ENDIVIDAMENTO

SINJUS PARTICIPA DE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA CICLO DE DEBATES DA ALMG SOBRE O RRF

quarta-feira, 27/09/23 19:35 Coordenador geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Felipe Rodrigues, na primeira reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Há dezenas de pessoas presentes, entre elas estão membros de entidades representativas de servidores estaduais e a equipe do deputado Lucas Lasmar, que solicitou o evento.

Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, aconteceu a primeira reunião preparatória para o Ciclo de Debates sobre o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que será realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nos dias 26 e 27 de outubro. O SINJUS-MG participou das discussões juntamente com dezenas de entidades representativas de servidores estaduais e com a equipe do deputado Lucas Lasmar (REDE), autor do requerimento para o Ciclo de Debates. A iniciativa busca dar transparência às contas públicas e discutir as medidas para enfrentar o endividamento do estado sem penalizar o serviço público e a população.

Membro do Bloco Democracia e Luta, que faz oposição ao governador Romeu Zema na ALMG, o deputado Lucas Lasmar propôs o Ciclo de Debates para que ocorra uma discussão aberta e aprofundada sobre o endividamento do estado e as implicações do atual modelo do Regime de Recuperação Fiscal. Já nessa primeira reunião preparatória, todas as entidades presentes deliberaram pela elaboração de um requerimento a ser enviado ao presidente da ALMG, Tadeu Leite (MDB).

O documento vai solicitar que o Projeto de Lei 1.202/2019, que autoriza a adesão do estado ao RRF, assim como outros projetos que tratem de privatizações de empresas estatais, não tramite no Legislativo antes do Ciclo de Debates, de uma ampla discussão com a sociedade e da realização de uma auditoria nas contas públicas do estado.

Os diretores do SINJUS-MG presentes na reunião destacaram que qualquer medida adotada não deve penalizar os servidores públicos, que já enfrentam desafios significativos no atual cenário econômico.

“Qualquer medida para solucionar o endividamento de Minas Gerais não pode recair sobre os ombros dos servidores públicos. A categoria já vem enfrentando desafios significativos, como salários defasados e más condições de trabalho. Por isso, vamos lutar para que os direitos do funcionalismo sejam respeitados”, afirmou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O Ciclo de Debates também pode ser uma oportunidade para que as cidadãs e os cidadãos mineiros conheçam a real situação financeira do estado, visto que o governo vem se recusando a informar quanto há de saldo nas contas.

“É fundamental que a sociedade tenha acesso pleno e transparente às informações financeiras do estado, de forma a compreendermos a real dimensão do endividamento e a dinâmica das receitas. Além disso, precisamos cobrar também uma revisão da política de isenções fiscais, que privilegia determinados segmentos e transfere o ônus para o resto da sociedade com a elevação de impostos, como o ICMS”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Uma segunda reunião preparatória está agendada para a próxima quarta-feira, dia 4 de outubro, e pretende consolidar as diretrizes para o Ciclo de Debates. Uma das propostas é que ele seja sucedido por reuniões a serem realizadas nas macrorregiões de Minas Gerais. Essa iniciativa permitiria uma maior participação da população nas discussões.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre as próximas ações contra o RRF e em favor do serviço público mineiro.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Montagem digital com a imagem desfocada da Cidade Administrativa (Sede do Governo de Minas Gerais) ao fundo, ao anoitecer. Em primeiro plano, há um cofre grande trancado, com a bandeira do estado de Minas Gerais (um triângulo vermelho com a frase em latim "Libertas Quae Sera Tamem") gravada em sua superfície.
CONTRADIÇÃO FALTA DE TRANSPARÊNCIA NAS CONTAS PÚBLICAS É MARCA DO GOVERNO ZEMA terça-feira, 26/09/23 18:32 Foto: Maxxyustas / Envato Elements – Creative Commons Desde que assumiu o cargo de governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) tenta impor a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sem, contudo, dar a devida transparência ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco