REIVINDICAÇÕES

TJ DÁ ANDAMENTO A PAUTAS NEGOCIADAS COM SINDICATOS

segunda-feira, 30/08/21 19:09

Na tarde desta segunda-feira, dia 30 de agosto, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, anunciou em sua conta pessoal do Instagram uma série de medidas que foram reivindicadas pelos sindicatos e estavam com tratativas avançadas na mesa de negociações.  Entre os pontos que vão beneficiar diretamente os servidores estão mudanças nas regras do Auxílio-Creche, nas férias-prêmio, na suspensão de férias e na compensação de plantões e de tarefas extraordinárias.

PROMOÇÃO VERTICAL

Os avanços anunciados pelo magistrado são relativos a demandas levadas à Administração do TJMG pelo SINJUS-MG, Serjusmig e Sindojus/MG nas reuniões que estão acontecendo mensalmente. De acordo com o presidente Gilson Lemes, no próximo encontro, dia 15 de setembro, o Tribunal apresentará aos representantes dos servidores o fluxo financeiro para reposicionamento e pagamento da PV 2019, além de uma definição acerca da publicação do edital da PV 2021.

Também foi informado a ampliação do número de servidores que irão integrar a Comissão Examinadora da Promoção Vertical (Comprove), com o objetivo de dar mais celeridade aos trabalhos e procedimentos das PVs.

FIM DA LIMITAÇÃO DE SUSPENSÃO DE FÉRIAS E FÉRIAS-PRÊMIO

Será revogado o artigo 6º da Portaria 3.360/2016, que obrigava os servidores a gozarem primeiro as férias regulares para somente depois somente poderem requerer o gozo das férias-prêmio. Essa era uma demanda que o SINJUS vem lutando desde 2017, a fim de estabelecer regras isonômicas entre servidores e magistrados.

Ainda segundo o presidente do TJMG, está em fase final de tramitação a minuta da portaria que vai substituir a portaria 200/2011, permitindo aos servidores pedirem a suspensão integral das férias. Até agora, só era permitida a suspensão de dez dias.

AUXÍLIO-CRECHE

Em seu vídeo, o presidente Gilson Lemes confirmou que as mudanças para desburocratizar o Auxílio-Creche já estão em discussão na Comissão Administrativa do TJMG, sendo que a previsão é de que as novas regras sejam aprovadas no Órgão Especial até o dia 15 de setembro. O objetivo é agilizar os processos de solicitação e de pagamento desse benefício.

COMPENSAÇÃO DE PLANTÕES E DE TAREFAS EXTRAORDINÁRIAS

Foi editada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe), desta segunda-feira, dia 30 de agosto, a Portaria Conjunta 1.256, que dispõe sobre o Plano de Trabalho Padrão para auxiliar na realização das atividades de virtualização dos processos físicos na Justiça de 1ª e 2ª instância. Foi incluído na regulamentação um dispositivo que permite ao Órgão Especial autorizar a compensação em dias de folga aos servidores que executarem tarefas extraordinárias no âmbito da iniciativa.

O presidente do TJMG se comprometeu a discutir com os sindicatos um maior detalhamento das diretrizes. Assim, o SINJUS já está estudando a publicação para propor eventuais melhorias nas regras.

Por fim, o chefe do Judiciário informou que a partir do próximo mês de setembro, no portal do RH do TJMG, estará disponível uma ferramenta para que a servidora e o servidor possam solicitar o gozo de dias em compensação ao cumprimento de plantão de habeas-corpus e medidas urgentes.

O SINJUS segue em negociação para que outras reivindicações da categoria também possam avançar. Acompanhe as mídias do Sindicato e fique informado sobre os novos desdobramentos.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

REUNIÃO COM SINDICATOS TJ DARÁ INÍCIO AO TRÂMITE PARA DEFINIÇÃO DA DATA-BASE terça-feira, 10/08/21 18:41 Na manhã desta terça-feira, dia 10 de agosto, o SINJUS-MG, o Serjusmig e o Sindojus/MG se reuniram com a Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para dar prosseguimento às negociações envolvendo demandas das servidoras e dos ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Deputados estaduais conversando na Mesa Diretora e no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ao fundo há uma parede em granito preto e um grande telão que projeta a imagem de um parlamentar que discursa na tribuna. BENEFÍCIO LEI AMPLIA LICENÇA-PATERNIDADE DO SERVIDOR ESTADUAL segunda-feira, 20/09/21 18:45 Foto: Henrique Chendes/Arquivo ALMG Foi publicada no sábado, dia 18 de setembro, no Diário ...
Plenário da Câmara dos Deputados com a maioria das cadeiras vazias, tendo apenas uma deputada com vestido amarelo e um deputado com terno azul. Na Mesa Diretora, uma deputada de cabelo preto liso preside a sessão com um deputado calvo de um lado e um de cabelo grisalho do outro. No canto superior, há uma arte de uma bomba de dinamite com os dizeres “Reforma Administrativa”. LUTA DECISIVA SEMANA SERÁ DE MOBILIZAÇÃO INTENSA CONTRA A PEC 32 segunda-feira, 20/09/21 12:35 Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados A pressão dos sindicatos e das entidades sociais na luta ...
ASSISTA À LIVE #30: PEC 32 E NEGOCIAÇÕES COM O TJMG sexta-feira, 17/09/21 19:37 Confira a Live SINJUS # 30, que traçou um panorama das duas principais frentes ...
Top