DIA DE LUTA

SINJUS CONVOCA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA PARA EVENTO DIA 21/9

sexta-feira, 17/09/21 18:06

De quem é a responsabilidade pela inclusão? Será das próprias Pessoas Com Deficiência (PCD)? Do Estado? E a pessoa sem deficiência, que papel tem nisso? No próximo dia 21 de setembro, será comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo dessa data é ressaltar a importância da inclusão e da acessibilidade em todos os espaços da nossa sociedade.

Por isso, nesse dia, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG vai promover uma live para debater e oferecer orientações sobre um ponto crucial da inclusão: como tornar as plataformas virtuais e as ferramentas de comunicação mais amigáveis para as PCDs. A transmissão será às 19h, no nosso canal do YouTube. Os membros do NPD que acompanharem ao vivo vão concorrer a um prêmio mais que especial (confira abaixo).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o País tinha 17,3 milhões de pessoas acima de dois anos com ao menos uma deficiência. Muitas vezes, esse universo de cidadãs e cidadãos têm os seus direitos restringidos devido a barreiras físicas ou sociais colocadas pelo restante da população.

Um dos espaços em que a falta de acessibilidade ainda é um obstáculo é nas comunicações on-line e no mundo digital. Diante desse cenário, a Live Especial do NPD vai debater formas e condutas para uma inclusão efetiva, seja no ambiente físico ou virtual. Pelo SINJUS, estarão presentes o coordenador-geral, Alexandre Pires, e a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro.

Convidadas especiais

Uma das convidadas para o bate-papo é a pesquisadora na área de soluções assistivas e inclusão para pessoas com deficiência e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Kelly Pinheiro. A terapeuta ocupacional e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento tem experiência em comunicação alternativa, soluções assistivas, educação inclusiva, exploração visual e inclusão digital.

Também participa da transmissão a presidente da Confederação Brasileira de Surdos e professora de Libras, Alvanir da Costa Melo Lima. A especialista vai falar um pouco da sua experiência como servidora do Ministério da Saúde e da contribuição na formulação de políticas públicas no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte (CMDPD/BH).

SORTEIO ESPECIAL PARA MEMBROS DO NPD

Além da informação de qualidade, as filiadas e os filiados membros do NPD que participarem ao vivo da transmissão na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, às 19h, vão concorrer a uma hospedagem durante final de semana na Pousada Verde Folhas. O pacote inclui acompanhante e ainda uma atividade de aventura para PCD. Para participar do sorteio, basta mandar uma mensagem no chat durante a transmissão. Lembramos que todas as lives do SINJUS contam com tradução em Libras e legendas.

Inclusão: responsabilidade de todas e todos

Avise os seus colegas, amigos e parentes. As orientações e informações que serão dadas na Live do NPD são úteis para todos, principalmente para as pessoas sem deficiência, que precisam saber como contribuir para o cotidiano das pessoas com deficiência, promovendo uma sociedade mais inclusiva.

PARTICIPE DA ENQUETE E CONCORRA A OUTROS PRÊMIOS ESPECIAIS

O SINJUS também está promovendo uma pesquisa para saber como pode aprimorar as suas iniciativas e como fundamentar melhor a luta por acessibilidade e inclusão no Judiciário mineiro. As respostas vão nortear os próximos passos do Sindicato.

Para recompensar a contribuição, vamos sortear os seguintes prêmios para os membros do NPD que preencherem o formulário no final desta página:

  1. Jantar com acompanhante no Restaurante Coco Bambu (Bairro Anchieta, em BH), com entrada, prato principal, sobremesa e bebida sem álcool.
  2. Jantar com acompanhante no restaurante Tradição da Roça (Jardim Riacho das Pedras, em Contagem/MG), com self-service com buffet diversificado e bebida sem álcool.
  3. Três vouchers de R$ 200 para um dos cursos em Libras do site Signa (gastronomia, design gráfico, edição de vídeos, língua americana de sinais, fotografia, finanças etc.). Caso a pessoa contemplada queira um curso com custo mais alto, ela poderá completar o restante do valor.
  4. Cinco vouchers de R$ 200 para compra de equipamentos na loja Ampla Visão (opções em teclado adaptado, aferidor de pressão, calculadora, bengalas, localizador inteligente, baralho em braile etc.). Caso a pessoa contemplada queira um equipamento com custo mais alto, ela poderá completar o restante do valor.

Na última pergunta do formulário, selecione dois prêmios aos quais pretende concorrer, dos quatro disponíveis, e boa sorte!

 

Notícias relacionadas

Fundo verde e em destaque ícones dos tipos de deficiência com a frase “A inclusão também depende de você”, e, à direita, a logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CAMPANHA DO SINJUS DESTACA A LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA segunda-feira, 13/09/21 20:29 Nesta semana, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG promove uma série de ações que buscam valorizar a luta por inclusão em nossa sociedade. Vários conteúdos informativos e de sensibilização serão publicados em nossas mídias até terça-feira, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
#ImagemAcessível: Imagem aérea de Brasília onde se vê o Congresso Nacional no centro da imagem e os ministérios de cada lado. CENÁRIO REFORMA ADMINISTRATIVA TEM CHANCES MÉDIAS NA CÂMARA E BAIXAS NO SENADO sexta-feira, 15/10/21 20:15 Foto: Commons Polêmica e criticada pela maioria das organizações ligadas ao funcionalismo público, a ...
Crianças e Livros: um encontro especial do SINJUS-MG sexta-feira, 15/10/21 09:03 Confira nossa live especial de Dia das Crianças. Tivemos contação de histórias, brincadeiras e ...
#ImagemAcessível: Montagem com fundo azul. Do lado esquerdo está o desenho de uma mão amarela segurando um saco de dinheiro. Do lado direito está a foto do advogado especialista em direito previdenciário, Abelardo Sapucaia: homem branco com olhos claros, calvo, vestindo terno preto com camisa branca e gravata rosa. Acima da foto está a logomarca do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS. Abaixo se encontra a logomarca da plataforma Google Meet. Conteúdo textual: Reforma da Previdência, 19 de outubro, terça-feira, às quinze dezesseis horas. APÓS REFORMA  REUNIÃO DO NAP VAI DETALHAR MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA  quinta-feira, 14/10/21 19:13 Na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, às 16h, o Núcleo de Aposentados e ...
Top Fale conosco