DEFESA DO SERVIDOR

SINJUS COMPLETA 33 ANOS DE LUTAS E ESTÁ PRONTO PARA NOVOS DESAFIOS

sexta-feira, 03/06/22 18:16 Grupo de homens e mulheres (dirigentes do SINJUS e servidores) protestam com faixas contra a Reforma Administrativa. Acima da foto, logo comemorativa, composta pelo número 33 em vermelho e do seguinte texto: Sinjus-MG 33 anos - Nossa história é o alicerce para construir o nosso futuro.

Neste dia 5 de junho, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) completa 33 anos de muitas lutas e importantes conquistas. Ao longo dessa trajetória, a união das servidoras e dos servidores foi o que tornou a entidade forte e combativa. Por isso, nesta data aproveitamos para relembrar esse legado e também estamos preparando um sorteio especial para celebrar com os nossos filiados.

Desde a sua fundação, em 1989, o Sindicato tem como marca o espírito aguerrido, sendo uma referência nacional devido a sua forma de atuação e à capacidade de liderança de seus dirigentes. O trabalho reflete diretamente em benefícios para a categoria. A frente de resistência vem impedido maiores retrocessos no âmbito estadual e federal e ainda tem conseguido avançar em pontos importantes junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e ao Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Graças à atuação assertiva e instrumentalizada do SINJUS ao longo de sua história, os servidores do Judiciário mineiro podem contar com um Plano de Carreiras, Promoções Verticais anuais, Adicional de Desempenho (ADE), licença maternidade de 180 dias, Datas-Bases anuais, Auxílio-Transporte, Auxílio-Saúde, entre outros direitos.

Não é exagero afirmar que praticamente todas as conquistas dos servidores do Judiciário mineiro foram alcançadas a partir de campanhas, negociações, protestos e mesmo greves da categoria lideradas pelo Sindicato.

“Durante esses 33 anos, o SINJUS foi o catalizador de importantes movimentos que resultaram em benefícios e em direitos para a categoria. Assim que ingressei no TJMG percebi o quanto o Sindicato era importante para a defesa dos interesses das servidoras e dos servidores. Hoje, temos uma Diretoria Colegiada muito coesa e competente. A responsabilidade é grande, pois a entidade tem um histórico de importantes lideranças, mas estamos conseguindo solidificar a nossa contribuição por meio de avanços em importantes demandas da categoria”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Atuação em favor da democracia, dos servidores e dos trabalhadores

O SINJUS foi fundado no ano seguinte à promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Desde então, a entidade utilizou de meios políticos e jurídicos na luta para que direitos sejam respeitados e cumpridos.

No cenário estadual, o SINJUS sempre mostrou o seu poder de articulação e mobilização nas batalhas contra as medidas danosas aos servidores. Ao longo de mais de três décadas, inúmeras ações foram realizadas no combate a reformas e a projetos que buscavam retirar direitos e precarizar o serviço público, muitas delas vitoriosas. Essa postura permanece, haja vista que as interlocuções seguem ocorrendo para afastar definitivamente o risco de aprovação da proposta de adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal.

No âmbito nacional, o SINJUS também sempre foi voz ativa no debate social e político. Atuando de forma conjunta com outras entidades sindicais, foi resistência e continua a denunciar à sociedade os retrocessos contidos na PEC do Teto de Gastos, nas reformas da Previdência federal e estadual, na PEC Emergencial, na reforma trabalhista, no PL da Terceirização e na Reforma Administrativa.

Além da mobilização junto às bases, como membro da diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário dos Estados (Fenajud), o SINJUS também atua de forma persistente junto ao Congresso Nacional ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aos tribunais superiores e às demais instituições públicas e privadas em defesa da classe trabalhadora.

Sorteio especial de aniversário

Nesses 33 anos, o SINJUS tem sido um instrumento de luta e de conquistas. Essa trajetória foi construída a partir dos esforços somados de cada filiada, de cada filiado e de todos aqueles que se engajaram nas iniciativas do Sindicato. Certamente, essa união seguirá sendo a força do SINJUS, que sempre está preparado para os novos desafios.

Para celebrar essa história, na próxima semana vamos realizar um sorteio especial de aniversário. As informações sobre como se inscrever e quais os brindes disponíveis serão divulgadas na próxima segunda-feira. Portanto, fique atento às mídias do SINJUS para poder participar!

Nossa história é o alicerce para construir o nosso futuro.

Últimas notícias

ver mais
Foto de uma mulher de pele clara de cabelos pretos e longos usando blusa branca e óculos de grau usando o computador em seu home office. Aplicado sobre a foto ícones que remetem a tecnologia e comunicação em tons de azul. TRABALHO REMOTO NO TJMG ROTINAS FORAM APRIMORADAS COM O TELETRABALHO, GARANTEM SERVIDORES segunda-feira, 28/11/22 12:30 O sistema de teletrabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) trouxe mais ...
Imagem de duas taças, com a logo da Festa de Fim de Ano do Sinjus-MG, brindando e ao fundo diversas pessoas em uma festa celebrando. Conteúdo textual: "Celebração. Festa de Fim de Ano do Sinjus terá muita diversão e reencontros. CELEBRAÇÃO FESTA DE FIM DE ANO DO SINJUS TERÁ MUITA DIVERSÃO E REENCONTROS segunda-feira, 28/11/22 12:22 Foi iniciada a contagem regressiva para o evento mais aguardado: a Festa de Fim ...
Montagem digital de um adesivo com a mensagem #REVOGAA16 sobre uma parede, o adesivo é tem cor de fundo amarelo com o texto em vermelho. #REVOGAA16 SINJUS CONVOCA SERVIDORES PARA ATO CONTRA A PORTARIA N. 16 DO TELETRABALHO sexta-feira, 25/11/22 19:24 Diante dos retrocessos que a Portaria n. 16/2022 da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de ...
Top Fale conosco