NPD

SINJUS REIVINDICA ACESSIBILIDADE NO TJMG

quinta-feira, 04/02/21 17:15

Diante da redução do fluxo de pessoas em setores e edifícios neste momento de pandemia, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que aproveite o período para realizar obras de adequação em ambientes sem ou com pouca acessibilidade. Desse modo, os impactos das reformas na rotina dos trabalhos seriam reduzidos. Além disso, a medida possibilitaria que alguns espaços já possam estar aptos a receber com dignidade as pessoas com deficiência quando a pandemia acabar e os trabalhos presenciais forem retomados integralmente.

A proposta do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS foi encaminhada à superintendente de Equidade de Gênero, Raça, Diversidade, Condição Física ou Similar, desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza. No Ofício n. 16/2021, o Sindicato argumenta que as reformas são necessárias para atender aos direitos das pessoas com deficiência e que o momento é pertinente, visto que há menos circulação de pessoas em decorrência do sistema de home office.

“Há setores nas diversas unidades do TJMG que precisam de intervenções, algumas simples e outras mais complexas. Um dos exemplos mais notórios é o do prédio do Anexo 1, localizado na Rua Goiás, em Belo Horizonte. O local é sistematicamente usado para realização de eventos, cursos e treinamentos, mas não possui nenhuma acessibilidade. O acesso ao auditório é feito por uma grande escadaria e não há elevadores”, registra a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

TJMG já havia se comprometido a fazer adequações no Anexo 1

Há anos o SINJUS vem cobrando uma política de inclusão por parte do TJMG que contemple também a adequação dos espaços. Afinal, é direito do servidor ter acesso adequado ao seu local de trabalho, assim como é direito do cidadão ter acesso livre e facilitado aos locais de atendimento dos órgãos públicos.

Após sucessivas cobranças, em março de 2020, a então 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargadora Áurea Brasil, informou que estava prevista para o segundo semestre do ano passado a realização de licitação para as obras no Anexo 1 do TJMG. As providências para a ampliação do espaço e a instalação de um elevador tinham sido solicitadas à Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep).

“A acessibilidade nos edifícios é uma demanda que deve ser prioritária. Por isso, é importante que a atual Administração do TJMG dê prosseguimento aos trâmites e inicie as obras o mais rápido possível”, complementa Adriana Teodoro.

O NPD está atento a essa e outras demandas do grupo de servidores com deficiência. O Núcleo também seguirá cobrando uma política mais efetiva de inclusão, conforme determinam a Resolução 230 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Lei 13.146/2015, que contempla o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

DENUNCIE!

As servidoras e servidores com deficiência também podem denunciar ao Sindicato situações e/ou atitudes que precisam ser corrigidas. Para falar com o NPD, basta enviar um e-mail para [email protected].

“Nós queremos ouvir as servidoras e servidores com deficiência diariamente, pois é de lá que vêm as reais necessidades. O NPD precisa ser construído conjuntamente!”, destacou a coordenadora Adriana Teodoro, que também é diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG.

Acompanhe diariamente as nossas mídias e fique sempre bem informado sobre as ações do SINJUS em defesa dos seus direitos. Vem aí a inauguração das reuniões online do NPD!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

AVANÇO EJEF TRABALHA POR ACESSIBILIDADE EM EVENTOS DO ANEXO I quarta-feira, 22/04/20 14:27 Já faz um ano que o SINJUS, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência do Sindicato (NPD), vem cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) uma solução para garantir a acessibilidade dos servidores cadeirantes ou com ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco