REIVINDICAÇÕES

TJ DÁ ANDAMENTO A PAUTAS NEGOCIADAS COM SINDICATOS

segunda-feira, 30/08/21 19:09

Na tarde desta segunda-feira, dia 30 de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, anunciou em sua conta pessoal do Instagram uma série de medidas que foram reivindicadas pelos sindicatos e estavam com tratativas avançadas na mesa de negociações.  Entre os pontos que vão beneficiar diretamente os servidores estão mudanças nas regras do Auxílio-Creche, nas férias-prêmio, na suspensão de férias e na compensação de plantões e de tarefas extraordinárias.

PROMOÇÃO VERTICAL

Os avanços anunciados pelo magistrado são relativos a demandas levadas à Administração do TJMG pelo SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus/MG nas reuniões que estão acontecendo mensalmente. De acordo com o presidente Gilson Lemes, no próximo encontro, dia 15 de setembro, o Tribunal apresentará aos representantes dos servidores o fluxo financeiro para reposicionamento e pagamento da PV 2019, além de uma definição acerca da publicação do edital da PV 2021.

Também foi informado a ampliação do número de servidores que irão integrar a Comissão Examinadora da Promoção Vertical (Comprove), com o objetivo de dar mais celeridade aos trabalhos e procedimentos das PVs.

FIM DA LIMITAÇÃO DE SUSPENSÃO DE FÉRIAS E FÉRIAS-PRÊMIO

Será revogado o artigo 6º da Portaria 3.360/2016, que obrigava os servidores a gozarem primeiro as férias regulares para somente depois somente poderem requerer o gozo das férias-prêmio. Essa era uma demanda que o SINJUS vem lutando desde 2017, a fim de estabelecer regras isonômicas entre servidores e magistrados.

Ainda segundo o presidente do TJMG, está em fase final de tramitação a minuta da portaria que vai substituir a portaria 200/2011, permitindo aos servidores pedirem a suspensão integral das férias. Até agora, só era permitida a suspensão de dez dias.

AUXÍLIO-CRECHE

Em seu vídeo, o presidente Gilson Lemes confirmou que as mudanças para desburocratizar o Auxílio-Creche já estão em discussão na Comissão Administrativa do TJMG, sendo que a previsão é de que as novas regras sejam aprovadas no Órgão Especial até o dia 15 de setembro. O objetivo é agilizar os processos de solicitação e de pagamento desse benefício.

COMPENSAÇÃO DE PLANTÕES E DE TAREFAS EXTRAORDINÁRIAS

Foi editada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), desta segunda-feira, dia 30 de agosto, a Portaria Conjunta 1.256, que dispõe sobre o Plano de Trabalho Padrão para auxiliar na realização das atividades de virtualização dos processos físicos na Justiça de 1ª e 2ª instância. Foi incluído na regulamentação um dispositivo que permite ao Órgão Especial autorizar a compensação em dias de folga aos servidores que executarem tarefas extraordinárias no âmbito da iniciativa.

O presidente do TJMG se comprometeu a discutir com os sindicatos um maior detalhamento das diretrizes. Assim, o SINJUS já está estudando a publicação para propor eventuais melhorias nas regras.

Por fim, o chefe do Judiciário informou que a partir do próximo mês de setembro, no portal do RH do TJMG, estará disponível uma ferramenta para que a servidora e o servidor possam solicitar o gozo de dias em compensação ao cumprimento de plantão de habeas-corpus e medidas urgentes.

O SINJUS segue em negociação para que outras reivindicações da categoria também possam avançar. Acompanhe as mídias do Sindicato e fique informado sobre os novos desdobramentos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

REUNIÃO COM SINDICATOS TJ DARÁ INÍCIO AO TRÂMITE PARA DEFINIÇÃO DA DATA-BASE terça-feira, 10/08/21 18:41 Na manhã desta terça-feira, dia 10 de agosto, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG se reuniram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para dar prosseguimento às negociações envolvendo demandas das servidoras e dos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
magem montagem, ao fundo branco se vê uma mão segurando uma nota rasgada no valor de cem reais na coloração azul, sendo colada por uma fita transparente contendo o escrito "DATA-BASE. Compondo a imagem se vê o logo campanha da data base já (sob um punho levantado se vê um selo com contorno vermelho e cinza, ao meio uma faixa na cor vermelho com o escrito Data-Base e abaixo a palavra já! . PROTEÇÃO AO TRABALHADOR SEM A LEI DA DATA-BASE, SALÁRIOS DOS SERVIDORES DO TJMG ESTARIAM PELA METADE terça-feira, 26/03/24 17:30 Apesar das lutas que a categoria precisa travar todos os anos para garantir a ...
ELEIÇÕES SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026 terça-feira, 26/03/24 15:45 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de ...
A imagem mostra um ambiente de escritório. Há duas pessoas: uma mulher sentada ao computador, vestindo uma blusa vermelha, e um homem de pé ao lado dela, vestindo uma camisa branca. A mulher é secretária de um gabinete de deputado federal e está assinando um protocolo apresentado pelo dirigente da Fenajud Luiz Cláudio. CÂMARA DOS DEPUTADOS FENAJUD BUSCA APOIO PARA PEC QUE EXTINGUE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS terça-feira, 26/03/24 14:28 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) segue mobilizada em defesa ...

Convênios

ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
Fábio Augusto Provinciali Terapias integrativas Funcionários . BH (31) 99261-4235 10% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco