MOBILIZAÇÃO

SINJUS VAI A BRASÍLIA ARTICULAR E PROTESTAR CONTRA A PEC 32

quarta-feira, 15/09/21 20:11

Nesta semana, nos dias 14 e 15 de setembro, uma comitiva do SINJUS-MG foi à capital federal articular com lideranças políticas e sindicais a luta pela derrubada da PEC 32/2020. Foram dois dias de intensa atividade. O Ato Ocupa Brasília contou com a mobilização da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e reuniu mais de 2.000 servidoras e servidores de todos os estados. Os sindicalistas também fizeram uma ampla ação passando pelos gabinetes do Congresso Nacional em busca de apoio contra a Reforma Administrativa.

A mobilização teve início às 7h30 da terça-feira, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, onde os servidores realizaram uma “recepção” para os parlamentares que desembarcavam em Brasília. Com faixa, buzinas, alto-falantes e palavras de ordem, eles pressionaram os políticos de forma incisiva.

Na parte da tarde, a concentração aconteceu no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, onde os dirigentes denunciaram os malefícios da proposta e como ela poderá prejudicar o acesso aos serviços públicos, inclusive reduzindo a eficiência do Poder Judiciário e destruindo a proteção do sistema de Justiça no País.

Entre os pontos abordados pelos servidores e servidoras da Justiça, estão: o aumento da indicação para cargos comissionados (o famoso “puxadinho”) nos Tribunais de Justiça e demais órgãos; o aumento de brechas para que governantes com interesses escusos possam interferir no serviço público; a concentração do poder de decisão na mão de indicados pelos governantes; possibilidade de pessoas com pouca qualificação possam assumir cargos elevados e de alta complexidade; o fim da garantia da realização de cursos de capacitação para os servidores.

Articulações políticas do SINJUS contra a PEC 32

Jonas Araújo, Alexandre Pires, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e Wagner Ferreira.

Além dos protestos, os dirigentes do SINJUS também se reuniram com as lideranças políticas. O coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, alinhou com o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), membro titular da Comissão Especial da PEC 32, e com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), membro suplente, formas para retardar ou mesmo evitar a tramitação da matéria na Câmara.

“Foi uma manifestação grande, na qual pressionamos os deputados contra a PEC 32 e também conseguimos garantir apoios de parlamentares que estão do lado do funcionalismo nessa batalha”, afirma o dirigente.

Eduardo Maia (Sindsemp/MG), o presidente do PDT, Carlos Lupi, e Wagner Ferreira.

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira, também fez importantes interlocuções. Entre elas, com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que reafirmou o compromisso do partido de votar contra a Reforma Administrativa.

Esse posicionamento foi garantido também pelo deputado federal Mario Heringer (PDT-MG), que fez questão de reforçar que, neste momento, a pauta deveria ser a de mais investimentos para atender melhor a população que precisa dos serviços públicos.

É neste sentido que a Fenajud vem denunciando que, caso a proposta seja aprovada, pelo menos 9 milhões de casos deixarão de ser solucionados somente em decorrência da possível diminuição de 25% na carga horária dos servidores do Judiciário. Outro levantamento, esse feito pelo Movimento a Serviço do Brasil, aponta que “cerca de 103 mil processos de violência doméstica que poderiam ser solucionados ficarão sem sentença. Além disso, terá aumento da corrupção, visto que os políticos poderão interferir no serviço público. Haverá ainda mais indicados políticos, os famosos apadrinhados”.

O SINJUS segue em articulação com diversos parlamentares em Brasília e atento à tramitação da PEC 32 na Comissão Especial, que deve apreciar o texto nesta quinta-feira, dia 16 de setembro. Por isso, acompanhe as mídias do Sindicato para ficar informado sobre as novas convocatórias!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações de Fenajud

Notícias relacionadas

PARTICIPE! LIVE #30: EM PAUTA, PEC 32 E NEGOCIAÇÕES COM O TJMG quarta-feira, 15/09/21 19:53 Nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, a Live SINJUS # 30 vai traçar um panorama das duas principais frentes de luta do Sindicato no momento: a derrubada da Reforma Administrativa, em Brasília, e o avanço das negociações acerca da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem ilustrativa com fundo laranja, onde se vê dois idosos, uma senhora de pele com cabelo grisalho escura com calça vermelha e blusa branca e no outro canto um idoso de pele clara com cabelo acinzentado, usando calça azul, blusa branca e gravata marrom, eles estão empilhando quadrados, em alguns deles se vê o escrito NAP. NOVA FASE AJUDE O SINJUS A AMPLIAR AS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS quinta-feira, 25/04/24 18:54 Sempre atento às demandas de suas filiadas e seus filiados, o SINJUS-MG vai promover ...
Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo. PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de ...
Fotografia diurna com vista frontal da unidade do TJMG, um prédio na cor branca com muitas janelas, onde se vê a sua frente uma rua movimentada com carros e arborizada. CONDIÇÕES DE TRABALHO DEDETIZAÇÃO DA AFONSO PENA 1500 NÃO É EFICAZ PARA A INFESTAÇÃO DE BARATAS quarta-feira, 24/04/24 13:52 A infestação de baratas na unidade localizada na Av. Afonso Pena, 1500 do Tribunal ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco