APRIMORAMENTO

SINJUS SOLICITA EXAME ANUAL POR TELEMEDICINA PARA SERVIDOR EM TELETRABALHO

segunda-feira, 20/06/22 18:34 Ilustração digital em tons de azul exibe um homem vestido com jaleco, dentro de uma tela de um laptop, sugerindo um atendimento de telemedicina. Saindo da tela, há ícones em vermelho, ilustrando medicamentos, exames e uma maleta com equipamentos para atendimento médico.

FOTO: Vecteezy

No último dia 15 de junho, o SINJUS-MG protocolou ofícios no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) propondo melhorias nos procedimentos referentes ao exame médico anual para os servidores que estão no regime de teletrabalho. A sugestão é de que seja permitido o uso da telemedicina, promovendo mais praticidade, eficiência e economia.

Os ofícios foram direcionados ao presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, e à superintendente de Gestão do Trabalho a Distância e de Apoio à Prestação Jurisdicional, desembargadora Sandra Alves de Santana e Fonseca.

O SINJUS argumenta que a regulamentação do teletrabalho no Judiciário mineiro permitiu ao servidor exercer as suas atribuições em locais diversos da sua lotação, inclusive em outros municípios, estados e até países. Desse modo, a obrigatoriedade de exame médico de forma presencial configura um contrassenso.

“Recebemos essa solicitação de filiadas e filiados que iniciaram no sistema de teletrabalho do TJMG. Hoje, com a tecnologia disponível e os protocolos bem estruturados, a telemedicina se tornou uma realidade, e certamente a medida será benéfica para os servidores e também para a Administração do Tribunal. Assim, estamos propondo que seja possível realizar o exame anual por meio da telemedicina, procedimento que já está regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina e também autorizado pelo Ministério da Saúde”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O Sindicato requereu que seja permitida a realização do exame periódico anual de forma não presencial, valendo-se, por exemplo, das tecnologias assistivas na área de saúde, sem a necessidade de deslocamento do servidor até a sede do Tribunal. Assim, de forma remota, a Administração poderia disponibilizar aos servidores em teletrabalho a relação de exames obrigatórios para que eles os encaminhem por meio de sistema eletrônico.

Nos ofícios, o SINJUS também apresenta o exemplo do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), que adotou os procedimentos da telemedicina no dia 26 de fevereiro deste ano.

Essa é mais uma frente de atuação ativa do SINJUS em relação ao teletrabalho. Vale lembrar que, em maio, o Sindicato conseguiu aprimorar duas regras na Comissão de Gestão do Teletrabalho do TJMG referentes ao curso preparatório para gestores e à mensuração de produtividade (clique aqui e saiba mais).

Acompanhe as nossas mídias e fique informado sobre o andamento dessa e de outras demandas de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

Captura de tela de uma videoconferência em que estão dispostos os membros da Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
COMISSÃO REGRAS DO TELETRABALHO SÃO APERFEIÇOADAS A PARTIR DE SUGESTÕES DOS SINDICATOS quinta-feira, 19/05/22 15:55 Nessa quarta-feira, dia 18 de maio, a Comissão de Gestão do Teletrabalho do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se reuniu e promoveu dois aperfeiçoamentos nas regras do trabalho remoto. As mudanças que contemplam demandas das servidoras e ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco