Grupo de Trabalho

SINJUS conquista melhorias significativas na regulamentação da jornada de 8 horas no TJMG

sexta-feira, 17/10/25 19:42 Registro de uma reunião do Grupo de Trabalho da Jornada de 8 horas, em uma sala do TJMG com mesa retangular de madeira e sete pessoas sentadas debatendo. Estão presentes representantes do TJMG e o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, que gesticula enquanto fala. Ao fundo, uma tela exibe um documento com anotações.

Após mais de três horas e meia de intensas negociações nesta sexta-feira, dia 17 de outubro, o SINJUS-MG conseguiu avanços importantes na proposta de regulamentação da jornada de 8 horas para as servidoras e os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A proposta que foi construída prevê que parte das vagas dos editais será destinada às unidades com maior déficit de lotação e às unidades estratégicas, enquanto outra parte significativa será destinada aos demais servidores, independentemente da unidade de lotação.

A proposta do TJMG apresentada no início da reunião foi considerada péssima pelo SINJUS. O texto previa a distribuição de vagas para a jornada de 8 horas apenas em unidades judiciais com maior déficit de servidores, conforme a Resolução 219 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e naquelas consideradas estratégicas por projetos específicos da Presidência.

Além disso, em caso de haver mais interessados do que vagas disponíveis, a prioridade seria dada aos servidores mais novos no Tribunal. O objetivo era simplesmente gerar economia para a Administração, já que esses servidores recebem menores salários, desconsiderando o histórico de dedicação dos servidores nas classes mais avançadas e criando um mecanismo de seleção que iria gerar distorções e desvalorização da carreira.

 “A proposta inicial não atendia aos interesses da categoria e foi necessário um debate intenso para que conseguíssemos avanços reais. Não aceitaríamos uma regulamentação que utilizasse apenas critérios econômicos para definir quem teria direito à jornada estendida”, ressalta o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

A postura firme dos representantes sindicais durante a reunião foi fundamental para que a Administração do TJMG concordasse em reformular a proposta, incorporando os apontamentos defendidos pelo SINJUS. Com isso, o novo texto deverá contemplar uma divisão mais justa das vagas, equilibrando as necessidades das unidades e os interesses dos servidores.

Pelo novo consenso, parte das vagas dos editais será destinada às unidades com maior déficit de lotação ou consideradas estratégicas pela Presidência, e outra parte será aberta a servidores independentemente da unidade de lotação. Essa distribuição respeitará a proporcionalidade entre as classes de cada carreira, conforme previsto na Lei 23.478/2019, que organiza o quadro de pessoal do Judiciário mineiro. Essa mudança garante uma distribuição mais justa e equilibrada das oportunidades.

Outro ponto importante foi a alteração do critério de classificação. O novo texto vai estabelecer que, havendo mais interessados do que vagas disponíveis, terão prioridade aqueles com mais tempo na classe.

Teletrabalho não será vedado

Um aspecto importante a ser destacado é que o ato normativo, desde sua versão original, não veda a possibilidade de teletrabalho para quem optar pela jornada de 8 horas. Essa informação é relevante para os servidores que trabalham remotamente e desejam aderir à nova jornada, demonstrando que a modalidade pode ser conciliada com a ampliação da carga horária.

Próximos passos

Como encaminhamento da reunião, ficou definido que o TJMG irá redigir novamente a minuta da resolução com base no consenso estabelecido na reunião do GT. O texto será enviado aos sindicatos para análise e apontamentos nos próximos dias. A intenção do Tribunal é aprovar a regulamentação ainda em 2025.

A conquista obtida nesta sexta-feira é resultado direto da participação das servidoras e dos servidores nas reuniões ampliadas promovidas pelo SINJUS, que deram subsídios ao Sindicato para chegar à mesa de negociação com posições claras e fundamentadas nas necessidades reais da categoria.

“Esse avanço mostra a importância da organização sindical e da participação dos colegas nas discussões que afetam suas condições de trabalho. O SINJUS está participando ativamente da elaboração final do ato normativo e manterá a categoria informada sobre os desdobramentos. Para isso, já estamos organizando uma nova reunião ampliada, presencial e online, para debater com a categoria os detalhes dessa reunião do GT. Nesse encontro, também teremos uma palestra com especialista em saúde do trabalho, ampliando o escopo das discussões e cumprindo uma deliberação do Consinjus, que definiu a importância de incorporar esse tipo de conteúdo nas discussões sobre esse tema”, complementa Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS para se manter informado sobre os próximos debates e atividades envolvendo a regulamentação da jornada de 8 horas e outras pautas de interesse da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Ilustração digital da figura da Justiça, representada como uma mulher vendada segurando uma balança. A imagem é composta por linhas e pontos luminosos em tons de azul, criando um efeito futurista e tecnológico sobre um fundo escuro Câmara dos Deputados Fenajud participará de audiência pública que vai debater a Inteligência Artificial no Sistema de Justiça quinta-feira, 13/11/25 19:36 A Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) participará, da audiência pública ...
Grupo de pessoas integrantes de uma comitiva posam para foto em uma sala institucional durante visita oficial a autoridades do Paraguai. Todos estão alinhados em pé, formando uma fileira, vestidos de maneira formal, com painel de madeira e brasão ao fundo. Atuação internacional Fenajud integra comitiva em visita à Suprema Corte, ao Congresso e à Presidência do Paraguai quinta-feira, 13/11/25 19:21 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...
Foto de grupo do Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG reunido em área externa, diante de uma piscina e cercado por vegetação tropical. As participantes, em sua maioria mulheres, posam sorridentes para a foto, expressando união e alegria. Conteúdo textual: CONFRADAY - Núcleo das Mulheres celebra ano de encontros e fortalecimento. ConfraDay Núcleo das Mulheres celebra ano de encontros e fortalecimento quinta-feira, 13/11/25 13:46 A chuva quase atrapalhou, mas a vontade de encontrar e comemorar tudo que foi ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco