SINJUS-MG LANÇA FÓRUM PARA DEBATER OS IMPACTOS DA JORNADA DE 8 HORAS
segunda-feira, 03/11/25 13:29
Seguindo o compromisso firmado durante o 13º CONSINJUS, o SINJUS-MG inicia uma nova etapa de debates voltados à defesa da saúde, da valorização e da qualidade de vida das servidoras e dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). No dia 11 de novembro, às 14h, será realizado o primeiro encontro do Fórum Permanente sobre a Jornada de 8 horas, no Espaço Lea Leda, na sede do Sindicato, em Belo Horizonte.
A proposta é que o Fórum se consolide como um espaço permanente de diálogo e formação crítica para a categoria, no qual servidoras e servidores possam trocar experiências, refletir sobre a realidade do trabalho e construir coletivamente o entendimento sobre os impactos da jornada de 8 horas.
O evento será híbrido (online e presencial) e as inscrições são gratuitas, abertas a todas e todos os servidores do Judiciário mineiro. Para participar, basta preencher o formulário disponível no fim da página.
Debate amplo
Atualmente, o SINJUS integra o Grupo de Trabalho que discute a implementação das 8 horas de trabalho no TJMG. Contudo, o tema ainda levanta diversas questões acerca da saúde mental e física dos servidores, o que reforça a importância de se firmar um espaço para uma discussão ampla e qualificada do tema.
Por isso, para aprofundar o debate, a atividade contará com a presença do doutor em Saúde Coletiva, Tarciso de Figueiredo Palma, que conduzirá uma conversa aberta com a categoria sobre os impactos físicos, psicológicos e sociais do trabalho, especialmente no contexto do serviço público e das especificidades da carreira no Judiciário mineiro.
“Mais do que uma discussão sobre carga horária, trata-se de entender como essa mudança impacta a vida, a saúde e o cotidiano dos trabalhadores. O conhecimento é a base para que possamos fazer escolhas conscientes e defender condições dignas de trabalho”, destaca o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
A iniciativa reforça a importância da unidade, da escuta e da produção compartilhada de conhecimento como caminhos para fortalecer a luta. Dessa forma, o encontro também contará com um amplo debate mediado pelo diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Neste momento, o dirigente vai abordar a pauta de discussão do Grupo de Trabalho instituído pelo TJMG.
“O Fórum Permanente do SINJUS é um espaço de transparência e democracia sindical. Queremos ouvir todas as vozes, construir entendimentos e fortalecer a participação da categoria nas decisões que dizem respeito ao seu futuro. Só com diálogo aberto e coletivo conseguimos avançar em pautas estruturais como essa”, afirma Felipe Rodrigues.
Com esse projeto, o SINJUS-MG reafirma seu papel de espaço de formação, reflexão e construção de estratégias coletivas em defesa das servidoras e dos servidores do TJMG. Faça sua inscrição agora mesmo e contribua!
Serviço:
Fórum Permanente sobre a Jornada de 8 horas
Tema: A opção das 8 horas sob o olhar da saúde no trabalho
Data e hora: 11 de novembro, terça-feira, às 14h
Local: Espaço Lea Leda (Av. João Pinheiro, 39, 10° andar)
Também haverá transmissão online.


