MOBILIZAÇÃO

SINJUS VAI A BRASÍLIA ARTICULAR E PROTESTAR CONTRA A PEC 32

quarta-feira, 15/09/21 20:11

Nesta semana, nos dias 14 e 15 de setembro, uma comitiva do SINJUS-MG foi à capital federal articular com lideranças políticas e sindicais a luta pela derrubada da PEC 32/2020. Foram dois dias de intensa atividade. O Ato Ocupa Brasília contou com a mobilização da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e reuniu mais de 2.000 servidoras e servidores de todos os estados. Os sindicalistas também fizeram uma ampla ação passando pelos gabinetes do Congresso Nacional em busca de apoio contra a Reforma Administrativa.

A mobilização teve início às 7h30 da terça-feira, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, onde os servidores realizaram uma “recepção” para os parlamentares que desembarcavam em Brasília. Com faixa, buzinas, alto-falantes e palavras de ordem, eles pressionaram os políticos de forma incisiva.

Na parte da tarde, a concentração aconteceu no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, onde os dirigentes denunciaram os malefícios da proposta e como ela poderá prejudicar o acesso aos serviços públicos, inclusive reduzindo a eficiência do Poder Judiciário e destruindo a proteção do sistema de Justiça no País.

Entre os pontos abordados pelos servidores e servidoras da Justiça, estão: o aumento da indicação para cargos comissionados (o famoso “puxadinho”) nos Tribunais de Justiça e demais órgãos; o aumento de brechas para que governantes com interesses escusos possam interferir no serviço público; a concentração do poder de decisão na mão de indicados pelos governantes; possibilidade de pessoas com pouca qualificação possam assumir cargos elevados e de alta complexidade; o fim da garantia da realização de cursos de capacitação para os servidores.

Articulações políticas do SINJUS contra a PEC 32

Jonas Araújo, Alexandre Pires, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e Wagner Ferreira.

Além dos protestos, os dirigentes do SINJUS também se reuniram com as lideranças políticas. O coordenador-geral do SINJUS e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, alinhou com o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), membro titular da Comissão Especial da PEC 32, e com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), membro suplente, formas para retardar ou mesmo evitar a tramitação da matéria na Câmara.

“Foi uma manifestação grande, na qual pressionamos os deputados contra a PEC 32 e também conseguimos garantir apoios de parlamentares que estão do lado do funcionalismo nessa batalha”, afirma o dirigente.

Eduardo Maia (Sindsemp/MG), o presidente do PDT, Carlos Lupi, e Wagner Ferreira.

O diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Wagner Ferreira, também fez importantes interlocuções. Entre elas, com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que reafirmou o compromisso do partido de votar contra a Reforma Administrativa.

Esse posicionamento foi garantido também pelo deputado federal Mario Heringer (PDT-MG), que fez questão de reforçar que, neste momento, a pauta deveria ser a de mais investimentos para atender melhor a população que precisa dos serviços públicos.

É neste sentido que a Fenajud vem denunciando que, caso a proposta seja aprovada, pelo menos 9 milhões de casos deixarão de ser solucionados somente em decorrência da possível diminuição de 25% na carga horária dos servidores do Judiciário. Outro levantamento, esse feito pelo Movimento a Serviço do Brasil, aponta que “cerca de 103 mil processos de violência doméstica que poderiam ser solucionados ficarão sem sentença. Além disso, terá aumento da corrupção, visto que os políticos poderão interferir no serviço público. Haverá ainda mais indicados políticos, os famosos apadrinhados”.

O SINJUS segue em articulação com diversos parlamentares em Brasília e atento à tramitação da PEC 32 na Comissão Especial, que deve apreciar o texto nesta quinta-feira, dia 16 de setembro. Por isso, acompanhe as mídias do Sindicato para ficar informado sobre as novas convocatórias!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Com informações de Fenajud

Notícias relacionadas

PARTICIPE! LIVE #30: EM PAUTA, PEC 32 E NEGOCIAÇÕES COM O TJMG quarta-feira, 15/09/21 19:53 Nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, a Live SINJUS # 30 vai traçar um panorama das duas principais frentes de luta do Sindicato no momento: a derrubada da Reforma Administrativa, em Brasília, e o avanço das negociações acerca da ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
#ImagemAcessível: Imagem aérea de Brasília onde se vê o Congresso Nacional no centro da imagem e os ministérios de cada lado. CENÁRIO REFORMA ADMINISTRATIVA TEM CHANCES MÉDIAS NA CÂMARA E BAIXAS NO SENADO sexta-feira, 15/10/21 20:15 Foto: Commons Polêmica e criticada pela maioria das organizações ligadas ao funcionalismo público, a ...
Crianças e Livros: um encontro especial do SINJUS-MG sexta-feira, 15/10/21 09:03 Confira nossa live especial de Dia das Crianças. Tivemos contação de histórias, brincadeiras e ...
#ImagemAcessível: Montagem com fundo azul. Do lado esquerdo está o desenho de uma mão amarela segurando um saco de dinheiro. Do lado direito está a foto do advogado especialista em direito previdenciário, Abelardo Sapucaia: homem branco com olhos claros, calvo, vestindo terno preto com camisa branca e gravata rosa. Acima da foto está a logomarca do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SINJUS. Abaixo se encontra a logomarca da plataforma Google Meet. Conteúdo textual: Reforma da Previdência, 19 de outubro, terça-feira, às quinze dezesseis horas. APÓS REFORMA  REUNIÃO DO NAP VAI DETALHAR MUDANÇAS NA PREVIDÊNCIA  quinta-feira, 14/10/21 19:13 Na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, às 16h, o Núcleo de Aposentados e ...
Top Fale conosco