NÃO À PEC EMERGENCIAL

SINJUS E ENTIDADES ENVIAM CARTA A RODRIGO PACHECO

quarta-feira, 24/02/21 19:19

O SINJUS-MG e outras 11 entidades representantes dos servidores públicos mineiros enviaram nessa terça-feira, dia 23 de fevereiro, uma carta ao presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), solicitando que a PEC 186/2019, a PEC Emergencial, seja retirada da pauta. No documento, é destacado que a proposta contém uma série de dispositivos que vão precarizar a carreira dos servidores e também os serviços básicos disponíveis à população brasileira. Por isso, as entidades apresentaram alternativas que podem aumentar a arrecadação, como o combate à sonegação fiscal e a taxação de grandes fortunas, aquelas de pessoas que possuem mais de R$ 22 milhões de patrimônio.

Rodrigo Pacheco foi eleito senador por Minas Gerais em 2018 e assumiu a Presidência do Senado em 2021. Representantes sindicais já se reuniram com o parlamentar e discutiram o tema, mas as entidades decidiram reforçar a solicitação diante da possibilidade de votação da PEC Emergencial nos próximos dias.

Na carta, é ressaltado que o congelamento de salários e carreiras por prazo indeterminado vai impor perdas irreparáveis ao poder de compras dos servidores públicos. A consequência será a redução da atividade econômica e também da arrecadação de municípios, estados e União.

As entidades sindicais também alertaram o presidente do Senado de que a tramitação de uma proposta dessa complexidade em um período de pandemia impede a efetiva participação popular nos debates.

Vale lembrar que o texto substitutivo apresentado pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC) também retira o valor mínimo que deve ser investido pelos entes federativos em saúde e em educação. Um grande retrocesso e um risco à toda a sociedade e ao desenvolvimento do Brasil.

Entidades apresentam alternativas estruturais

O SINJUS e as 11 entidades sindicais mineiras reafirmaram a Rodrigo Pacheco que há alternativas mais eficazes e estruturantes para evitar possíveis crises fiscais no País. No documento, propõe-se atacar o problema sob a ótica da eficiência e da justiça na arrecadação e na área tributária.

Assim, foram defendidas medidas que promovam o incentivo à atividade produtiva, o combate à sonegação e à evasão fiscal, o fim de isenções tributárias e a regulamentação da taxação de grandes fortunas.

Desmembramento do auxílio emergencial

Cientes da necessidade de um suporte imediato para aqueles que sofrem com o desemprego neste momento de pandemia, as entidades pediram ainda o desmembramento do artigo 3º do substitutivo da PEC Emergencial. O dispositivo trata da prorrogação do auxílio emergencial. Assim, esse item específico poderia ser votado o mais breve possível, afim de garantir meios de subsistência para os mais pobres.

Já a parte que trata de mudanças drásticas no funcionalismo público e nos direitos fundamentais dos cidadãos deveria ir à apreciação em um outro momento, depois de ser amplamente discutida com a população.

Assinaram o documento enviado ao presidente do Senado, além do SINJUS, a Affemg, a Ansemp, a CSPB, a Fenamp, a NCST/MG, o Serjusmig, o Sindafa-MG, o Sindalemg, o Sindifisco-MG, o Sindsemp/MG e o Sintc-MG.

Uma carta similar a essa será enviada pelo SINJUS aos senadores mineiros Antonio Anastasia (PSD) e Carlos Viana (PSD).

LIVE DO SINJUS VAI DISCUTIR OS RISCO DA PEC EMERGENCIAL

A Live do SINJUS #4 vai analisar ponto a ponto o substitutivo do relator da PEC Emergencial e seus impactos no funcionalismo público mineiro. O diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Wagner Ferreira, e o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, vão debater a proposta com o presidente do Sindifisco-MG, Marco Couto, e com o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MG, Nazário Nicolau. A transmissão será nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, às 19h, no Canal do SINJUS-MG no YouTube. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.

Notícias relacionadas

PEC EMERGENCIAL PEC 186 EM PAUTA NO SENADO NA 5ª: LIVE DEBATE RISCOS terça-feira, 23/02/21 10:57 Como vem sendo divulgado reiteradamente pelo SINJUS-MG, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019, a PEC Emergencial, deve ser votada no Plenário do Senado, nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. Ao que tudo indica, o relatório da proposta já ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Há duas fotos onde há mulheres e homens enfileirados em corredores da unidade CEOP do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, eles estão ouvindo os dirigentes sindicais do SINJUS-MG. Estão representando o Sindicato: Alexandre Pires, coordenador-geral, Felipe Rodrigues, diretor de Assuntos Jurídicos, Janaína Torres, diretora de Aposentados e Pensionistas, Alexandre Gomes, diretor de Imprensa e Comunicação e Jonas Araújo, diretor de . Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. MOBILIZAÇÃO SINJUS INICIA SÉRIE DE REUNIÕES SETORIAIS PARA LEVAR INFORMAÇÕES À CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:48 Os dirigentes do SINJUS-MG iniciaram nesta quinta-feira, 18 de abril, uma série de visitas ...
Fotografia do candidato à Presidência do órgão, o desembargador Maurício Torres Soares, um homem de pele clara, cabelos grisalhos e com vestimenta social, terno preto, camisa branca, gravata preta com círculos brancos, em uma sala com fundo de madeira, sentado em uma poltrona preta. ELEIÇÕES NO TJMG III CANDIDATO MAURÍCIO SOARES SE COMPROMETE A DIALOGAR E NEGOCIAR AS PAUTAS DA CATEGORIA quinta-feira, 18/04/24 18:14 As pautas de interesse dos servidores serão tratadas e negociadas por meio do diálogo ...
Fotografia da candidata à Presidência do TJMG, Áurea Brasil (mulher de pele clara, cabelos castanhos longos sorrindo e usando batom vermelho, colar de pérolas e blusa preta). ELEIÇÕES NO TJMG II CANDIDATA ÁUREA BRASIL PRETENDE INCENTIVAR O TELETRABALHO NO JUDICIÁRIO MINEIRO quarta-feira, 17/04/24 18:25 O incentivo ao teletrabalho, garantida a sua compatibilidade com a eficiência judiciária e jurisdicional, ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco