INCANSÁVEL

SINJUS-MG CHEGA AOS 35 ANOS COMO REFERÊNCIA DE LUTA E REPRESENTATIVIDADE

quarta-feira, 05/06/24 14:38

A Queda do Muro de Berlim, a primeira eleição presidencial brasileira pós-ditadura militar, a criação de um mecanismo legal para punir o racismo, a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, a maior greve geral da história do Brasil. Todos esses marcos mostram a importância de 1989 como um ano de grandes transformações políticas, sociais e culturais ao redor do mundo. E foi também nesse ano que nasceu o SINJUS-MG. 

O surgimento foi o primeiro grande desafio já que, nesse período, os movimentos sindicais estavam apenas começando a ganhar força no país com a redemocratização.

“Os primeiros dirigentes enfrentaram dificuldades para conquistar reconhecimento, mas sabiam da importância de defender os direitos dos servidores do Judiciário mineiro e isso os impulsionou a seguir em frente. Foi um momento de coragem e união”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

 Vencida essa etapa, mais batalhas: pelo primeiro reajuste, pela criação do plano de carreiras, pelo Auxílio-Alimentação, pelo Adicional de Desempenho (ADE), pela Lei da Data-Base, pelo Auxílio-Saúde e pelo Auxílio-Transporte, e muitas outras que se transformaram em conquistas, em direitos. Não sem muita luta, já que a trajetória do Sindicato também é marcada por paralisações. Entre os destaques, estão a primeira greve em 2009, a greve de fome em 2011, e a histórica greve conjunta de 42 dias em 2013. 

A história da entidade também envolve a criação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud): o SINJUS foi um dos sindicatos fundadores da Federação, que é uma das mais atuantes do país no âmbito do Poder Judiciário. 

Outro marco importante foi a eleição de um sindicalista para o Poder Legislativo Municipal. Em 2022, o atual diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS-MG, Wagner Ferreira, assumiu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte. A conquista foi mais um passo no projeto de ampliação da representação política que vem sendo construído pelos servidores do Judiciário mineiro. O objetivo é chegar à Assembleia Legislativa nas eleições de 2026 e assim fortalecer a luta da categoria. 

Ao longo desses 35 anos, o Sindicato também acompanhou transformações no Brasil que influenciaram sua própria história. É o caso da implementação do Plano Real, em 1994, que estabilizou a economia na época; da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em 2012, promovendo a transparência na administração pública e da Pandemia de COVID-19, que afetou várias áreas da sociedade de forma significativa. 

Combativo

O que não mudou em todo esse tempo foi a essência do SINJUS. Os representantes da entidade seguem incansáveis em busca de melhores condições de trabalho, por vencimentos dignos e pela valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. 

E como nunca foi fácil, a comemoração de mais um aniversário acontece em meio a uma grande luta. A Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vem descumprindo uma série de acordos firmados com os Sindicatos na Mesa de Negociações. A atual gestão do Tribunal termina em julho, e o presidente, desembargador José Arthur Filho, já deixou claro que não tem a mínima intenção de honrar os compromissos assumidos com a categoria. Os servidores também não aceitam tamanho descaso e fizeram questão de demonstrar isso em um ato público unificado na terça-feira, 4 de junho. As mobilizações só estão começando. 

“Olhando para trás, podemos ver claramente o impacto positivo que nosso Sindicato teve na vida de tantos servidores. Mas, acima de tudo, os 35 anos do SINJUS representam uma jornada de resistência. Ainda temos muitos desafios pela frente, muitas lutas em defesa dos direitos dos servidores. E estamos mais fortes e unidos do que nunca. É com esse espírito de solidariedade e determinação que continuaremos a lutar pelas próximas décadas”, afirma Alexandre. 

Vem aí

Esse é um momento de luta, mas também de celebração. Por isso, as comemorações dos 35 anos do SINJUS-MG vão contar com uma programação especial ao longo do mês. Fique atento ao nosso site e mídias sociais. Em breve, mais informações. 

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem do logo da PV 2022 (Promoção Vertical) em vermelho com uma seta apontando para cima, sob um fundo azul. CARREIRA TJ HOMOLOGA PV 2022 E SINJUS REQUER REPOSICIONAMENTO IMEDIATO PARA APROVADOS sexta-feira, 14/06/24 18:06 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou no Diário do Judiciário Eletrônico ...
SEM PALAVRA SINJUS E SERJUSMIG DENUNCIAM DESCASO DO PRESIDENTE EM FAIXAS E PAINEL DE LED NA ENTRADA DO TJ sexta-feira, 14/06/24 12:00 Atentando contra a boa-fé negocial e contra a valorização dos servidores, o presidente do ...
FESTA JUNINA ARRAIÁ DO NAP VAI CELEBRAR 18 ANOS DE CONQUISTAS E APRENDIZADOS quinta-feira, 13/06/24 09:09 O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG está completando 18 anos de ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco