ADEQUAÇÃO

SINJUS REITERA NECESSIDADE DE DESMEMBRAMENTO DO 1º CAROT DEVIDO A EXCESSO DE PROCESSOS

terça-feira, 13/09/22 18:55 Fachada da Unidade Goiás do TJMG, com placa em aço inox com a marca do Tribunal e letreiro com a identificação do local "Secretaria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais" .

FOTO: Robert Leal / TJMG

A situação do 1º Cartório de Recursos a Outros Tribunais (CAROT) é uma preocupação constante para o SINJUS-MG que, desde 2021, tem cobrado uma solução do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A quantidade de servidores lotados na unidade é desproporcional ao alto volume de processos que aguarda providências por parte da Secretaria. Nesta segunda-feira, 12 de setembro, o SINJUS encaminhou novos ofícios direcionados ao presidente do TJ, desembargador José Arthur Filho, e ao 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas. No documento, o Sindicato pede o desmembramento do 1º CAROT, criando um novo, além da migração dos processos físicos para eletrônicos.

A demanda foi definida pela categoria como um dos itens da Pauta de Reivindicações aprovada em agosto em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). A solução é importante, já que a unidade é imprescindível para a prestação efetiva da atividade jurisdicional.

“O 1º CAROT impulsiona e dá suporte às decisões judiciais relativas a recursos interpostos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e dirigidos ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. As condições inadequadas de trabalho e a falta de pessoal causam a morosidade dos processos. A parte mais prejudicada é a própria população”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

É importante lembrar que, em novembro de 2021, o Sindicato encaminhou um ofício ao Tribunal expondo a situação da unidade, com excesso de processos acumulados e pouca mão de obra. A entidade requereu inspeção no local, além de providências. Sem retorno do Órgão e após novas reclamações dos servidores, o SINJUS voltou a solicitar uma solução e continuou sem resposta.

O SINJUS já apresentou a Pauta de Reivindicações à Presidência do TJ e espera que a situação do CAROT possa ser um dos assuntos discutidos na próxima reunião da Mesa Permanente de Negociações com o Tribunal, marcada para o dia 28 de setembro.

Fique atento ao site do SINJUS e às nossas mídias e fique bem informado sobre essa e outras lutas.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Auditório repleto de pessoas com braços erguidos votando pela aprovação da Pauta de Reivindicações.
PAUTA DA CATEGORIA DEFINIDAS AS REIVINDICAÇÕES PARA A NOVA GESTÃO DO TJMG quarta-feira, 17/08/22 20:00 Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde desta quarta-feira, dia 17 de agosto, as servidoras e os servidores de segunda instância do Judiciário mineiro definiram a Pauta de Reivindicações para a gestão do novo presidente do Tribunal de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco