NOVO PRESIDENTE

SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG

terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo.
Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG

Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024-2026. Os dirigentes do SINJUS-MG e do SERJUSMIG estiveram presentes na solenidade, que contou com diversas autoridades, entre elas os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal.

Em seu discurso, o novo presidente do TJMG sinalizou para uma gestão voltada para uma maior virtualização do Judiciário. “Partiremos para a automação de diversos atos de secretarias, liberando os servidores e as servidoras para outras funções e proporcionando agilidade. Na mesma direção, a instituição das centrais de processamento eletrônico permitirá o cumprimento remoto de atos processuais […]. São muitas as possibilidades derivadas da tecnologia no Judiciário, mas não podemos nos esquecer de que nada substituirá o engenho humano. Nosso maior patrimônio são as juízas e os juízes, as servidoras e os servidores. Jamais poderemos prescindir dessa força qualificada de trabalho que orgulha Minas Gerais e o País”, afirmou Corrêa Junior.

Rui Viana (Serjusmig) e os diretores do SINJUS Alexandre Pires e Felipe Rodrigues

Em outro momento, o chefe do Poder Judiciário em Minas Gerais pelos próximos dois anos complementou: “é dever da Administração, portanto, valorizar a magistratura e o corpo de servidores da nossa instituição”.

Pelo SINJUS, acompanharam a solenidade o coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. O SERJUSMIG foi representado pelo seu 1º vice-presidente, Rui Viana.

“Na gestão anterior, enfrentamos muitos obstáculos e grande frustração devido ao descumprimento de direitos essenciais da categoria. Por isso, esperamos que o presidente Corrêa Junior traga uma nova postura à Administração do Tribunal, baseada na boa-fé negocial e no respeito aos compromissos assumidos. O SINJUS e o SERJUSMIG estão prontos para colaborar na construção de soluções que visem à valorização do servidor e à melhora da prestação jurisdicional”, reafirma Alexandre Pires.

Também tomaram posse e passam a compor a Direção do TJMG o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich.

Direitos dos servidores

Na tarde desta segunda-feira, antes da cerimônia de posse, o novo presidente do TJMG concedeu entrevista coletiva aos veículos de imprensa. Na ocasião, o Jornalismo do SINJUS o questionou sobre a postura que pretende adotar em relação às demandas dos servidores, visto que a gestão anterior terminou sob protestos denunciando acordos descumpridos.

“Nosso objetivo é dialogar com todos os setores da sociedade civil, o que inclui as associações e sindicatos de classe, com um diálogo franco e com a exposição de números, buscando essa verdadeira parceria. Eu tenho certeza de que os próprios servidores, que são o nosso maior patrimônio e que são imprescindíveis para a prestação de serviço, conhecendo a realidade do Poder Judiciário, vão ser parceiros e estarão ao nosso lado na Administração”, respondeu Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

A promessa de estabelecer uma relação direta com os Sindicatos também foi declarada por Corrêa Junior no período eleitoral, quando ainda era candidato. Na época, o magistrado afirmou que um dos seus compromissos é o de estabelecer uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base dos servidores no mesmo exercício de sua instituição. Vale destacar que a Data-Base 2024 já está vencida e que inclusive o seu índice já foi aprovado pelo Órgão Especial.

“Já temos uma reunião marcada com o novo presidente do Tribunal nesta quarta-feira e esperamos que desde já ele se mostre disposto a resolver as demandas e os acordos relativos aos direitos dos servidores deixados de lado pela gestão anterior”, ressalta Felipe Rodrigues.

Eleições no TJMG

O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024-2026 no dia 22 de abril. As eleições foram decididas em segundo turno, quando o magistrado obteve 77 votos contra 72 votos do desembargador Maurício Torres Soares.

 Currículo

O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, atual corregedor-geral de Justiça, é natural do Rio de Janeiro e bacharel em Direito pela UERJ. Aprovado em concurso público de Provas e Títulos para a Magistratura do Estado de Minas Gerais em abril de 1992, foi juiz substituto nas comarcas de Varginha, Pedra Azul, Itamonte, Açucena e Teófilo Otoni – 1992 a 1996. Foi promovido por merecimento para a Comarca de Três Pontas – 1996 a 1998; promovido por antiguidade para a Segunda Vara Cível da Comarca de Lavras – 1998 a 2002; e promovido por merecimento para a Comarca de Belo Horizonte – 2002. Foi juiz da 331ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão de Propaganda da Capital; juiz coordenador do Juizado Especial das Relações de Consumo de Belo Horizonte – 2002 a 2003; juiz titular da 25ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte – 2004; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, nas gestões dos corregedores Roney Oliveira e José Francisco Bueno – 2004 a 2008; juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte – 2007 a 2008; juiz da 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado; juiz membro da 7ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Belo Horizonte – 2002 a 2012; e membro do grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador do TJMG em outubro de 2012.

Notícias relacionadas

Na imagem há um homem branco, de cabelos curtos e castanhos, ele está vestido com terno e gravata e fala ao microfone.
DIÁLOGO APÓS SOLICITAÇÕES DO SERJUSMIG E DO SINJUS, NOVO PRESIDENTE DO TJ AGENDA REUNIÃO terça-feira, 25/06/24 18:46 Em resposta aos ofícios do SERJUSMIG e do SINJUS-MG, o presidente eleito do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, agendou uma reunião com os representantes da categoria para a primeira semana da nova gestão. O encontro está ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Card informativo com fundo em tons de rosa e laranja, contendo elementos carnavalescos, como máscara, pandeiro e glitter. No topo, um ícone de alerta e o título “Comunicado – Recesso”. O texto informa que os atendimentos presenciais e online do sindicato estarão suspensos de 16 a 18 de fevereiro, devido ao Carnaval e à Quarta-feira de Cinzas, com retorno em 19 de fevereiro. Na parte inferior, está o logo do SINJUS MG assinando o comunicado. Aviso Atendimento do SINJUS estará suspenso durante o recesso de Carnaval quinta-feira, 12/02/26 17:19 O SINJUS-MG informa que os atendimentos presenciais e virtuais, via telefone, WhatsApp, e-mail e ...
Imagem Acessível: A imagem retrata o Carnaval do NAP do SINJUS-MG, que levou muita alegria e descontração às ruas de Belo Horizonte. O registro mostra os participantes em um trenzinho colorido e iluminado, vestindo fantasias criativas e com adereços carnavalescos, como máscaras, chapéus e flores. Com o tema “Trenzinho da Alegria”, o passeio percorreu diversos pontos da capital, se mostrando uma celebração marcante que reafirma a vitalidade e o engajamento dos aposentados do SINJUS. Trenzinho da Alegria Carnaval do NAP percorre pontos de BH em clima de folia quinta-feira, 12/02/26 17:06 O Carnaval do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG  foi, mais uma ...
Imagem Acessível: Com fundo amarelo vibrante e elementos gráficos que remetem ao aprendizado do idioma — como desenhos de livros, palavras em espanhol e símbolos. Conteúdo textual: NOVAS TURMAS! Turmas de nível básico, intermediário e conversação, SEMPRE ÀS TERÇAS-FEIRAS. Matricule-se Aprenda um novo idioma com o curso de espanhol do SINJUS quarta-feira, 11/02/26 12:36 Há 18 anos, o SINJUS-MG mantém parceria com a Casa Latina, que oferta cursos ...

Convênios

ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco