NOVO PRESIDENTE

SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG

terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo.
Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG

Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024-2026. Os dirigentes do SINJUS-MG e do SERJUSMIG estiveram presentes na solenidade, que contou com diversas autoridades, entre elas os chefes dos Poderes Executivo e Legislativo estadual e municipal.

Em seu discurso, o novo presidente do TJMG sinalizou para uma gestão voltada para uma maior virtualização do Judiciário. “Partiremos para a automação de diversos atos de secretarias, liberando os servidores e as servidoras para outras funções e proporcionando agilidade. Na mesma direção, a instituição das centrais de processamento eletrônico permitirá o cumprimento remoto de atos processuais […]. São muitas as possibilidades derivadas da tecnologia no Judiciário, mas não podemos nos esquecer de que nada substituirá o engenho humano. Nosso maior patrimônio são as juízas e os juízes, as servidoras e os servidores. Jamais poderemos prescindir dessa força qualificada de trabalho que orgulha Minas Gerais e o País”, afirmou Corrêa Junior.

Rui Viana (Serjusmig) e os diretores do SINJUS Alexandre Pires e Felipe Rodrigues

Em outro momento, o chefe do Poder Judiciário em Minas Gerais pelos próximos dois anos complementou: “é dever da Administração, portanto, valorizar a magistratura e o corpo de servidores da nossa instituição”.

Pelo SINJUS, acompanharam a solenidade o coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. O SERJUSMIG foi representado pelo seu 1º vice-presidente, Rui Viana.

“Na gestão anterior, enfrentamos muitos obstáculos e grande frustração devido ao descumprimento de direitos essenciais da categoria. Por isso, esperamos que o presidente Corrêa Junior traga uma nova postura à Administração do Tribunal, baseada na boa-fé negocial e no respeito aos compromissos assumidos. O SINJUS e o SERJUSMIG estão prontos para colaborar na construção de soluções que visem à valorização do servidor e à melhora da prestação jurisdicional”, reafirma Alexandre Pires.

Também tomaram posse e passam a compor a Direção do TJMG o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi; e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich.

Direitos dos servidores

Na tarde desta segunda-feira, antes da cerimônia de posse, o novo presidente do TJMG concedeu entrevista coletiva aos veículos de imprensa. Na ocasião, o Jornalismo do SINJUS o questionou sobre a postura que pretende adotar em relação às demandas dos servidores, visto que a gestão anterior terminou sob protestos denunciando acordos descumpridos.

“Nosso objetivo é dialogar com todos os setores da sociedade civil, o que inclui as associações e sindicatos de classe, com um diálogo franco e com a exposição de números, buscando essa verdadeira parceria. Eu tenho certeza de que os próprios servidores, que são o nosso maior patrimônio e que são imprescindíveis para a prestação de serviço, conhecendo a realidade do Poder Judiciário, vão ser parceiros e estarão ao nosso lado na Administração”, respondeu Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior.

A promessa de estabelecer uma relação direta com os Sindicatos também foi declarada por Corrêa Junior no período eleitoral, quando ainda era candidato. Na época, o magistrado afirmou que um dos seus compromissos é o de estabelecer uma política de execução orçamentária que viabilize a quitação da Data-Base dos servidores no mesmo exercício de sua instituição. Vale destacar que a Data-Base 2024 já está vencida e que inclusive o seu índice já foi aprovado pelo Órgão Especial.

“Já temos uma reunião marcada com o novo presidente do Tribunal nesta quarta-feira e esperamos que desde já ele se mostre disposto a resolver as demandas e os acordos relativos aos direitos dos servidores deixados de lado pela gestão anterior”, ressalta Felipe Rodrigues.

Eleições no TJMG

O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o biênio 2024-2026 no dia 22 de abril. As eleições foram decididas em segundo turno, quando o magistrado obteve 77 votos contra 72 votos do desembargador Maurício Torres Soares.

 Currículo

O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, atual corregedor-geral de Justiça, é natural do Rio de Janeiro e bacharel em Direito pela UERJ. Aprovado em concurso público de Provas e Títulos para a Magistratura do Estado de Minas Gerais em abril de 1992, foi juiz substituto nas comarcas de Varginha, Pedra Azul, Itamonte, Açucena e Teófilo Otoni – 1992 a 1996. Foi promovido por merecimento para a Comarca de Três Pontas – 1996 a 1998; promovido por antiguidade para a Segunda Vara Cível da Comarca de Lavras – 1998 a 2002; e promovido por merecimento para a Comarca de Belo Horizonte – 2002. Foi juiz da 331ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão de Propaganda da Capital; juiz coordenador do Juizado Especial das Relações de Consumo de Belo Horizonte – 2002 a 2003; juiz titular da 25ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte – 2004; juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, nas gestões dos corregedores Roney Oliveira e José Francisco Bueno – 2004 a 2008; juiz diretor do Foro da Comarca de Belo Horizonte – 2007 a 2008; juiz da 4ª Vara de Feitos Tributários do Estado; juiz membro da 7ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Belo Horizonte – 2002 a 2012; e membro do grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador do TJMG em outubro de 2012.

Notícias relacionadas

Na imagem há um homem branco, de cabelos curtos e castanhos, ele está vestido com terno e gravata e fala ao microfone.
DIÁLOGO APÓS SOLICITAÇÕES DO SERJUSMIG E DO SINJUS, NOVO PRESIDENTE DO TJ AGENDA REUNIÃO terça-feira, 25/06/24 18:46 Em resposta aos ofícios do SERJUSMIG e do SINJUS-MG, o presidente eleito do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, agendou uma reunião com os representantes da categoria para a primeira semana da nova gestão. O encontro está ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sob um fundo cinza, a imagem mostra uma bola de demolição rotulada com RRF destruindo uma parede contendo a imagem da bandeira de Minas Gerais, enquanto uma multidão de silhuetas levanta os braços em forma de protesto. A parede está rachada e quebrada, sugerindo que está sendo demolida. MOMENTO DECISIVO ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA BARRAR APROVAÇÃO DO RRF NA 2ªF., 15/7 sexta-feira, 12/07/24 18:35 O prazo de suspensão do pagamento da dívida mineira com a União termina na ...
Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo. EQUIDADE SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais sexta-feira, 12/07/24 08:51 O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
A imagem mostra um consultório médico onde um profissional da saúde em quiropraxia , que aparentemente é médico ou fisioterapeuta, está examinando um menino sem camisa. Em primeiro plano, há um modelo anatômico de uma coluna vertebral em cima de uma mesa ao lado se vê uma montagem digital de um braço segurando um raio x por prendedor metálico. Ao fundo, pode-se ver cartazes com ilustrações do corpo humano na parede. O profissional está de óculos e parece estar focado na avaliação do paciente. BENEFÍCIOS CONHEÇA OS NOVOS CONVÊNIOS NA ÁREA DA SAÚDE FIRMADOS PELO SINJUS quinta-feira, 11/07/24 17:30 Quem nunca sofreu com aquela dor no corpo que limita os movimentos? Ou precisou ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco