Luta antirracista

SINJUS PARTICIPARÁ DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

quarta-feira, 26/04/23 18:36 Lideranças do Movimento Negro Unificado reunidos com dirigentes do SINJUS-MG e membros do coletivo SINJUS Antirracista. Em ordem: o coordenador estadual do MNU, José Carlos Souza, o diretor de Comunicação e Imprensa do SINJUS, Alexandre Gomes, o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, a ex-diretora do SINJUS, Cleonice Amorim, a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, o diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS, Jonas Pinheiro e o diretor-geral, Alexandre Pires.

Com o objetivo de debater questões raciais e conhecer melhor o movimento negro mineiro, o SINJUS-MG se reuniu, na última segunda-feira, 24 de abril, com importantes lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU). O encontro também selou a participação do Sindicato no “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”, cuja finalidade é possibilitar a reparação história aos povos negros afro-brasileiros. O seminário havia sido apresentado anteriormente em evento preparatório e agora está em fase de desenvolvimento. 

A participação e a formação antirracistas são lutas essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária, pois não haverá democracia verdadeira sem a superação do racismo estrutural ainda reinante no País.

O SINJUS foi a primeira entidade sindical a se juntar ao desafio de construção do Seminário Internacional Reparações, assumindo o compromisso de auxiliar na articulação entre vários movimentos e entidades. Esse apoio foi fechado na reunião realizada entre a Diretoria do SINJUS e a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.

Representando o SINJUS, estão o diretor-geral, Alexandre Pires, o diretor de Formação Política e Sindical, Jonas Pinheiro, o diretor de Comunicação e Imprensa, Alexandre Gomes, o diretor do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, a ex-diretora Cleonice Amorim e a assessoria política, Patrícia Brum. Representando o MNU, a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.

Lideranças do Movimento Negro Unificado se reuniram com dirigentes do SINJUS e membros do coletivo SINJUS Antirracista

O Seminário ocorrerá em novembro, em Belo Horizonte. O foco principal será a discussão de estratégias para combater o racismo estrutural que se manifesta em áreas fundamentais da sociedade brasileira, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Mídia e também no Judiciário, buscando uma construção coletiva que proponha soluções efetivas para alavancar o combate ao racismo.

Além disso, o evento também terá como propósito operacionalizar os objetivos definidos pela ONU para a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Alguns dos objetivos são a promoção do conhecimento e respeito pela cultura afrodescendente, a adoção de quadros jurídicos para a eliminação da discriminação racial e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes.

SINJUS promoverá debate sobre racismo e sexismo

Na ocasião, os representantes do MNU foram convidados a participar do evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”, organizado pelo SINJUS. Prontamente, Simone e José Carlos confirmaram suas presenças e compartilharam informações importantes para a construção do debate.

Com o objetivo de refletir sobre a perspectiva histórico-jurídica do racismo no Brasil, o debate proposto pelo Sindicato terá a apresentação da doutora em Ciências Jurídico-Políticas, escritora e promotora de Justiça do MP-BA, Lívia Sant’Anna Vaz. A palestra abordará a importância de uma visão interseccional em relação ao acesso a direitos e à promoção da igualdade. Logo depois, haverá um momento para discussão e compartilhamento de experiências e vivências entre os presentes. 

As inscrições para o evento já estão abertas! Você pode retirar seu ingresso clicando aqui

Fique atento às nossas mídias para saber mais e ficar informado sobre as demais articulações do SINJUS na busca por garantia de equidade entre todos os cidadãos e cidadãs.

 

Notícias relacionadas

Sobre um fundo com duas rosas vermelhas, está a representação da Orixá Iansã, uma mulher negra, com turbante vermelho, adornado com contas douradas que cobrem seus olhos. À sua frente está uma espada, que segundo a mitologia, é usada para abrir caminhos rumo à igualdade na diferença. Ao fundo estão duas rosas vermelhas.
INSCRIÇÕES ABERTAS SINJUS PROMOVERÁ DEBATE SOBRE RACISMO E SEXISMO COM LIDERANÇAS NEGRAS quarta-feira, 19/04/23 19:04 No próximo dia 10 de maio, quarta-feira, às 19 horas, o SINJUS-MG promoverá o evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”. O debate terá como convidada especial a promotora de Justiça do Ministério Público do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem Acessível: Reunião em uma sala com pessoas sentadas ao redor de uma mesa redonda, estão presentes representantes do Serjusmig, Sindojus/MG, o presidente do TJMMG, Jadir Silva, o procurador do Estado, Daniel Cabalero Saldanha, o desembargador do TJMG, Paulo Mendes Álvares e o diretor de assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, Felipe Rodrigues, que está assinando um documento. Conteúdo textual: Conquista - Servidores do TJM vão receber juros e correção das Datas-Bases de 2014 a 2017. CONQUISTA SERVIDORES DO TJM VÃO RECEBER JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASE DE 2014 A 2017 quinta-feira, 23/10/25 19:27 Após intensa articulação do SINJUS-MG, os servidores do Tribunal de Justiça Militar de Minas ...
Mão segura um celular com a tela exibindo o logotipo do Sinjusnet, informativo do SINJUS-MG. Ao redor do aparelho, flutuam ícones 3D do WhatsApp, de notificações e mensagens, sobre um fundo em degradê laranja. Alterações no WhatsApp Envio do Sinjusnet diário será alterado. Saiba como continuar sempre bem-informado quinta-feira, 23/10/25 18:39 O SINJUS-MG informa às servidoras e aos servidores filiados que, em razão de uma ...
Imagem Acessível: A imagem mostra uma sala ampla e iluminada, onde a jornalista Paula Bento fala ao microfone diante de um grupo de aposentadas e aposentados do SINJUS-MG, durante o encontro do NAP, que refletiu sobre o uso de telas e bem-estar dos aposentados. Ao fundo, há um telão com a apresentação e um banner do Núcleo. Cuidado NAP promove reflexão sobre o uso de telas e bem-estar dos aposentados terça-feira, 21/10/25 18:28 Pensando no bem-estar de seus integrantes, o Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do ...

Convênios

ver mais
Dentista Ana Carolina Carvalho Odontologia Castelo . Belo Horizonte (31) 993885266 Até 15% ver mais
ZOE Cuidados Especializados Clínicas - Especialidades Médicas Centro . Belo Horizonte (31) 98838-0125 (21) 99979-7077 (12) 98102-9782 Até 10% ver mais
Rating A Consultoria Financeira Seguro de Veículos Santo Agostinho . BH (31) 99852-3212 www.ratinga.com.br 15% a 40% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco