Luta antirracista

SINJUS PARTICIPARÁ DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMBATE AO RACISMO

quarta-feira, 26/04/23 18:36 Lideranças do Movimento Negro Unificado reunidos com dirigentes do SINJUS-MG e membros do coletivo SINJUS Antirracista. Em ordem: o coordenador estadual do MNU, José Carlos Souza, o diretor de Comunicação e Imprensa do SINJUS, Alexandre Gomes, o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues, a ex-diretora do SINJUS, Cleonice Amorim, a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, o diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS, Jonas Pinheiro e o diretor-geral, Alexandre Pires.

Com o objetivo de debater questões raciais e conhecer melhor o movimento negro mineiro, o SINJUS-MG se reuniu, na última segunda-feira, 24 de abril, com importantes lideranças do Movimento Negro Unificado (MNU). O encontro também selou a participação do Sindicato no “Seminário Internacional Reparações: o caminho para a democracia no Brasil”, cuja finalidade é possibilitar a reparação história aos povos negros afro-brasileiros. O seminário havia sido apresentado anteriormente em evento preparatório e agora está em fase de desenvolvimento. 

A participação e a formação antirracistas são lutas essenciais para a construção de uma sociedade mais igualitária, pois não haverá democracia verdadeira sem a superação do racismo estrutural ainda reinante no País.

O SINJUS foi a primeira entidade sindical a se juntar ao desafio de construção do Seminário Internacional Reparações, assumindo o compromisso de auxiliar na articulação entre vários movimentos e entidades. Esse apoio foi fechado na reunião realizada entre a Diretoria do SINJUS e a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.

Representando o SINJUS, estão o diretor-geral, Alexandre Pires, o diretor de Formação Política e Sindical, Jonas Pinheiro, o diretor de Comunicação e Imprensa, Alexandre Gomes, o diretor do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, Alex Aguiar, o diretor de Finanças, Felipe Rodrigues, a ex-diretora Cleonice Amorim e a assessoria política, Patrícia Brum. Representando o MNU, a coordenadora regional MNU, Simone Sterlina, e o coordenador estadual do Movimento, José Carlos Souza.

Lideranças do Movimento Negro Unificado se reuniram com dirigentes do SINJUS e membros do coletivo SINJUS Antirracista

O Seminário ocorrerá em novembro, em Belo Horizonte. O foco principal será a discussão de estratégias para combater o racismo estrutural que se manifesta em áreas fundamentais da sociedade brasileira, como Saúde, Educação, Segurança Pública, Mídia e também no Judiciário, buscando uma construção coletiva que proponha soluções efetivas para alavancar o combate ao racismo.

Além disso, o evento também terá como propósito operacionalizar os objetivos definidos pela ONU para a Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). Alguns dos objetivos são a promoção do conhecimento e respeito pela cultura afrodescendente, a adoção de quadros jurídicos para a eliminação da discriminação racial e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes.

SINJUS promoverá debate sobre racismo e sexismo

Na ocasião, os representantes do MNU foram convidados a participar do evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”, organizado pelo SINJUS. Prontamente, Simone e José Carlos confirmaram suas presenças e compartilharam informações importantes para a construção do debate.

Com o objetivo de refletir sobre a perspectiva histórico-jurídica do racismo no Brasil, o debate proposto pelo Sindicato terá a apresentação da doutora em Ciências Jurídico-Políticas, escritora e promotora de Justiça do MP-BA, Lívia Sant’Anna Vaz. A palestra abordará a importância de uma visão interseccional em relação ao acesso a direitos e à promoção da igualdade. Logo depois, haverá um momento para discussão e compartilhamento de experiências e vivências entre os presentes. 

As inscrições para o evento já estão abertas! Você pode retirar seu ingresso clicando aqui

Fique atento às nossas mídias para saber mais e ficar informado sobre as demais articulações do SINJUS na busca por garantia de equidade entre todos os cidadãos e cidadãs.

 

Notícias relacionadas

Sobre um fundo com duas rosas vermelhas, está a representação da Orixá Iansã, uma mulher negra, com turbante vermelho, adornado com contas douradas que cobrem seus olhos. À sua frente está uma espada, que segundo a mitologia, é usada para abrir caminhos rumo à igualdade na diferença. Ao fundo estão duas rosas vermelhas.
INSCRIÇÕES ABERTAS SINJUS PROMOVERÁ DEBATE SOBRE RACISMO E SEXISMO COM LIDERANÇAS NEGRAS quarta-feira, 19/04/23 19:04 No próximo dia 10 de maio, quarta-feira, às 19 horas, o SINJUS-MG promoverá o evento “Racismo e Sexismo: o papel das mulheres na luta antirracista”. O debate terá como convidada especial a promotora de Justiça do Ministério Público do ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Montagem digital com fundo de uma tela com um artigo na página do veículo "O Tempo", na frente está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco de cabelos e barba castanhos bem curtos, ele veste uma camisa preta de luta do sindicato e está com os braços cruzados. OPINIÃO JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE ALEXANDRE PIRES REBATENDO CRÍTICAS DE ZEMA sexta-feira, 10/05/24 12:09 Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, o Jornal O Tempo publicou um artigo do ...
Fotografia da parte interna do Èdificio Afonso Pena 1500 onde aparecem os diretores do Sinjus em um corredor com chão de madeira, paredes brancas, eles estão dialogando com os servidores, o ambiente é de atenção. DIREITOS DOS SERVIDORES REUNIÕES SETORIAIS DETALHAM LUTAS DA CATEGORIA E DEBATEM ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO quinta-feira, 09/05/24 18:29 O SINJUS-MG segue em ritmo acelerado na luta pelos direitos das servidoras e dos ...
Imagem com filtro vermelho, nela há uma TV onde está a imagem de um vídeo do governador Romeu Zema em uma entrevista, ele é um homem branco, de cabelos brancos, sem barba e usa óculos). À frente está a foto colorida do coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, ele é um homem branco, de cabelos e barba castanhos bem curtos; ele está com os braços cruzados e veste uma camisa preta de luta do Sindicato. ARTIGO ZEMA NÃO MERECE O SERVIÇO PÚBLICO MINEIRO quarta-feira, 08/05/24 20:04 *por Alexandre Paulo Pires da Silva Mesmo antes de ser eleito, o governador Romeu ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco