ISONOMIA E PROTEÇÃO

SINJUS COBRA DO TJMG TRABALHO REMOTO PARA GESTANTES

segunda-feira, 17/05/21 17:48

Na última sexta-feira, dia 14 de maio, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que todas as servidoras gestantes migrem de imediato para o trabalho remoto. No Ofício 48/2021, o Sindicato requer que seja adotado o princípio da isonomia diante da entrada em vigor da Lei 14.151/2021, que obriga empregadores a afastarem do trabalho presencial esse grupo de trabalhadoras.

A nova legislação foi sancionada pelo presidente da República na quarta-feira, dia 12 de maio, e obriga todo empregador a afastar as trabalhadoras gestantes do trabalho presencial. Elas devem ser encaminhadas imediatamente para o trabalho remoto, sem a necessidade de formalização escrita ou acordo. A medida vale até o fim do estado de emergência em saúde pública.

No documento direcionado à Presidência do TJMG, o SINJUS solicita que seja adotado tratamento igualitário entre trabalhadoras do setor privado e as do serviço público, adotando as diretrizes da nova legislação também no âmbito do Judiciário mineiro. O Sindicato informa ainda que, somente entre 3 de janeiro e 10 de março deste ano, 119 grávidas morreram com a Covid-19 no Brasil. Esse número representa cerca de 47% do total de gestantes vitimadas pelo novo coronavírus em todo o ano passado.

“A legislação veio proteger a vida de uma parcela da população que apresenta significativa vulnerabilidade à Covid-19, situação que está agravada neste ano com o crescente número de óbitos. A migração dessas servidoras para o trabalho remoto é uma medida de proteção da dignidade e da vida humana”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Outro argumento apresentado ao TJMG é de que a Lei 14.151/2021 já tem aplicação automática para as funcionárias gestantes terceirizadas do órgão, que têm vínculo de trabalho com empresas privadas. Assim, a adoção dessa medida também para as servidoras e magistradas em gestação estabelecerá um tratamento proporcional e isonômico.

No início da pandemia, o Ministério da Saúde classificou as gestantes no grupo de risco da Covid-19. Por consequência, a Portaria Conjunta 1025/2010 do TJMG recomendou aos gestores a prioridade para grávidas no regime de trabalho remoto, mas não se trata de uma determinação.

“A nova legislação é clara e coloca a questão como uma obrigação do empregador. É uma questão de saúde e de preservação de vidas. Por isso, o SINJUS segue na luta pelas servidoras grávidas. Vale lembrar que os indicadores de produtividade do Tribunal aumentaram no último ano; portanto, a migração das gestantes para o home office não prejudicará a prestação de serviço à sociedade”, complementa a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Adriana Teodoro.

Prevenção e combate à Covid-19

Desde o início da pandemia, o SINJUS vem lutando para que medidas de prevenção e combate à Covid-19 sejam adotadas no Judiciário mineiro. Ao longo desse tempo, as denúncias foram apuradas e soluções discutidas com os setores responsáveis.

Diante da recente escalada dos registros da doença e dos casos fatais, o SINJUS segue defendendo que a opção pelo trabalho remoto esteja disponível a todos os servidores, estagiários e terceirizados, enquanto perdurar a pandemia. Essa é uma medida que se configura como mais uma forma de evitar a propagação do vírus na sociedade, garantindo a manutenção da prestação jurisdicional.

Para saber mais sobre essa ou outras ações do SINJUS, acompanhe diariamente o nosso site e as nossas mídias sociais.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco