SINJUS cobra, e TJMG informa sobre obras na unidade Afonso Pena nº 1500
segunda-feira, 24/11/25 18:02
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) respondeu aos questionamentos enviados pelo SINJUS-MG sobre as condições de trabalho no prédio da Av. Afonso Pena nº 1.500, que está em obras no momento. No ofício enviado em outubro, além dos esclarecimentos, o Sindicato pediu acesso ao cronograma e ao calendário de obras do edifício.
O SINJUS quis saber como e quando se dará a realocação dos cartórios e dos servidores. Em resposta, o Tribunal informou que todos os cartórios instalados no prédio da Av. Afonso Pena nº 1.500 serão transferidos para o Edifício Sede após a finalização das obras dos novos cartórios no local. A previsão é de que a realocação ocorra em novembro de 2026.
O Sindicato ainda perguntou se, no projeto, estão sendo respeitadas as condições mínimas necessárias para a garantia da boa circulação de ar e se há salas sem janelas. O TJMG informou que, para solucionar o problema, a Coordenadoria de Inovação e Processos (Coinp) e a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) elaboraram um novo layout redistribuindo as salas para garantir acesso às janelas. A proposta, entretanto, segue aguardando aprovação da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad) e das Gerências dos Cartórios para que a obra de climatização seja finalizada de forma definitiva.
O Tribunal informou que o sistema de ar condicionado foi concluído e reativado em outubro de 2025, mas servidores ainda relatam ambientes sem climatização adequada. Alguns relatos foram registrados na reunião setorial da unidade, em setembro, quando trabalhadoras e trabalhadores apontaram desconforto térmico e problemas de ventilação.
No cronograma apresentado pelo Tribunal, também está prevista a troca de prumadas de tubulações de esgoto e água pluvial a ser concluída em fevereiro de 2026.
O SINJUS está atento a outras demandas estruturais que impactam a rotina dos servidores do TJMG nessa e em outras unidades. Para relatar qualquer irregularidade, entre em contato diretamente com o SINJUS pelo e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.
Fique atento ao site e às redes sociais do SINJUS para se manter informado sobre essa e outras lutas.
SINDICATO É PARA LUTAR!


