DIA DE LUTA

SINJUS CONVOCA PESSOAS COM E SEM DEFICIÊNCIA PARA EVENTO DIA 21/9

sexta-feira, 17/09/21 18:06

De quem é a responsabilidade pela inclusão? Será das próprias Pessoas Com Deficiência (PCD)? Do Estado? E a pessoa sem deficiência, que papel tem nisso? No próximo dia 21 de setembro, será comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo dessa data é ressaltar a importância da inclusão e da acessibilidade em todos os espaços da nossa sociedade.

Por isso, nesse dia, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG vai promover uma live para debater e oferecer orientações sobre um ponto crucial da inclusão: como tornar as plataformas virtuais e as ferramentas de comunicação mais amigáveis para as PCDs. A transmissão será às 19h, no nosso canal do YouTube. Os membros do NPD que acompanharem ao vivo vão concorrer a um prêmio mais que especial (confira abaixo).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o País tinha 17,3 milhões de pessoas acima de dois anos com ao menos uma deficiência. Muitas vezes, esse universo de cidadãs e cidadãos têm os seus direitos restringidos devido a barreiras físicas ou sociais colocadas pelo restante da população.

Um dos espaços em que a falta de acessibilidade ainda é um obstáculo é nas comunicações on-line e no mundo digital. Diante desse cenário, a Live Especial do NPD vai debater formas e condutas para uma inclusão efetiva, seja no ambiente físico ou virtual. Pelo SINJUS, estarão presentes o coordenador-geral, Alexandre Pires, e a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro.

Convidadas especiais

Uma das convidadas para o bate-papo é a pesquisadora na área de soluções assistivas e inclusão para pessoas com deficiência e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Kelly Pinheiro. A terapeuta ocupacional e mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento tem experiência em comunicação alternativa, soluções assistivas, educação inclusiva, exploração visual e inclusão digital.

Também participa da transmissão a presidente da Confederação Brasileira de Surdos e professora de Libras, Alvanir da Costa Melo Lima. A especialista vai falar um pouco da sua experiência como servidora do Ministério da Saúde e da contribuição na formulação de políticas públicas no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte (CMDPD/BH).

SORTEIO ESPECIAL PARA MEMBROS DO NPD

Além da informação de qualidade, as filiadas e os filiados membros do NPD que participarem ao vivo da transmissão na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, às 19h, vão concorrer a uma hospedagem durante final de semana na Pousada Verde Folhas. O pacote inclui acompanhante e ainda uma atividade de aventura para PCD. Para participar do sorteio, basta mandar uma mensagem no chat durante a transmissão. Lembramos que todas as lives do SINJUS contam com tradução em Libras e legendas.

Inclusão: responsabilidade de todas e todos

Avise os seus colegas, amigos e parentes. As orientações e informações que serão dadas na Live do NPD são úteis para todos, principalmente para as pessoas sem deficiência, que precisam saber como contribuir para o cotidiano das pessoas com deficiência, promovendo uma sociedade mais inclusiva.

PARTICIPE DA ENQUETE E CONCORRA A OUTROS PRÊMIOS ESPECIAIS

O SINJUS também está promovendo uma pesquisa para saber como pode aprimorar as suas iniciativas e como fundamentar melhor a luta por acessibilidade e inclusão no Judiciário mineiro. As respostas vão nortear os próximos passos do Sindicato.

Para recompensar a contribuição, vamos sortear os seguintes prêmios para os membros do NPD que preencherem o formulário no final desta página:

  1. Jantar com acompanhante no Restaurante Coco Bambu (Bairro Anchieta, em BH), com entrada, prato principal, sobremesa e bebida sem álcool.
  2. Jantar com acompanhante no restaurante Tradição da Roça (Jardim Riacho das Pedras, em Contagem/MG), com self-service com buffet diversificado e bebida sem álcool.
  3. Três vouchers de R$ 200 para um dos cursos em Libras do site Signa (gastronomia, design gráfico, edição de vídeos, língua americana de sinais, fotografia, finanças etc.). Caso a pessoa contemplada queira um curso com custo mais alto, ela poderá completar o restante do valor.
  4. Cinco vouchers de R$ 200 para compra de equipamentos na loja Ampla Visão (opções em teclado adaptado, aferidor de pressão, calculadora, bengalas, localizador inteligente, baralho em braile etc.). Caso a pessoa contemplada queira um equipamento com custo mais alto, ela poderá completar o restante do valor.

Na última pergunta do formulário, selecione dois prêmios aos quais pretende concorrer, dos quatro disponíveis, e boa sorte!

 

Notícias relacionadas

Fundo verde e em destaque ícones dos tipos de deficiência com a frase “A inclusão também depende de você”, e, à direita, a logo do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL CAMPANHA DO SINJUS DESTACA A LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA segunda-feira, 13/09/21 20:29 Nesta semana, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG promove uma série de ações que buscam valorizar a luta por inclusão em nossa sociedade. Vários conteúdos informativos e de sensibilização serão publicados em nossas mídias até terça-feira, ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco