Representação

SINJUS e entidades mineiras avançam em proposta de reestruturação do sistema sindical

sexta-feira, 24/03/23 17:43 imagem de uma mesa diretiva composta de homens e mulheres durante uma reunião com destaque para o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues (homem de pele clara, cabelo e barba castanhos, calça preta, camisa azul e óculos), que está de pé falando para a plateia.

Nessa quinta-feira, dia 23 de março, aconteceu uma reunião com diversos sindicatos de Minas Gerais na sede da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas Gerais (Fettrominas). O encontro teve como objetivo construir e aprovar uma carta conjunta contendo uma proposta alternativa de reestruturação do sistema sindical. O documento será entregue ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Compareceram à reunião representando o SINJUS-MG o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, e o diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes. Eles participaram dos debates acerca do documento com mais de 40 outros representantes de sindicatos de todo o estado. O sindicalista e deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) também participou dos trabalhos, discorreu sobre o tema e tirou dúvidas dos presentes.

O diretor do SINJUS Felipe Rodrigues foi convidado para compor a mesa dos mediadores do evento e falou sobre a importância do documento e da união dos sindicatos neste momento.

“O momento é oportuno para uma reavaliação de todo o sistema sindical brasileiro, pois, desde o desmonte causado pela reforma trabalhista, é a primeira oportunidade em que temos um governo federal disposto a dialogar com representantes do movimento sindical. No entanto, esse diálogo precisa ser amplo e contemplar a maior amplitude possível das organizações dos trabalhadores. Nós do SINJUS seremos propositivos nesse debate e convidaremos outras entidades de servidores para contribuírem também.”, pontuou Felipe Rodrigues.

Alexandre Gomes, diretor, e Ana Paula Ferreira, advogada do SINJUS

Uma reforma sindical bem projetada pode ajudar os sindicatos a melhorar a representação dos trabalhadores e servidores. Como consequência, teremos relações de trabalho mais harmônicas tanto na iniciativa privada quanto na administração pública. Além disso, os sindicatos têm muito a contribuir com políticas voltadas para a valorização do trabalhador e com a geração de emprego e renda”, ressalta Alexandre Gomes.

Após as discussões e o esclarecimento das dúvidas, o documento foi aprovado por unanimidade. Alguns pontos centrais da carta referem-se a:

  • recuperação, fortalecimento e avanço da estrutura do Ministério do Trabalho e Emprego;
  • alteração da Lei de Greve com regras claras e factíveis, e regulamentação específica para o setor público;
  • manutenção da pirâmide de representação sindical de forma que privilegie os sindicatos, garantindo sua autonomia;
  • basta na terceirização ampla, tanto no setor privado quanto no setor público.
  • regulamentação da negociação coletiva no âmbito do serviço público, fazendo cumprir a Convenção 151 da OIT.

Além dos alinhamentos já definidos, os sindicatos podem indicar pontos específicos que não tenham sido contemplados na carta até esta segunda-feira, dia 27 de março. Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos dessa frente de atuação e os demais assuntos de interesse dos servidores.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem de uma reunião em uma mesa branca em formato circular com um grupo de aproximadamente quinze pessoas. Em primeiro plano há um notebook, um homem de óculos lendo um documento e ao fundo janelas abertas iluminando a sala com luz solar.
REPRESENTATIVIDADE SINJUS E DEMAIS ENTIDADES PREPARAM PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA A REFORMA SINDICAL terça-feira, 21/03/23 15:56 Na última quinta-feira, dia 16 de março, o SINJUS-MG reuniu-se com outras cerca de 20 entidades para estudar alternativas à proposta de reforma sindical que está sendo estudada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O Sindicato é contra, entre ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Há duas pessoas, um homem negro e uma mulher branca em trajes sociais em frente ao computador. O ambiente está escuro, iluminado somente pelo monitor, há vários computadores em bancadas com cadeiras vazias em frente. Conteúdo textual: Plantão de habeas corpus - TJMG realiza pagamentos apenas para plantões realizados até 2023 e sindicatos criticam falta de transparência. PLANTÃO DE HABEAS CORPUS TJMG REALIZA PAGAMENTOS APENAS PARA PLANTÕES REALIZADOS ATÉ 2023 E SINDICATOS CRITICAM FALTA DE TRANSPARÊNCIA sexta-feira, 12/04/24 18:50 O SINDOJUS/MG, o SERJUSMIG e o SINJUS-MG informam que a administração do Tribunal de ...
Imagem Acessível: Vista aérea do espaço de convivência na sede do TJMG, um lugar amplo, com muitos canteiros verdes em formatos orgânicos, gazebos e bem iluminado. Conteúdo textual: PRIORIDADES? - TJ REFORMULA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, MAS CONDIÇÕES PREDIAIS CONTINUAM INADEQUADAS. PRIORIDADES? TJ REFORMULA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, MAS CONDIÇÕES PREDIAIS CONTINUAM INADEQUADAS sexta-feira, 12/04/24 17:39 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou, nesta quinta-feira, 11 de abril, ...
TRANSPARÊNCIA AGO APROVA CONTAS DE 2023 E ORÇAMENTO 2024 DO SINJUS sexta-feira, 12/04/24 17:32 As filiadas e os filiados ao SINJUS-MG aprovaram, por unanimidade, nesta sexta-feira, dia 12 ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco