AMBIENTE DE TRABALHO

SINJUS volta a cobrar condições adequadas na unidade do TJ da Av. Afonso Pena, 1.500

segunda-feira, 30/01/23 19:41 Ambiente de trabalho tumultuado com persianas enroladas em seus próprios trilhos, elas estão sobre os armários, sem instalação adequada e formam um grande volume. Nos armários há nichos contendo arquivos com documentos.

Para o bom desenvolvimento das atividades de rotina do trabalho, é necessário que se tenha condições mínimas para a prestação dos serviços. E não foi isso o apurado pelo SINJUS-MG após receber denúncias de servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lotados na unidade da Avenida Afonso Pena, 1.500. O Sindicato, na luta pelo melhor de seus filiados e das suas filiadas, enviou ofícios 04/2023 e 05/2023, direcionados ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e para a Gerência de Saúde no Trabalho, respectivamente, em busca de solução para os problemas apresentados por servidores.

Inicialmente, o Sindicato relembrou já ter enviado outros documentos neste mesmo sentido à Presidência do TJMG, como o Ofício nº 69/2021. No entanto, aparentemente as situações permanecem as mesmas.

Nos ofícios 04/2023 e 05/2023, o Sindicato aborda os problemas relatados por servidores. “Em razão das obras no prédio, foram colocados tapumes nas janelas dos cartórios localizados nos 7º e 8º andares, impedindo a entrada adequada de luz e ventilação”.

Além disso, segundo as reclamações dos servidores, o ar-condicionado que deveria atender os setores está desregulado fazendo os servidores optarem por ventiladores e janelas.

Todavia, mais que os problemas de ventilação, as obras ocasionam muita poeira e barulhos das máquinas e trabalhadores das empresas contratadas, atrapalhando também o bom andamento das atividades.

“Ninguém consegue produzir, de maneira eficiente, em ambiente de trabalho com excesso de barulho e poeira. Inclusive, o Sindicato tomou conhecimento que o prejuízo é tão notável que servidores, no local, desencadearam crise alérgica em razão da presença, desmedida, de resquícios de obra”, ressaltou o coordenador geral do SINJUS, Alexandre Pires.

O documento ressalta ainda que toda a situação provoca problemas na organização do local, com fios fora do lugar e persianas espalhadas pelos setores. No documento, o SINJUS comprova as situações relatadas pelos filiados e pelas filiadas com fotografias.

Solução apresentada pelo SINJUS: obras à noite e teletrabalho

Em busca de solucionar os problemas apontados, o SINJUS, ciente de que as obras são necessárias, indicou a mudança nos horários de realização das obras e a liberação para teletrabalho enquanto perdurar a situação.

“Considerando a função pública, e que é essencial, feita pelos servidores a população, as consequências da situação de reparo não podem atrapalhar a prestação do serviço. Os servidores não podem ser excessivamente prejudicados quando há condições de evitar o desgaste citado. O Sindicato enviou proposta para as obras acontecerem no turno da noite. A mudança de horário vai diminuir os problemas, mas não acabar. Assim, solicitamos a liberação para que seja deferido o teletrabalho, enquanto perdurar a situação temporária”, salientou a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde e coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

SINJUS alerta para condições inadequadas nos banheiros masculinos

Além dos problemas citados acima, o Sindicato também recebeu denúncias de servidores em relação a problemas nos banheiros masculinos da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor). Também no ofício 04/2023, o SINJUS alerta – e comprova com fotos – vasos sem tampa e apenas uma cabine com ducha higiênica.

É dever do Tribunal garantir ambientes adequados para todos, principalmente, aqueles de uso comum e diário, trata-se de medida de promoção à saúde“, concluiu o SINJUS no ofício.

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco