PRECARIEDADE 

SINJUS VISTORIA PRÉDIO DA PRAÇA MILTON CAMPOS, ACOLHE DEMANDAS DOS SERVIDORES E OFICIA TJ

quinta-feira, 19/10/23 16:25

O deslocamento de unidades do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o prédio situado à Praça Milton Campos, n. 16, bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, segue com novos desdobramentos. Nesta segunda-feira, 16 de outubro, o SINJUS-MG protocolou um ofício no Tribunal requerendo, entre outras medidas, que a transferência dos cartórios seja adiada. A solicitação ocorreu após dirigentes do Sindicato visitarem o local e confirmarem as denúncias dos servidores sobre a situação dos ambientes de trabalho. Na semana passada, os sindicalistas também fizeram uma reunião de escuta com os trabalhadores que serão transferidos para a unidade com o objetivo de acolher novas demandas.

Assim que o TJ anunciou a transferência dos cartórios cíveis  9º, 10º, 11º, 12º e 13º para o novo endereço, o Sindicato começou a receber reclamações de servidoras e servidores sobre as más condições das salas. Imediatamente, o SINJUS requereu ao Órgão, o adiamento da mudança até que fosse verificada a salubridade do local, além de ter solicitado o acesso ao espaço e às plantas arquitetônicas. O Tribunal atendeu o pedido da entidade e suspendeu o deslocamento das unidades até que a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) tomasse as providências para adequar o ambiente de trabalho.

Vistoria 

“Durante nossa visita confirmamos as queixas dos servidores como o fato de duas salas do 7º andar não terem circulação de ar nem luminosidade necessárias, sendo inadequadas para o trabalho. Em outros espaços, há calor excessivo e algumas janelas foram abertas com muita dificuldade, já que estavam emperradas”, explica o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. 

Após a vistoria, os sindicalistas se reuniram com representantes do TJMG e levaram os questionamentos. O Órgão informou que a mudança dos cartórios para o novo prédio está confirmada e que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) está vigente até 2028.

De acordo com uma manifestação técnica da Dengep, o pé-direito das salas — que foi considerado baixo pelos servidores —, respeita as exigências da legislação urbanística do município de Belo Horizonte. O TJ informou que uma solução para o incômodo seria retirar o forro do teto, caso os trabalhadores quisessem.

Assim, o Sindicato convocou os servidores impactados para uma reunião virtual no dia 10 de outubro. O encontro contou com a participação de dirigentes e da advogada da entidade, Vitória Mercês Anastácio. 

“Nós ouvimos os servidores para entender o que poderia ser feito para solucionar os problemas detectados. Colhemos as demandas e encaminhamos um ofício ao TJ, solicitando as alterações necessárias para tornar o local digno para o exercício das atividades, além de cobrar respostas sobre alguns pontos”, explica o Diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Entre as adequações solicitadas pelos servidores estão a retirada do teto de gesso do 7º andar com colocação e adequação do cabeamento, da tubulação e do sistema de climatização, de modo a garantir a segurança dos servidores e evitar a poluição visual e a manutenção e a adequação do ar-condicionado central para que a climatização seja distribuída igualmente entre as salas. Também foi pedido que as salas que só possuem duas janelas não sejam usadas, que as janelas das outras salas passem por manutenção para que possam ser abertas quando necessário e que o Insulfilm seja retirado e substituído por persianas.

No ofício protocolado no TJ, o Sindicato pede ainda o adiamento do deslocamento das unidades do TJMG para o prédio da Praça Milton Campos até que se realizem todas as adequações solicitadas e que sejam respondidos os Ofícios n. 53/2023 e n. 49/2023, com esclarecimentos quanto à salubridade do prédio. 

O SINJUS também requer acesso ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), após a conclusão das obras de adequação e também à toda a documentação técnica que possa demonstrar as condições gerais da construção analisada e das adequações que serão realizadas no ambiente para o recebimento futuro dos servidores. Os documentos são essenciais, já que não foi comprovado se a retirada do teto de gesso pode ou não colocar a segurança dos servidores em risco. 

O Sindicato seguirá empenhado nessa demanda e as servidoras e os servidores podem ficar informados sobre o andamento das tratativas pelas mídias da entidade.

Denúncias

Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Imagem Acessível: Edifício com fachada em concreto com aberturas formando um padrão de pequenos quadrados, à frente do edifício estão árvores e bancos da Praça Milton Campos. Sobre essa imagem estão faixas zebradas em tons de amarelo e preto com o aviso "SUSPENSO".
DECISÃO ADIAMENTO DE DESLOCAMENTO DE UNIDADES SOLICITADO PELO SINJUS É ATENDIDO PELO TJMG sexta-feira, 29/09/23 16:45 O SINJUS-MG requereu no último dia 22 de setembro ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que a mudança de unidades da sede para o prédio situado à Praça Milton Campos, n. 16, bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte, ... leia mais
Foto diurna da fachada lateral do edifício situado à Praça Milton Campos, feita de baixo para cima. Sobre ela, é aplicada a figura de um megafone branco, vermelho e preto, do qual sai um balão vermelho com uma exclamação em branco, indicando atenção.
INSALUBRIDADE SINJUS SOLICITA ADIAMENTO DE DESLOCAMENTO DE UNIDADES DEVIDO ÀS MÁS CONDIÇÕES PREDIAIS segunda-feira, 25/09/23 17:04 O SINJUS-MG protocolou na última sexta-feira, dia 22 de setembro, o Ofício n. 49/2023 solicitando ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, o adiamento do deslocamento das unidades do TJ para o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
INSALUBRIDADE DENÚNCIA DO SINJUS SOBRE MÁS CONDIÇÕES DA UNIDADE MILTON CAMPOS REPERCUTE NA IMPRENSA sexta-feira, 26/04/24 18:42 Não é novidade que as servidoras e os servidores do Prédio da Milton Campos ...
Montagem digital de duas imagens, uma acima da outra. Na imagem de cima há um grande grupo de pessoas que se organizaram em um círculo, na imagem abaixo desta há muitas pessoas em um corredor, organizadas em duas fileiras, uma diante da outra. Nas duas imagens está o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que fala com os grupos, e junto dele estão os diretores, Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes, Adriana Teodoro e Janaína Torres. REUNIÕES SETORIAIS SERVIDORES REIVINDICAM PROVIDÊNCIAS SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO TJ sexta-feira, 26/04/24 18:27 Como parte de um esforço contínuo para manter um canal de diálogo aberto com ...
INACEITÁVEL SITUAÇÃO DE CALAMIDADE NA UNIDADE MILTON CAMPOS REVOLTA SERVIDORES quinta-feira, 25/04/24 19:15 Na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, o SINJUS-MG esteve na unidade Milton Campos ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco