AMBIENTE DE TRABALHO

SINJUS volta a cobrar condições adequadas na unidade do TJ da Av. Afonso Pena, 1.500

segunda-feira, 30/01/23 19:41 Ambiente de trabalho tumultuado com persianas enroladas em seus próprios trilhos, elas estão sobre os armários, sem instalação adequada e formam um grande volume. Nos armários há nichos contendo arquivos com documentos.

Para o bom desenvolvimento das atividades de rotina do trabalho, é necessário que se tenha condições mínimas para a prestação dos serviços. E não foi isso o apurado pelo SINJUS-MG após receber denúncias de servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lotados na unidade da Avenida Afonso Pena, 1.500. O Sindicato, na luta pelo melhor de seus filiados e das suas filiadas, enviou ofícios 04/2023 e 05/2023, direcionados ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e para a Gerência de Saúde no Trabalho, respectivamente, em busca de solução para os problemas apresentados por servidores.

Inicialmente, o Sindicato relembrou já ter enviado outros documentos neste mesmo sentido à Presidência do TJMG, como o Ofício nº 69/2021. No entanto, aparentemente as situações permanecem as mesmas.

Nos ofícios 04/2023 e 05/2023, o Sindicato aborda os problemas relatados por servidores. “Em razão das obras no prédio, foram colocados tapumes nas janelas dos cartórios localizados nos 7º e 8º andares, impedindo a entrada adequada de luz e ventilação”.

Além disso, segundo as reclamações dos servidores, o ar-condicionado que deveria atender os setores está desregulado fazendo os servidores optarem por ventiladores e janelas.

Todavia, mais que os problemas de ventilação, as obras ocasionam muita poeira e barulhos das máquinas e trabalhadores das empresas contratadas, atrapalhando também o bom andamento das atividades.

“Ninguém consegue produzir, de maneira eficiente, em ambiente de trabalho com excesso de barulho e poeira. Inclusive, o Sindicato tomou conhecimento que o prejuízo é tão notável que servidores, no local, desencadearam crise alérgica em razão da presença, desmedida, de resquícios de obra”, ressaltou o coordenador geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O documento ressalta ainda que toda a situação provoca problemas na organização do local, com fios fora do lugar e persianas espalhadas pelos setores. No documento, o SINJUS comprova as situações relatadas pelos filiados e pelas filiadas com fotografias.

Solução apresentada pelo SINJUS: obras à noite e teletrabalho

Em busca de solucionar os problemas apontados, o SINJUS, ciente de que as obras são necessárias, indicou a mudança nos horários de realização das obras e a liberação para teletrabalho enquanto perdurar a situação.

“Considerando a função pública, e que é essencial, feita pelos servidores a população, as consequências da situação de reparo não podem atrapalhar a prestação do serviço. Os servidores não podem ser excessivamente prejudicados quando há condições de evitar o desgaste citado. O Sindicato enviou proposta para as obras acontecerem no turno da noite. A mudança de horário vai diminuir os problemas, mas não acabar. Assim, solicitamos a liberação para que seja deferido o teletrabalho, enquanto perdurar a situação temporária”, salientou a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde e coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

SINJUS alerta para condições inadequadas nos banheiros masculinos

Além dos problemas citados acima, o Sindicato também recebeu denúncias de servidores em relação a problemas nos banheiros masculinos da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor). Também no ofício 04/2023, o SINJUS alerta – e comprova com fotos – vasos sem tampa e apenas uma cabine com ducha higiênica.

É dever do Tribunal garantir ambientes adequados para todos, principalmente, aqueles de uso comum e diário, trata-se de medida de promoção à saúde“, concluiu o SINJUS no ofício.

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
AVANÇO MOBILIZAÇÃO DOS SINDICATOS GARANTE NOVAS NOMEAÇÕES DO CONCURSO 01/2022 quarta-feira, 30/04/25 19:41 A atuação aguerrida dos Sindicatos garantiu que mais uma reivindicação importante para a categoria ...
Ao fundo, há uma cena da peça "Mãe Preta", com três mulheres negras em roupas brancas sobre o palco iluminado por luz azul: uma está em pé, com expressão serena, enquanto as outras duas estão sentadas e deitadas apoiando-se umas nas outras. No topo do cartaz lê-se: “Vamos ao TEATRO!”. Abaixo, o título da peça: “Mãe Preta”, com a palavra "preta" sobre uma estrela roxa. VAGAS LIMITADAS GARANTA SEU VOUCHER E VENHA CONFERIR O ESPETÁCULO “MÃE PRETA” COM O NÚCLEO DAS MULHERES quarta-feira, 30/04/25 19:28 O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG preparou uma atividade especial como parte das ...
A imagem mostra um grupo de dirigentes e representantes sindicais da FENAJUD e entidades filiadas durante a 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em Brasília. Eles estão perfilados, segurando bandeiras de sindicatos como o SindJustiça-RN, SINJUSC e da própria FENAJUD. Mobilização Fenajud participa da 2ª Marcha Nacional da Classe Trabalhadora, em Brasília quarta-feira, 30/04/25 19:06 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), entidade da qual o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco