ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

SINJUS RECORRE À SUPERINTENDÊNCIA DE GÊNERO DO TJMG

segunda-feira, 08/02/21 20:13

Os crimes de assédio moral e sexual, infelizmente, ainda são uma realidade na sociedade brasileira. Por isso, são problemas que devem também ser enfrentados com assertividade pelas empresas, organizações e instituições. Nesse sentido, o Núcleo da Mulher do SINJUS-MG está cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a criação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a Resolução 351 do CNJ, os tribunais brasileiros teriam que criar esses órgãos colegiados até o dia 11 de janeiro de 2021. Contudo, até o momento, o TJMG não instituiu a Comissão e nenhuma providência para torná-la realidade foi anunciada.

Diante desse descaso, o Núcleo da Mulher do SINJUS decidiu pedir a interlocução da Superintendência de Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou Similar do TJMG. No Ofício n. 15/2021, direcionado à desembargadora superintendente Maria Inês Rodrigues de Souza, é destacado que a violência contra a mulher é um problema que precisa ser tratado com seriedade e urgência.

“Não estamos entendendo como uma coisa que deveria ser prioridade está sendo tratada de forma tão morosa pelo TJMG. Durante toda a nossa história, violências com mulheres e outras minorias foram negligenciadas, inclusive no ambiente de trabalho. Após muita luta, a sociedade está mudando. O Poder Judiciário precisa estar à frente e dar o exemplo com políticas que visem combater violências e discriminações”, afirma a coordenadora do Núcleo da Mulher e diretora administrativa do SINJUS, Cristiane Sampaio.

SINJUS e CNJ já haviam cobrado providências

Em 28 de outubro de 2020, o CNJ publicou a Resolução 351, que instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação no âmbito do Poder Judiciário. A norma entrou em vigor após 30 dias e deu prazo de mais 45 dias para os tribunais criarem as suas comissões.

Portanto, a data limite era 11 de janeiro de 2021. Esse prazo foi desrespeitado pelo TJMG. Na sequência, o CNJ informou que estava encaminhando ofícios aos tribunais brasileiros, solicitando informações relativas ao cumprimento da Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Discriminação no Poder Judiciário.

No dia 12 de janeiro, por meio do Ofício n. 8/2021, o SINJUS também questionou a Presidência do TJMG sobre as providências tomadas. No documento também foi registrada a indicação do coordenador-geral Alexandre Pires para compor a Comissão como representante de entidade sindical dos servidores do Judiciário mineiro.

Entretanto, o TJMG não respondeu às solicitações do SINJUS e nenhuma providência quanto à instituição da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual foi anuncia da pela Administração do Tribunal.

“O Sindicato está sempre na luta pelos direitos do servidor e por condições adequadas de trabalho. O SINJUS é referência por sua atuação destacada no combate ao assédio moral (saiba mais aqui e também aqui) e vai seguir cobrando, com afinco, a criação dessa Comissão”, complementa Alexandre Pires.

Vale destacar que o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) já cumpriram a norma e criaram as suas comissões. O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) já noticiaram a realização de procedimentos internos para o devido cumprimento da Resolução 351.

Entenda os tipos de assédios, segundo definições do CNJ

Assédio moral: processo contínuo e reiterado de condutas abusivas que, independentemente de intencionalidade, atente contra a integridade, identidade e dignidade humana do trabalhador, por meio da degradação das relações socioprofissionais e do ambiente de trabalho, exigência de cumprimento de tarefas desnecessárias ou exorbitantes, discriminação, humilhação, constrangimento, isolamento, exclusão social, difamação ou abalo psicológico.

Assédio moral organizacional: processo contínuo de condutas abusivas amparado por estratégias organizacionais e/ou métodos gerenciais que visem a obter engajamento intensivo dos funcionários ou excluir aqueles que a instituição não deseja manter em seus quadros, por meio do desrespeito aos seus direitos fundamentais.

Assédio sexual: conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de alguém, sob forma verbal, não verbal ou física, manifestada por palavras, gestos, contatos físicos ou outros meios, com o efeito de perturbar ou constranger a pessoa, afetar a sua dignidade, ou de lhe criar um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.

Discriminação: compreende toda distinção, exclusão, restrição ou preferência fundada na raça, etnia, cor, sexo, gênero, religião, deficiência, opinião política, ascendência nacional, origem social, idade, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, ou qualquer outra que atente contra o reconhecimento ou exercício, em condições de igualdade, dos direitos e liberdades fundamentais nos campos econômico, social, cultural, laboral ou em qualquer campo da vida pública; abrange todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.

Filiados do SINJUS contam com acolhimento em casos de assédio

O SINJUS conta com um núcleo de acolhimento de casos de assédio moral, em que o servidor é atendido por um advogado, um psicólogo e um sindicalista, de forma sigilosa. Basta entrar em contato conosco pelo (31) 98738-8640. A denúncia será apurada, e todas as providências cabíveis serão tomadas. A entidade também oferece atendimento psicológico gratuito em caso de sofrimento associado ao trabalho.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

NPD SINJUS REIVINDICA ACESSIBILIDADE NO TJMG quinta-feira, 04/02/21 17:15 Diante da redução do fluxo de pessoas em setores e edifícios neste momento de pandemia, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que aproveite o período para realizar obras de adequação em ambientes sem ou ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia noturna do espaço da confraternização do NPD (Núcleo das pessoas com deficiência), o lugar tem uma estética intimista, com luzes mais escuras, com flores ao fundo das mesas, as pessoas estão sentadas com semblante de alegria. INCLUSÃO NÚCLEO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DO SINJUS CELEBRA 6 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS terça-feira, 23/04/24 19:51 Na última sexta-feira, dia 19 de abril, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) ...
Fotografia de uma sala de reuniões com paredes brancas e chão de taco, onde se vê pessoas sentadas em carteiras debatendo. MOBILIZAÇÃO   CBI SE REÚNE PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS DE LUTA EM DEFESA DO IPSEMG  segunda-feira, 22/04/24 18:54 Diante da possibilidade de majoração substancial da contribuição dos servidores para financiar a assistência ...
Fotografia do Presidente eleito do TJMG, Corrêa Júnior (Um homem de pele clara, cabelos castanhos com mechas grisalhas, usando uma roupa formal, terno preto e gravata vermelha) , ao fundo se vê o auditório do Órgão Especial. GESTÃO 2024-2026 PRESIDENTE ELEITO DO TJMG, CORRÊA JUNIOR, REFORÇA COMPROMISSO DE DIÁLOGO COM OS SERVIDORES segunda-feira, 22/04/24 18:53 O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior foi eleito presidente do Tribunal de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco