SINJUS-MG entrevista presidente do TJMG em novo episódio do “Se Liga, Minas”
quinta-feira, 22/01/26 16:51
O SINJUS-MG participou de mais um debate essencial no podcast “Se Liga, Minas”. O novo episódio, que foi ao ar nesta quinta-feira, 22 de janeiro, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, e promoveu uma reflexão profunda sobre a democratização do Judiciário e a valorização das servidoras e dos servidores.
A entrevista também contou com a colaboração do diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues, ao lado do jornalista Orion Teixeira e da presidente da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (AFFEMG), Sara Costa Félix Teixeira.
O episódio já está disponível no canal oficial do podcast no YouTube e também será exibido na TV Banqueta de Nova Lima e na TV Comunitária de Belo Horizonte (canal 6 da operadora Claro), nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, às 20 horas.
Diálogo, produtividade e valorização
Ao longo da conversa, o presidente do TJMG destacou que os resultados positivos do Tribunal, reconhecidos pelo relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), são fruto do trabalho coletivo de servidoras, servidores e da magistratura, ressaltando a importância da valorização da força de trabalho mesmo diante de restrições orçamentárias.
Corrêa Junior também reafirmou a importância da interlocução permanente com entidades representativas, como o SINJUS, e com os demais Poderes, visando ao equilíbrio democrático por meio do respeito às atribuições institucionais e da cooperação mútua.
Outro ponto discutido foi o cenário orçamentário do Tribunal mineiro. Felipe Rodrigues chamou atenção para a necessidade de conciliar responsabilidade fiscal e responsabilidade social e defendeu que a valorização dos servidores e a manutenção da qualidade do serviço público não podem ser tratadas como obstáculos ao equilíbrio fiscal.
Além disso, foram debatidos temas como a representação política do Judiciário durante a corrida eleitoral, o uso de tecnologias e inteligência artificial nos Tribunais e o papel central dos servidores na garantia da qualidade e da segurança da atividade jurisdicional.
Ao fim do episódio, Corrêa Junior reafirmou o compromisso com políticas afirmativas, ampliação da representatividade e proteção de grupos historicamente excluídos, reforçando que um Judiciário valorizado e protegido é condição essencial para sua legitimidade e para o fortalecimento da democracia.
Conheça o projeto
O Se Liga, Minas é uma iniciativa de sindicatos e associações mineiras que promove o diálogo sobre temas políticos e institucionais relevantes para Minas Gerais e para o Brasil. O SINJUS convida todas as servidoras e todos os servidores do Judiciário mineiro a assistirem ao episódio completo. Clique aqui e assista agora no YouTube.
Os servidores que preferirem assistir pela televisão podem sintonizar a TV Banqueta de Nova Lima, canal 6 da Claro, nesta quinta-feira, às 20 horas.


