32 ANOS

SINJUS-MG SEMPRE NA LUTA PARA VENCER DESAFIOS

terça-feira, 08/06/21 19:33

Desde a sua fundação, em 5 de junho de 1989, o Sindicato dos Servidores da Justiça de 2ª Instância do Estado de Minas Gerais (SINJUS-MG) traz em seu DNA um espírito de luta por justiça e pelos direitos dos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas do Judiciário mineiro. Ao longo de sua história, a força de cada filiada e cada filiado fez com que a entidade se tornasse referência nacional e conseguisse vencer desafios em benefício da categoria e da sociedade. Por isso, a cada novo cenário adverso, os servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) sabem que têm uma entidade com a qual podem contar durante a batalha.

Nesses 32 anos, o Sindicato vem se dedicando com afinco para defender os interesses da categoria. Praticamente todos os direitos e benefícios dos servidores do Judiciário mineiro têm a marca do SINJUS. Congregando forças e alianças, a entidade conseguiu vitórias que se transformaram em reajustes salariais, realização de concursos, no Plano de Carreiras, nas Promoções Verticais, no Vale-Lanche, na Lei da Data-Base, na Lei de Prevenção e Punição ao Assédio Moral e nos Auxílios-Saúde e Transporte.

Todas essas conquistas ocorreram após várias articulações, reuniões, formulação de propostas, negociações, protestos, atos e até greves. Nesses momentos, o apoio dos servidores ao SINJUS foi fundamental para que seus dirigentes tivessem a força para conseguir avançar em cenários desfavoráveis.

Nos últimos anos, os desafios estão cada vez maiores. Hoje, a categoria é penalizada com duas Datas-Bases atrasadas e com uma perda salarial na casa dos 16%. As medidas de prevenção durante a pandemia de Covid-19 integram as lutas do momento. Também há medidas por parte da Administração do TJMG que ameaçam a carreira e as Promoções Verticais, mas o SINJUS não vai parar de lutar por esses direitos legítimos dos servidores e pela proteção da saúde. A exemplo do passado, a resiliência do SINJUS sempre vai vencer os desafios.

Sindicato que luta por uma sociedade mais justa

Além das lutas no âmbito do Judiciário, o SINJUS também sempre foi voz ativa no debate social e político do País. Juntando esforços com outras entidades, participou dos movimentos contra a PEC do Teto de Gastos, a Reforma da Previdência, a PEC Emergencial e, agora, a mobilização está focada no combate às reformas administrativas em nível federal e estadual.

Paralelamente, nesses 32 anos, o SINJUS não deixou de atuar em bandeiras importantes para a construção de uma sociedade melhor. Por meio dos seus núcleos de Aposentados e Pensionistas (NAP), das Mulheres (NM) e da Pessoa com Deficiência (NPD) a entidade vem promovendo ações e projetos que buscam defender a igualdade de direitos, o respeito, a dignidade, a cidadania, a inclusão e o fim dos preconceitos.

Outra posição permanente da entidade é em defesa do meio ambiente. Além de promover debates e difundir informação sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável, o SINJUS segue defendendo a criação de políticas públicas e de estrutura de estado que garantam o uso consciente dos recursos naturais e a correta punição para as infrações ambientais. Foi nesse sentido, para beneficiar toda a população de Minas Gerais, que desde 2019, a entidade vem propondo a criação da Vara de Meio Ambiente no estado, com objetivo de acelerar as decisões judiciais sobre o tema.

A luta nacional da categoria é feita por meio da FENAJUD, Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário dos Estados. O SINJUS-MG é filiado, e na história da federação, já presidiu a entidade e atualmente tem representante na sua Coordenação Jurídica. A FENAJUD é o braço nacional de luta dos servidores do Judiciário para atuação no Congresso Nacional, no Conselho Nacional de Justiça, nos Tribunais Superiores e nas demais instituições públicas e privadas onde estejam em discussão os direitos da classe trabalhadora.

Desde 1989, o SINJUS é o instrumento pelo qual o servidor tem voz e força. A contribuição de cada filiada e filiado transformou o Sindicato em uma entidade de referência e respeitada em todo o Brasil e, assim seguirá, sempre inovando e ampliando sua atuação.

Aos 32 anos, o SINJUS é a materialidade da expressão: Sindicato é pra lutar!

Notícias relacionadas

NA LUTA PARA VENCER DESAFIOS SINJUS COMPLETA 32 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL segunda-feira, 07/06/21 19:21 No último dia 5 de junho, o SINJUS-MG completou 32 anos de muitas lutas que foram, são e continuarão a ser fundamentais para que a categoria siga vencendo desafios. Toda essa trajetória foi construída pelas servidoras e pelos servidores ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...
Na imagem estão os últimos andares do edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com um letreiro vermelho onde está escrito TJMG em branco. Ao fundo, estão uma parte da Serra do Curral com vegetação verde e edifícios vizinhos ao Tribunal. Conteúdo textual: ATUALIZAÇÃO - Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível. ATUALIZAÇÃO Carteira funcional do TJMG: agendamento para coleta de dados está disponível segunda-feira, 22/04/24 12:21 Servidores da ativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) já podem realizar ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco