REUNIÃO COM SINDICATOS

TJ DARÁ INÍCIO AO TRÂMITE PARA DEFINIÇÃO DA DATA-BASE

terça-feira, 10/08/21 18:41

Na manhã desta terça-feira, dia 10 de agosto, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG se reuniram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para dar prosseguimento às negociações envolvendo demandas das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. Neste encontro, ficou definido que será iniciado o trâmite interno para a definição do percentual da Data-Base conforme solicitação dos sindicatos. Na ocasião, o Tribunal também apresentou retornos sobre outras reivindicações referentes a suspensão de férias, férias-prêmio, auxílio-creche, Promoção Vertical, editais de remoção e nomeação de novos servidores.

Durante a reunião, o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, o presidente do Serjusmig, Rui Viana, e o diretor-geral do Sindojus/MG, Eduardo Rocha, entregaram o Ofício Conjunto n. 4/2021 ao juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Cássio Azevedo Fontenelle, e ao assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

No documento, os sindicatos cobraram a efetivação das Datas-Bases 2020 e 2021, cujos índices inflacionários fecharam em 2,41% e 6,76%, respectivamente, além das perdas salariais anteriores que se acumulam em 16,74% desde 2014.

Vale lembrar que a efetivação das Datas-Bases depende de apreciação da minuta de projeto de lei pela Comissão Salarial do TJMG e também do Órgão Especial. Depois desses trâmites internos, o projeto de lei com a revisão geral anual é enviado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde também precisa ser analisado por comissões e aprovado em dois turnos pelo Plenário.

“Há um longo caminho a percorrer, mas a reunião de hoje foi muito positiva, pois a Administração do Tribunal se comprometeu a dar início à tramitação interna da Data-Base. Estamos em um momento de diálogo e também de avanços efetivos, já que, nesta reunião, já conseguimos avançar em outras importantes demandas para os servidores”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Fim da limitação de suspensão de férias e férias-prêmio

No encontro desta terça-feira, outro avanço foi quanto à possibilidade de o servidor suspender as suas férias regulares. Até agora, só era permitida a suspensão de dez dias, mas a Presidência do TJMG publicará uma portaria conjunta autorizando a suspensão de 25 dias úteis das férias regulares.

Uma segunda portaria também será editada pelo Tribunal. Ela vai possibilitar o gozo das férias-prêmio sem que, necessariamente, o servidor tenha que gozar as suas férias regulamentares antes. Vale ressaltar que, desde 2017, o SINJUS vem requerendo regras isonômicas entre servidores e magistrados em relação às férias-prêmio.

“Essas duas medidas são importantes, pois agora a servidora e o servidor terão meios de fazer um melhor planejamento sobre quando e como utilizar esses direitos”, complementa Alexandre Pires.

Desburocratização do auxílio-creche

A Administração do TJ também informou o envio, para a análise de suas comissões nos próximos dias, da minuta de resolução que vai desburocratizar o pedido ao auxílio-creche. Em seguida, as mudanças vão ser encaminhadas para a deliberação do Órgão Especial. Os sindicatos terão acesso ao documento e vão acompanhar a tramitação da proposta. A medida anunciada pelo Tribunal atende à solicitação feita pelo SINJUS desde o início da pandemia (clique aqui e saiba mais).

Promoções Verticais

Em relação à PV 2020, os sindicatos solicitaram ao Tribunal de Justiça o aumento do orçamento destinado ao certame. Já quanto à PV 2021, as entidades reforçaram a necessidade de que o edital seja publicado ainda em agosto, para evitar atrasos no próximo processo de seleção.

Para essa demanda da PV, novas reuniões extraordinárias poderão ser marcadas fora do cronograma estabelecido com a Presidência do TJMG. Isso porque as tratativas também envolvem a 2ª Vice-Presidência.

Nomeação de aprovados e remoção de servidores

Após a solicitação dos sindicatos, o TJMG informou que nos próximos editais está prevista a remoção na 2ª Instância. Assim, será possível tanto para os servidores saírem do interior e vir para a 2ª Instância como os servidores hoje lotados na 2ª Instância mudarem para comarcas na capital e nas cidades do interior. No encontro, os dirigentes sindicais aproveitaram para reafirmar a importância de o TJMG estabelecer uma periodicidade de publicação desses editais, de forma a permitir uma maior organização por partes dos interessados.

O TJMG também se comprometeu com novas nomeações de candidatos aprovados no concurso público de 2017, que ainda está vigente, assim que o processo do último edital de remoções for encerrado. Isso porque, somente após essa conclusão, o Tribunal poderá verificar quais comarcas permanecerão com vagas disponíveis.

Por fim, os sindicatos também solicitaram o acesso à proposta orçamentária de 2022 para que as entidades possam analisá-la e, caso oportuno, sugerir aprimoramentos.

Pelo cronograma, o próximo encontro entre os representantes dos sindicatos e a Administração do TJMG vai ocorrer no dia 15 de setembro. Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre os desdobramentos desta e das futuras reuniões.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Notícias relacionadas

NEGOCIAÇÕES TJMG ABRE DIÁLOGO E SINJUS APRESENTA DEMANDAS segunda-feira, 05/07/21 18:36 O SINJUS-MG se reuniu nesta segunda-feira, dia 5 de julho, com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, e apresentou demandas importantes da categoria. Esse foi o primeiro encontro da atual gestão ... leia mais
AUXÍLIO-CRECHE SINJUS PEDE QUE MATRÍCULA NÃO SEJA EXIGIDA NA PANDEMIA quinta-feira, 12/11/20 19:39 Considerando que as escolas, creches e instituições continuam fechadas por conta da pandemia de Covid-19, inclusive as que são especializadas para atender crianças com deficiências mentais, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que, durante a pandemia, deixe de exigir a matrícula como requisito para ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem título: Deputados estaduais mineiros que votaram a favor da Reforma da Previdência. Lembre-se deles #3. Em seguida estão fotos dos seguintes parlamentares por ordem alfabética: Alencar da Silveira Jr. (PDT), Antonio Carlos Arantes (PSDB), Arlen Santiago (PTB), Bartô (Novo), Betinho Pinto Coelho (Solidariedade), Bosco (Avante), Braulio Braz (PTB), Bruno Engler (PRTB), Carlos Henrique (Republicanos), Carlos Pimenta (PDT), Celise Laviola (MDB), Charles Santos (Republicanos), Coronel Henrique (PSL), Coronel Sandro (PSL), Cássio Soares (PSD), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Delegada Sheila (PSL), Delegado Heli Grilo (PSL), Doorgal Andrada (Patriota), Doutor Paulo (Patriota), Doutor Wilson Batista (PSD), Duarte Bechir (PSD), Fábio Avelar de Oliveira (Avante), Gil Pereira (PSD), Glaycon Franco (PV), Guilherme da Cunha (Novo), Gustavo Mitre (PSC), Gustavo Santana (PL), Gustavo Valadares (PSDB), Hely Tarquínio (PV), Inácio Franco (PV), Ione Pinheiro (DEM), João Magalhães (MDB), João Vítor Xavier (Cidadania), Laura Serrano (Novo), Leandro Genaro (PSD), Leonídio Bouças (MDB), Léo Portela (PL), Mário Henrique Caixa (PV), Neilando Pimenta (Podemos), Noraldino Júnior (PSC), Professor Irineu (PSL), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Raul Belém (PSC), Repórter Rafael Martins (PSD), Roberto Andrade (Avante), Rosângela Reis (Podemos), Sargento Rodrigues (PTB), Sávio Souza Cruz (MDB), Tadeu Martins Leite (MDB), Tito Torres (PSDB), Zé Guilherme (PP), Zé Reis (Podemos). “SE VOTOU, NÃO VOLTA” NÃO SE ESQUEÇA DE QUEM PREJUDICOU SUA APOSENTADORIA sexta-feira, 23/09/22 18:23 Há exatos dois anos, o então governador de Minas, Romeu Zema (NOVO), retirava direitos ...
dirigentes e profissionais de comunicação de sindicatos filiados à Fenajud (homens e mulheres) posam para foto. FENAJUD ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DEBATE FERRAMENTAS PARA ATUAÇÃO SINDICAL sexta-feira, 23/09/22 17:26 Foto: fenajud No último dia 16 de setembro, a Federação Nacional dos Trabalhadores do ...
Representação de redes sociais e aplicativos interconectados, abaixo desta imagem há o texto "Conversa com o candidato". Em destaque está a foto do candidato Carlos Viana, um homem branco com cabelos curtos e grisalhos. Conteúdo textual: AO VIVO - “Conversa com o Candidato” recebe Carlos Viana na 2ªf., 26/9, às 10h. AO VIVO “CONVERSA COM O CANDIDATO” RECEBE CARLOS VIANA NA 2ªF., 26/9, ÀS 9H sexta-feira, 23/09/22 12:43 O candidato ao governo de Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL), Carlos Viana, é ...
Top Fale conosco