ATUAÇÃO SINDICAL

SINJUS INTENSIFICA ARTICULAÇÃO PELA DATA-BASE 2024 NO RETORNO DOS TRABALHOS NA ALMG

quarta-feira, 29/01/25 19:03 A imagem apresenta um design gráfico relacionado à campanha "Data-Base 2024" do SINJUS-MG. O destaque visual é um emblema com um punho cerrado, símbolo de luta sindical, e a inscrição "Data-Base 2024" em vermelho e branco. Abaixo, há um indicador de carregamento parcialmente preenchido com a palavra "Carregando...", sugerindo um processo em andamento. O fundo exibe a fachada da ALMG. O texto em destaque informa que o SINJUS está intensificando sua articulação pela Data-Base 2024 diante do retorno dos trabalhos na ALMG.

Com a proximidade do fim do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o SINJUS-MG já está atuando para garantir que o Projeto de Lei (PL) da Data-Base 2024 dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tenha uma rápida tramitação. Além de terem intensificado o diálogo com deputadas e deputados estaduais, na última reunião da Mesa de Negociações, os dirigentes do Sindicato também cobram que a Presidência do Tribunal faça interlocução diretamente com a Mesa da ALMG.

Essa articulação tem como objetivo acelerar o trâmite do PL da Data-Base 2024 e evitar que a proposta fique emperrada em comissões ou seja postergada por questões políticas. A estratégia do SINJUS-MG inclui a construção de um ambiente favorável para que o projeto tenha prioridade assim que os trabalhos na Assembleia forem iniciados no dia 3 de fevereiro, próxima segunda-feira.

“Todos da Diretoria do SINJUS estão empenhados, buscando apoio dos parlamentares para agilizar a tramitação da Data-Base, mas a força do Sindicato vem do engajamento das servidoras e dos servidores. Por isso, assim que a ALMG retomar os trabalhos, a mobilização será essencial. Precisamos nos unir, enviar mensagens nas redes sociais e marcar presença nas galerias para cobrar dos deputados o compromisso com a nossa categoria”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Um dos argumentos utilizados pelos dirigentes do Sindicato nas conversas com as deputadas e os deputados é o balanço fiscal positivo do estado. Nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro, o governador de Minas anunciou um superávit de R$ 5 bilhões nas contas públicas em 2024, confirmando que há condições financeiras para garantir o direito à reposição inflacionária dos servidores.

Tramitação na ALMG

Como o PL da Data-Base 2024 foi enviado somente no dia 19 de dezembro, na véspera do recesso parlamentar, a matéria ainda precisa ser recepcionada durante uma reunião plenária. Em seguida, inicia-se a tramitação que exige análise em três comissões antes de ser levado ao Plenário para discussão e votação. O projeto precisará ser aprovado nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração Pública (CAP) e de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

Além disso, um desafio adicional é que os trabalhos na ALMG vão retornar com a pauta trancada à espera da apreciação de todos os vetos editados pelo governador. Somente após a votação desses é que as votações ordinárias no Plenário da ALMG serão retomadas.

“Esse cenário exige ainda mais articulação para garantir que o PL da Data-Base dos servidores do TJMG não seja prejudicado por disputas políticas. Nesse sentido, estamos monitorando de perto as movimentações no Legislativo; não só a referente ao nosso projeto, mas também as relacionadas a outras matérias que podem prejudicar uma rápida tramitação”, complementa o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informando sobre a tramitação do PL da Data-Base 2024, sobre a agenda de votações na ALMG e também em relação às mobilizações para garantir esse direito.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Mesa de Negociações Atuação sindical garante avanços na primeira reunião do ano segunda-feira, 27/01/25 19:16 Após incisivas cobranças por parte dos representantes do SINJUS-MG e do SERJUSMIG, a reunião bimestral da Mesa de Negociações entre Sindicatos e a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que estava marcada para fevereiro, foi antecipada ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra quatro representantes sindicais posando lado a lado no centro do plenário da Câmara dos Deputados, durante uma audiência. Eles estão vestidos formalmente, com expressões sérias e engajadas. Ao fundo, é possível ver parlamentares e outros participantes sentados, além de uma tela com transmissão da audiência. O destaque da imagem é o texto: “Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara”. articulação Reforma Administrativa em foco: Fenajud e Sindicatos marcam presença em audiência na Câmara quinta-feira, 03/07/25 14:58 A presença das Entidades da Justiça Estadual reforçam a defesa do serviço público e ...
VIAGEM O CARIBE TE ESPERA! JUNTE-SE AO NAP EM UM CRUZEIRO ESPECIAL quarta-feira, 02/07/25 16:17 *MATÉRIA ATUALIZADA EM 3 DE JUNHO, ÀS 9H30 Imagine navegar por águas azul-turquesa, conhecer ...
A imagem exibe a fachada do prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com destaque para a entrada principal, o nome da instituição em letras metálicas e bandeiras hasteadas ao fundo. Em primeiro plano, há um selo com a frase “TJMG, direitos em dia é obrigação”, representando o mote da campanha. DESCASO CULTURA DO ATRASO INSTITUCIONALIZADA PELO TJMG DESVALORIZA E DESMOTIVA OS SERVIDORES segunda-feira, 30/06/25 18:53 Contrariando as diretrizes de uma boa gestão pública, que envolve eficiência, transparência, planejamento, responsabilidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35% ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco