Estratégia e Resistência

SINJUS-MG participa de encontro nacional sobre os desafios da comunicação sindical

sexta-feira, 13/06/25 16:52

O SINJUS-MG participou do XIII Encontro de Comunicação da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) realizado na terça-feira, 11 de junho, em João Pessoa (PB). Com o tema “Concentração dos Meios de Comunicação nas Mãos do Capital: consequências e desafios para o Movimento Sindical”, o evento reuniu participantes de diversas regiões do país, entre comunicadores, dirigentes, pesquisadores e militantes. O Sindicato foi representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues, pelo diretor de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes, além de integrantes das Assessorias de Comunicação e Política da entidade. 

O encontro teve como objetivo reforçar a comunicação como ferramenta estratégica de luta e resistência, em um contexto nacional marcado pela desinformação, ofensivas contra direitos sociais e concentração da mídia em grandes conglomerados. A abertura oficial contou com a presença do coordenador de Comunicação e Imprensa, Janivaldo Nunes; da coordenadora da regional Sul, Maria das Dores; do vice-presidente do Sintaj-PB, Altamir; e do coordenador-geral Eduardo Couto. Nas falas, os dirigentes destacaram a importância de investir na formação e articulação da comunicação sindical e reforçaram a importância da continuidade desses espaços de articulação e construção coletiva.

A primeira mesa do dia foi composta pela jornalista Juliana Cézar, pesquisadora da UnB,  e pela comunicadora e ativista das questões indígenas na Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), Daniele Guajajara. A coordenadora de Gênero, Etnia e Geracional da Fenajud, Ana Carolina Lobo, mediou a discussão.

Daniele trouxe reflexões sobre os desafios da comunicação nos territórios indígenas. “Para os povos indígenas, comunicar já é um ato de resistência. Enfrentamos dificuldades para nos fazer ouvir nos espaços de decisão e também para eleger representantes”, pontuou. A comunicadora ressaltou também a importância de alianças com os movimentos sociais e sindicais para que as vozes indígenas não sejam apagadas.

Já a jornalista e pesquisadora da UnB, Juliana Cézar, destacou a urgência de construir uma comunicação sindical crítica, antirracista e verdadeiramente comprometida com as pautas populares. “A crítica ao identitarismo muitas vezes esconde um discurso que enfraquece as lutas das minorias, como se essas pautas atrapalhassem a luta de classes. Pelo contrário: só unindo todas as frentes de resistência é que conseguiremos avançar. Trazer esses elementos para a comunicação e estabelecer parcerias com coletivos é fortalecer a luta da classe trabalhadora como um todo”, afirmou.

Comunicação que mobiliza

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, também contribuiu com reflexões sobre o cenário atual de acirramento político e o papel da comunicação sindical nesse contexto.

“Estamos assistindo ao crescimento de um movimento reacionário que se opõe diretamente às nossas vidas e aos nossos direitos. Termos como ‘agenda woke’ são usados de forma pejorativa para atacar políticas de igualdade racial, de gênero, de inclusão. Isso é parte de uma narrativa conservadora que tenta deslegitimar o avanço de grupos historicamente oprimidos. Essas lutas não são excludentes — elas se complementam. Por isso, no SINJUS, acreditamos que devemos ser ainda mais firmes e incisivos na nossa comunicação, para enfrentar esse discurso”, apontou.

Na segunda mesa, o jornalista e pesquisador Ricardo Andrade, criador do projeto “Sindicato dos Memes”, apresentou uma linha do tempo da comunicação sindical no Brasil, desde a censura na ditadura até os desafios das redes sociais no século XXI.

“A comunicação não é um fim em si, mas uma ferramenta poderosa de organização e transformação. Tudo comunica — da estética visual à linguagem usada no WhatsApp. Precisamos explorar todos os meios possíveis para furar a bolha da grande mídia e falar diretamente com a base”, defendeu Ricardo. Ele também ressaltou a importância do humor, da linguagem popular e da criatividade como armas políticas. 

“No SINJUS, temos reforçado nosso compromisso com uma comunicação estratégica e alinhada com as pautas sociais. Além de buscarmos constantemente a inovação, também estamos atentos à importância de pautas que dialoguem com a base, valorizem a diversidade e enfrentem as desigualdades. A comunicação sindical precisa ser informativa,  educativa, mobilizadora e política”, afirmou o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS-MG, Alexandre Gomes.

Troca de experiências

Além das mesas de debate, o encontro contou com uma oficina prática ministrada por Eline Luz, comunicadora do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que compartilhou técnicas de uso criativo do celular para produção de vídeos, conteúdos de redes sociais e a prática — com foco em formatos acessíveis e eficazes para o cotidiano dos sindicatos.

O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, destacou a relevância do evento como espaço de troca, aprendizado e fortalecimento coletivo.

“Em tempos de ataques aos direitos sociais, fortalecer a comunicação sindical é uma forma de fortalecer a própria democracia. Precisamos formar, sensibilizar, mobilizar. Seguimos firmes com uma comunicação comprometida com a verdade e com a justiça social.”

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Imagem publicitária do SINJUS-Mg em pareceria com a Unimed Belo Horizonte com foto de uma mulher sorridente segurando uma criança no colo, em um momento de carinho ao ar livre. À direita, fundo gráfico em tons de verde com o logotipo da Unimed Belo Horizonte e um selo circular com a mensagem “Carência Zero!”, destacando a oferta do plano de saúde. Unimed BH Adquira o plano Unipart Regional sem carência até 19/1 sexta-feira, 09/01/26 16:51 Pensando na saúde de seus filiados e filiadas, o SINJUS-MG oferece uma condição exclusiva ...
Sabatina Se Liga, Minas inicia série de entrevistas com pré-candidatos ao Governo de Minas sexta-feira, 09/01/26 11:05 O podcast Se Liga, Minas deu início a uma série especial de entrevistas com ...
Comunicado Atendimento do SINJUS estará suspenso durante o recesso de Natal e Ano Novo sexta-feira, 19/12/25 17:42 Informamos que o SINJUS-MG entrará de recesso de Natal e de Ano novo a ...

Convênios

ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Top Fale conosco