DEMANDA DOS SERVIDORES

SINJUS APRESENTA PROPOSTAS PARA APERFEIÇOAMENTO DO TELETRABALHO NO TJMG

terça-feira, 10/05/22 11:08 Mulher de pele negra de cabelo liso,comprido e preto usando um computador em um home office. Conteúdo Textual: DEMANDA DOS SERVIDORES SINJUS APRESENTA PROPOSTAS PARA APERFEIÇOAMENTO DO TELETRABALHO NO TJMG

Foto: Freepik

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, como representante das entidades dos servidores do Judiciário mineiro na Comissão de Gestão do Teletrabalho, apresentou quatro propostas para o aperfeiçoamento do regime no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O objetivo é garantir regras claras, uniformidade dos procedimentos, suporte adequado para o desempenho das atividades e também possibilidades de acesso ao maior número de interessados.

No Ofício 1/2022, endereçado à presidente da Comissão, desembargadora Sandra Alves de Santana e Fonseca, o representante sindical apresenta e defende quatro medidas que visam a melhorar a política do TJMG inerente ao teletrabalho.

“Durante os últimos anos, reivindicamos a regulamentação do teletrabalho no Judiciário mineiro e nos debruçamos em legislações e em procedimentos adotados em outros órgãos que são referência em gestão. Assim, quando houve a criação da Comissão no TJMG, em fevereiro deste ano, já estávamos preparados para apresentar contribuições que efetivamente podem aprimorar as regras desse regime de trabalho com benefícios para os servidores, para a Administração do TJMG e também para os jurisdicionados”, afirma Wagner Ferreira.

As propostas foram formuladas também com base nas demandas da categoria.

Propostas de aperfeiçoamento

A primeira medida solicitada é a convocação de todos os gestores para que realizem o curso preparatório do teletrabalho, ofertado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF). No documento, o SINJUS argumenta que a conclusão dessa capacitação é um dever das chefias e um pré-requisito para que os diversos servidores aptos possam ingressar no regime remoto.

O segundo requerimento é para que seja revista a meta de produtividade descrita no artigo 17 da Resolução n. 2973/2021 de modo que cada gestor possa levar em consideração as atividades não mensuradas quantitativamente a serem desempenhadas pelo teletrabalhador. O pleito é para que, a qualquer tempo, possa ocorrer alteração nos casos de: existir constatação de que a meta de produtividade estabelecida no plano de trabalho é incompatível com a demanda da unidade, haver alteração das atividades do servidor em teletrabalho ou ainda a alteração da produtividade da unidade ou da equipe de trabalho.

A terceira demanda apresentada à presidente da Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG é para que a magistrada interceda junto ao presidente do Tribunal, desembargador Gilson Soares Lemes, em favor da proposta dos sindicatos de edição de um normativo que permita a conversão do auxílio-transporte em auxílio-tecnológico nos dias em o servidor exercer o trabalho remotamente. Clique aqui e saiba mais.

Por fim, é defendida a revisão do artigo 13 da Resolução n2 973/2021 para a inclusão de norma permissiva de até 100% do quadro da unidade em regime de teletrabalho, observados os critérios de indicação pelo gestor da unidade e pelo gestor máximo, quando a unidade em referência, administrativa ou judiciária, exercer suas atividades em regime híbrido.

“Certamente, essas medidas vão trazer mais equidade aos regramentos do teletrabalho, resguardando os direitos dos servidores e também a eficiência dos processos. Desse modo, seguiremos atuando no âmbito da Comissão para que elas sejam efetivadas”, complementa Wagner Ferreira.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre essa e outras demandas da categoria. Diariamente você encontra conteúdos do seu interesse no nosso site e nas nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

As servidoras e os servidores podem e devem continuar enviando sugestões para os Sindicatos com o objetivo de aperfeiçoar o teletrabalho. Envie também suas dúvidas e denúncias para o e-mail [email protected].

 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco