DIREITOS

SINJUS participa do lançamento de novo programa nacional para PCDs

segunda-feira, 27/11/23 14:25 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida em cerimônia de lançamento do Novo Viver Sem Limite, no Palácio do Planalto. Eles estão cumprimentando pessoas com deficiência e exibem documento assinado na ocasião.

O governo federal lançou, na última quinta-feira, dia 23 de novembro, o “Novo Viver sem Limite”, um programa elaborado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para promover a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. A reunião de lançamento contou com diversos parlamentares e representantes da sociedade civil, que puderam conhecer os quatro eixos principais e cerca de 100 iniciativas do plano. O SINJUS-MG foi representado pela sindicalista Sônia de Souza.

Aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Contudo, esse grupo enfrenta grandes dificuldades no acesso à educação, com uma taxa de analfabetismo cinco vezes superior à da população sem deficiência, além de participação reduzida no mercado de trabalho. Por isso, o plano inaugurado em 2011 sofreu alterações visando à construção de um Brasil mais inclusivo e equitativo.

A política será implementada em quatro eixos de atuação: gestão inclusiva e participativa; combate à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos à educação, assistência social, saúde e demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Com duração prevista de quatro anos, o plano passará por revisões anuais.

No evento de lançamento, o SINJUS foi representado por Sônia de Souza, que é servidora do TJMG e já foi coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS. Para a sindicalista, esse é um marco na história de luta PCD no Brasil e traz esperança para o combate ao capacitismo. 

“Estou bastante otimista em ver mudanças efetivas acontecerem a partir do lançamento desse plano! É urgente que o Estado brasileiro se estruture com profissionais capacitados e que haja recursos específicos às políticas de inclusão e acessibilidade. Sendo uma entre milhares de brasileiros e brasileiras com deficiência, sei o quanto aguardávamos a retomada dessa luta”, afirma. 

O novo plano foi elaborado a partir de audiências públicas abertas ao longo dos últimos meses e prevê uma série de ações sociais, além da criação de políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência. O projeto conta com o apoio de 27 ministérios e com a colaboração de 15 órgãos do Poder Executivo. 

 

“Me sinto honrada em ter participado do lançamento do novo plano Viver Sem Limite do governo federal, representando o NPD do SINJUS! Os servidores com deficiência do TJMG já contam com a atuação firme do Sindicato para a garantia dos seus direitos. Essa luta agora ganhou uma força ainda maior, considerando o que vem pela frente com a implementação do novo plano Viver Sem Limite. Que todos possamos ser protagonistas nessa história!”, destaca Sônia. 

 

 

Acompanhe as notícias do NPD aqui.

Últimas notícias

ver mais
No primeiro plano há um gráfico com duas setas, uma ascendente na cor verde marcada como Produtividade e outra descendente na cor vermelho onde está escrito valorização. No segundo plano há a imagem do edifício sede do tribunal de Justiça de Minas Gerais. DESVALORIZAÇÃO TJMG SUPERA METAS DE PRODUTIVIDADE, MAS NEGLIGENCIA DIREITOS DOS SERVIDORES quinta-feira, 22/02/24 17:56 Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
Registro de uma sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal, com os ministros vestidos com togas pretas sentados em uma mesa, o ambiente aparenta muita formalidade. Sobre essa imagem há um selo preto grande que simula um adesivo, nele há a mensagem "Não ao RRF!". NÃO AO RRF! STF CONFIRMA AMPLIAÇÃO DO PRAZO DE SUSPENSÃO DA DÍVIDA DE MG, E SINDICATOS COBRAM ACORDO quarta-feira, 21/02/24 17:49 Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou nessa terça-feira, dia ...
montagem mostra uma mulher negra de costas, vestida com uma blusa branca, ela tem um laptop à sua frente e está com as mãos sobre o teclado, as unhas dela estão pintadas com esmalte vermelho. Na tela do computador, há uma tela onde há quatro pessoas, participantes de uma live do Sindicato SINTAJ-PB, em um dos quadros está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos bem curtos e barba bem curta. Conteúdo textual: Isonomia - Alexandre Pires defende Auxílio-Saúde digno para servidores do Judiciário em live do SINTAJ-PB. ISONOMIA ALEXANDRE PIRES DEFENDE AUXÍLIO-SAÚDE DIGNO PARA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO EM LIVE DO SINTAJ-PB quarta-feira, 21/02/24 15:06 FOTO: DC Studio / Freepik Nessa segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o coordenador-geral do ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco