A iniciativa faz parte do projeto CineFem, em alusão ao Setembro Amarelo, e é promovida pelo SINJUS-MG e Núcleo das Mulheres. Setembro Amarelo Edição especial do CineFem debate saúde mental terça-feira, 09/09/25 13:00 Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco