REIVINDICAÇÃO

TJ PUBLICA MINUTA SOBRE CONDIÇÕES ESPECIAIS DE TRABALHO PARA PCDs

sexta-feira, 13/05/22 16:45 Silhuetas de duas pessoas em uma mesa de trabalho, de um lado está uma mulher em uma cadeira de rodas, com um computador à frente, do outro está um homem em pé com uma pasta, os dois tocam suas mãos no alto.

FOTO: Depositphotos

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, 13 de maio, no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), a minuta de resolução que regulamenta condições especiais de trabalho para magistrados e servidores com deficiência, necessidades especiais ou doença grave, ou que sejam pais ou responsáveis por dependentes na mesma condição. Desde janeiro de 2021, o SINJUS-MG, por meio do Núcleo das Pessoas com Deficiência (NPD), vinha cobrando informações sobre o andamento da regulamentação, que atende à Resolução n. 343/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em fevereiro, o Sindicato reiterou o pedido em reunião com a Presidência do Tribunal.

“Essa é uma demanda que atende aos objetivos do NPD, de garantir políticas inclusivas e de proteção dos direitos da pessoa com deficiência no Judiciário mineiro. Agora as condições especiais de trabalho deixam de ser concessão e passam a ser um direito. É mais um avanço na nossa luta”, explica a coordenadora do NPD, Adriana Teodoro.

Requisitos

Segundo a minuta de Resolução, a condição especial de trabalho poderá ser requerida em uma ou mais das seguintes modalidades e não importará em compensação laboral posterior ou em prejuízo da remuneração.

  • I – designação provisória para atividade fora da unidade de lotação do servidor, de modo a aproximá-lo do local de residência do filho ou do dependente legal com deficiência, assim como do local onde são prestados a si ou aos seus dependentes serviços médicos, terapias multidisciplinares e atividades pedagógicas;
  • II – concessão de jornada especial, nos termos da Lei estadual nº 9.401, de 18 de dezembro de 1986;
  • III – exercício da atividade em regime de teletrabalho, sem acréscimo de produtividade.

Além disso, a concessão da jornada especial autoriza ao servidor público o cumprimento de 20 horas semanais de atividades laborais, desde que atenda aos requisitos postos na resolução.

A minuta de resolução contempla ainda a possibilidade de concessão da jornada especial para os demais servidores mediante apresentação de laudo técnico ou equipe multidisciplinar a ser homologado pela equipe oficial de saúde do TJMG.

Como solicitar

Para requerer o benefício, o servidor deverá solicitar à Presidência do Tribunal de Justiça autorização para o exercício de suas funções em condições especiais mediante formulário próprio disposto no SEI que deverá ser instruído, inicialmente, com:

  • I – relatório especificando os benefícios que a inclusão do magistrado ou do servidor em condição especial de trabalho trará para si ou para o filho ou o dependente legal com deficiência, necessidade especial ou doença grave;
  • II – laudo técnico que ateste a gravidade da doença ou a deficiência que fundamenta o pedido e que informe:

se a localidade onde reside ou passará a residir o paciente, conforme o caso, é agravante de seu estado de saúde ou prejudicial à sua recuperação ou ao seu desenvolvimento;

se, na localidade de lotação do magistrado ou do servidor, há ou não tratamento ou estrutura adequados;

se a manutenção ou mudança de domicílio pleiteada terá caráter temporário e, em caso positivo, a época de nova avaliação médica.

A minuta ainda prevê que a manutenção da condição especial está condicionada à apresentação anual de laudo médico que ateste a permanência da situação que deu ensejo a sua concessão e será deferida, em regra, por seis meses. O TJMG, pode, contudo, definir periodicidade inferior. O benefício pode ser renovado sucessivamente, mediante requerimento, por iguais períodos.

Vale destacar que o documento ainda é uma minuta. Desse modo, será necessário aguardar a publicação da resolução definitiva por parte do TJMG para que os interessados possam entrar com requerimentos.

As filiadas e os filiados que precisarem de orientação podem entrar em contato com a Assessoria Jurídica do SINJUS pelo e-mail [email protected].

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

#ImagemAcessível: Foto de uma mulher deficiente visual (mulher de pele clara, cabelos pretos e presos em um rabo de cavalo, usando blusa azul e fone de ouvidos no pescoço) utilizando um computador adaptado.
INCLUSÃO TJMG FACILITA ACESSO DE DEFICIENTES VISUAIS AO SEI sexta-feira, 01/04/22 16:10 Foto: Depositphotos O Tribunal de Justiça de Minas Gerais adotou, como um de seus métodos para a formação da equipe de trabalho, vídeos de treinamento para movimentação de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. O SEI permite a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
À esquerda, está outro homem, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ele também aparenta meia-idade, tem pele clara e cabelos escuros, está sentado atrás de uma bancada elevada. Ele também veste uma toga sobre um terno escuro, camisa clara e gravata, e observa atentamente o orador, com expressão séria. À frente da bancada, há um brasão em destaque. Sobre a mesa, estão equipamentos como monitor, microfone e documentos. O fundo é composto por painéis de madeira com acabamento vertical, conferindo um aspecto solene e formal ao espaço. ELEIÇÕES NO TJMG VICENTE DE OLIVEIRA É ELEITO PRESIDENTE DO TJMG, E SINJUS JÁ ARTICULA AGENDA DE TRANSIÇÃO segunda-feira, 27/04/26 19:11 O desembargador Vicente de Oliveira Silva foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de ...
Imagem Acessível: Imagem com fundo neutro em tom claro. Na parte inferior da imagem, há uma ilustração com três figuras humanas estilizadas na cor azul, representadas de forma simples e sem detalhes faciais. Elas estão posicionadas sobre peças de quebra-cabeça coloridas (verde, amarelo, vermelho e azul), formando uma escada. Uma das figuras está no nível mais alto, em posição ereta; outra está subindo, com uma perna apoiada em uma peça mais elevada; e a terceira está em posição inicial, sugerindo movimento de ascensão. A composição transmite ideia de progresso, crescimento profissional e avanço na carreira. Conteúdo textual: CARREIRA - TJMG divulga lista definitiva de inscritos e de inscrições não conhecidas da PV 2024 Carreira TJMG divulga lista definitiva de inscritos e de inscrições não conhecidas da PV 2024 segunda-feira, 27/04/26 18:28 O  Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou no Diário do Judiciário eletrônico ...
Homem sentado em uma mesa, falando ao microfone em ambiente institucional. Ele aparenta ser de meia-idade, tem pele morena, cabelos curtos grisalhos e usa óculos de armação escura. Sua expressão é séria e engajada, com o olhar direcionado à frente. Ele está vestido com terno escuro, camisa clara e gravata azul com pequenos padrões. Com uma das mãos, segura o microfone próximo à boca; com a outra, faz um gesto aberto, como se estivesse enfatizando um ponto durante a fala. ELEIÇÕES NO TJMG SINJUS ENTREVISTA: Vicente de Oliveira Silva garante espaço para escuta dos servidores em sua gestão sexta-feira, 24/04/26 18:09 Dando continuidade à série de entrevistas promovida pelo SINJUS-MG com as candidaturas à Presidência ...

Convênios

ver mais
Eleve-se | Estética e Bem-Estar Clínicas de Estética Boa Viagem . Belo Horizonte (31) 97140-1060 20% ver mais
Plenna Harmonização Clínicas de Estética Santo Agostinho . Belo Horizonte (31) 98829-9140 / 3564-6909 plenna.net.br 15% ver mais
Évora Home Care Clínicas - Especialidades Médicas Santa Tereza . Belo Horizonte (31) 3656-2296 (31) 97542-9919 http://www.evorahomecare.com.br/ 30% ver mais
Seu Rico Dinheiro Consultoria financeira Santa Lúcia . Belo Horizonte (31) 99776-6144 instagram.com/seuricodinheiro Até 100% ver mais
Top Fale conosco